menu
Voltar

‘A América Latina vive uma democracia deficiente’

25 de junho de 2021

'A América Latina vive uma democracia deficiente'

O Brasil tem emitido sinais preocupantes quando o assunto é democracia e preservação do meio ambiente.  Esses problemas não são só do nosso país. Diante deste cenário, a RAPS, em parceria com a Fundação Fernando Henrique Cardoso, promoveu uma palestra “Os desafios da governabilidade da democracia na América Latina”, com ex-ministro de Relações Exteriores e atual senador, Ignácio Walker.A palestra fez parte do Integra RAPS, evento que deu as boas-vindas aos novos Líderes RAPS de 2021. O encontro contou ainda com uma mensagem do ex-presidente chileno Ricardo Lagos (mais sobre a fala do Lagos neste link). 

Advogado e defensor dos direitos humanos, Walker é conselheiro do Instituto Notre Dome Kelloggs, um think tank sobre democracia e desenvolvimento humano, da Universidade Notre Dome, nos EUA. Para ele, a América Latina já viveu melhores momentos que o atual. “Hoje apenas 8% do continente ainda tem uma democracia no sentido mais completo da palavra. Refiro-me ao Chile, a Costa Rica e ao Uruguai”, disse durante a palestra virtual.  

Mas ele completa que menos com esse panorama, o continente está melhor que nos anos 1970 e 1980.  “Estamos muito distantes de uma democracia representativa com liberdade de expressão. A América Latina está muito longe de ter uma democracia de direito e da governabilidade democrática”, disse o senador, que ao mesmo tempo pondera que os regimes precisam fazer escolhas e negociar muito para manter a democracia. 

“Desde os anos 90, tivemos uma onda democrata no mundo e na América Latina. No entanto, depois de instaladas, houve um retrocesso do modelo democrático.” Segundo ele, 70% dos países baixaram de “categoria democrática”. 

“Na América Latina, apenas Chile, Uruguai e Costa Rica estão nesse conceito democrático pleno. Atualmente a maioria dos estados está quase falido. O crime e o narcotráfico estão instalados e a polícia não existe em certos territórios”, completa. 

 

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS