Centro de Estudos

O Centro de Estudos é uma área de produção de conhecimento que estimula o debate sobre temáticas relacionadas à política e sustentabilidade. Um grupo multidisciplinar – com especialistas de diversas áreas que se dedicam ao estudo das muitas dimensões da sustentabilidade na política (como econômica, social, ambiental, ética, gestão pública e governança) – ajuda a compor o Centro de Estudos.

A proposta é gerar, potencializar e disseminar conhecimento, debater e construir uma visão compartilhada de desenvolvimento, e contribuir na formação das lideranças políticas da RAPS. Também vai ampliar os espaços existentes de diálogo e reflexão e compartilhar o conhecimento construído por meio de cursos, palestras e seminários sobre política, sustentabilidade, mandatos, campanhas eleitorais, gestão pública e outros temas relevantes.

Objetivos

O Centro de Estudos deseja disponibilizar para a sociedade material para a elaboração de políticas públicas e de governança, que possibilitem a construção de novos paradigmas de bem-estar e de equilíbrio entre homens e recursos naturais. Assim, promoverá transformações sociais, novos modelos de economia e a difusão de alternativas científicas e/ou tecnológicas por um desenvolvimento que contemple as diversas dimensões da sustentabilidade.

Principais Atividades:

  • Cursos: Detalhamento de assuntos específicos ou conjunto de temas para treinar ou ensinar a fazer. Focado mais na teoria que na prática, porém não a exclui. Os temas já sugeridos são: assessoria parlamentar, políticas públicas e campanhas eleitorais.
  • Diálogos políticos: Verificar como está o desenvolvimento da política no âmbito local, estadual e nacional e suas políticas públicas aplicadas. Além disso, debater políticas partidárias, eleitorais.
  • Encontros de formação continuada: Aprofundar a discussão sobre temas específicos e, para isso, apresenta casos práticos. O público participa intensamente. Em geral, possui um moderador e um ou dois expositores. Temas sugeridos: gestão pública e eleições.
  • Mesas de debate: Reunião preparada e conduzida por um coordenador (moderador), que orienta a discussão em torno do tema principal. Normalmente, a mesa de debate está inserida em eventos mais abrangentes.
  • Palestras: Apresentação de um tema pré-determinado a um grupo. É coordenado por um facilitador.
  • Seminário: Consiste em uma exposição oral para participantes com um conhecimento prévio do assunto a ser debatido.
  • Série intérpretes do Brasil: Encontros com grandes pensadores do Brasil, mediada por um convidado, preferencialmente membros dos Conselhos.
  • Aquário: Cadeiras ficam livres ao lado dos “expositores” para que a plateia possa ocupá-las e também expôr suas opiniões. Esse formato ultrapassa a divisão “artificial” entre os especialistas e o público.
  • Publicações RAPS: Série de cadernos especiais que contemplam os debates e as produções dos Grupos de Trabalho.