RAPS - Empreendendo na política por um Brasil sustentável

RAPS - Empreendendo na política por um Brasil sustentável

RAPS - Empreendendo na política por um Brasil sustentável
Loading...

Governança

Assembleia Geral

Órgão deliberativo máximo, integrado por todos os associados. Entre suas atribuições e competências destacam-se a eleição e a destituição dos membros dos conselhos Diretor e Fiscal; deliberação sobre as contas da instituição e aprovação sobre o ingresso e a exclusão de associados.


Conselho Diretor

Composto por 5 a 11 membros não remunerados, é integrado por associados eleitos pela Assembleia Geral para um mandato de dois anos, sendo permitida a reeleição. Compete ao Conselho Diretor analisar e aprovar o planejamento estratégico; eleger o Diretor Executivo, bem como os membros do Conselho Consultivo e do Conselho de Ética; regulamentar o funcionamento institucional da RAPS por meio de resoluções, regimentos, ordens normativas, diretrizes e recomendações; aprovar as modalidades, valores e periodicidade da contribuição associativa e deliberar sobre a estrutura administrativa da rede.

Confira seus membros:

Guilherme Leal (Presidente)
Guilherme Leal (Presidente)

Empreendedor social, cofundador e copresidente do conselho da Natura Cosméticos. É também um investidor em negócios de impacto em áreas como manejo florestal, agricultura sustentável, energias renováveis e gestão urbana. Desde 2008, se dedica a estruturar seu legado através do Instituto Arapyaú, uma organização social comprometida em suportar o desenvolvimento sustentável através de projetos e de articulações entre lideranças e organizações diversas, no intuito de promover a transição para uma sociedade mais justa, próspera e inclusiva. Em 2013 tornou-se um Líder da iniciativa B Team, uma coalizão formada por líderes globais empenhados na construção de um novo capitalismo, através do qual negócios sejam uma força para catalisar maior bem-estar ambiental, social e econômico.
Nos últimos 30 anos, participou da criação e promoção de diversas organizações, como Fundação Abrinq, Instituto Ethos, Instituto Akatu, Rede Nossa São Paulo, Rede de Cidades Sustentáveis, e fez parte dos conselhos do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e WWF Brasil. Nas eleições de 2010, concorreu à vice-presidência da República pelo Partido Verde, ao lado de Marina Silva. É cofundador da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), e presidente do Instituto Natura, dedicado à melhoria da educação pública no Brasil.

Álvaro de Souza (Vice-presidente)
Álvaro de Souza (Vice-presidente)

Diretor da AdS – Gestão, Consultoria e Investimentos Ltda. É Presidente do Conselho de Administração do Banco Santander Brasil e membro do Conselho de Administração Global do Banco Santander na Espanha. Desenvolveu sua carreira nas áreas de banco de investimentos em diferentes empresas do CITIGROUP, onde trabalhou por 32 anos no Brasil e no exterior. Fora do Citigroup foi Presidente do Banco ABC-Roma, uma subsidiária do Grupo Globo, Presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e Presidente da Câmara Americana de Comércio para o Brasil, (AmCham). Foi também Membro do Conselho do WWF Internacional, WWF Brasil, e da AmBev S.A., Duratex,S.A, Gol Linhas Aéreas, Banco Lazard Brasil, Celbrás, Ultraquímica, SPCI Computadores, Banco Triângulo e CSU Cardsystems. Foi também Membro do Conselho da Mastercard International. É Conselheiro certificado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

Branca Vianna
Branca Vianna

É linguista, intérprete de conferência, professora da PUC-Rio e apresentadora do podcast Maria Vai com as Outras, da Revista Piauí, sobre mulher e mercado de trabalho.
Presidente do Conselho de Administração do Instituto Serrapilheira, um instituto privado de apoio à ciência, que tem como interesse principal promover ações de inclusão direcionadas aos grupos sub-representados na ciência brasileira.

Carlos Melo
Carlos Melo

Doutor em Ciência Política. Atualmente é professor Senior Fellow do Insper e Analista de Política Brasileira, palestrante e consultor. Pesquisador de liderança política, política e culturas brasileiras. Articulista do site UOL e colaborador de vários veículos de comunicação. É autor do livro “Collor: o ator e suas circunstâncias” (Novo Conceito. 2007).

Fernando Rei
Fernando Rei

Professor Titular de Direito Ambiental da Fundação Armando Álvares Penteado-FAAP. Professor Associado do Programa de Doutorado em Direito Ambiental Internacional da Universidade Católica de Santos. Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Direito Internacional do Meio Ambiente-SBDIMA. Foi por duas vezes Presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB. Conselheiro da The Network of Regional Governments for Sustainable Development (nrg4SD).

Gilberto Mifano
Gilberto Mifano

É conselheiro independente da Cielo S/A, Natura Cosméticos S/A, TOTVS S/A e Pacaembu Construtora S/A. Atua ainda como conselheiro fiscal no Instituto Arapyaú, no CIEB – Centro de Inovação para a Educação Brasileira e no endowment Amigos da Poli. Foi CEO da BOVESPA e presidente do conselho da BM&F-BOVESPA e do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. É administrador de empresas pela EASP/FGV.

José Eduardo Martins
José Eduardo Martins

Tem 32 anos de experiência no mercado financeiro, tendo atuado como Diretor de Corporate Finance do Banco ING, sócio diretor do Banco Patrimônio e diretor executivo e conselheiro do Banco Santander, onde foi responsável pela gestão de um fundo de Private Equity. Foi sócio fundador e presidente da GPS-Global Potfolio Strategists, líder no mercado brasileiro e sul americano de gestão financeira de grandes fortunas.
Graduado em Engenharia, com especialização em finanças pela FGV e no exterior junto à Stanford University.

Leandro Machado
Leandro Machado

Especialista em causas, engajamento cívico e advocacy. É formado em Ciência Política pela Universidade de Brasília – UnB, com especialização em Comunicação Internacional pela Syracuse/ABERJE e cursos de extensão na George Washington University e na National University of Singapore. É um dos fundadores e coordenador executivo do movimento Agora! e membro do júri internacional do Global Teacher Prize, considerado o Prêmio Nobel da Educação. É sócio-fundador da CAUSE, consultoria especializada em mobilização e advocacy. É um dos idealizadores do TemMeuVoto.com, plataforma tecnológica que ajuda os eleitores a encontrar seus candidatos ao legislativo. Em 2015, foi nomeado Jovem Líder Global pelo Fórum Econômico Mundial, em reconhecimento pelos seus esforços para fortalecer a democracia e a participação cívica.

Lucia Dellagnelo
Lucia Dellagnelo

Diretora-presidente do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), é doutora e mestre em Educação pela Universidade de Harvard (EUA). Foi Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável em Santa Catarina, onde criou o Cluster de Inovação na Educação. É fundadora e Presidente do Conselho do Instituto Comunitário Grande Florianópolis, uma das fundações comunitárias pioneiras no Brasil.
Integra o Juri internacional do Prêmio UNESCO de Tecnologia na Educação.
Atua como consultora de organizações nacionais e internacionais na área de educação e desenvolvimento territorial.

Marcos Vinícius de Campos
Marcos Vinícius de Campos

É professor de direito e economia na FAAP. graduado e mestre em Administração pela EAESP/FGV e École Supérieure des Sciences Économique et Commerciale (França). Bacharel e Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da USP. Foi Visiting Scholar na Faculdade de Direito da Universidade de Harvard. É membro das seguintes entidades: Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional – IBRAC, Conselho Superior de Assuntos Jurídicos e Legislativos da FIESP, Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Instituto de Advogados de São Paulo –IASP. Também é fundador e sócio do escritório de advocacia Campos & Antonioli.

Oded Grajew
Oded Grajew

Conselheiro da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis, presidente do conselho deliberativo da Oxfam Brasil, membro do conselho do Instituto Arapyaú, presidente emérito e integrante do conselho deliberativo do Instituto Ethos e sócio-fundador do movimento Todos pela Educação. Também é ex-membro do conselho de desenvolvimento econômico e social (CDES) da Presidência da República, ex-assessor especial do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, idealizador do Fórum Social Mundial, fundador e ex-presidente da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente. No ano de 2015 recebeu, do Banco Mundial, o primeiro Prêmio GPSA de liderança global na promoção do compromisso social da sociedade, empresas e governos (social accountability).


Diretoria Executiva

Subordinada ao Conselho Diretor, coordena e é responsável por todas as atividades executivas e operacionais da RAPS. Cabe à Diretoria Executiva elaborar o planejamento estratégico; gerir os aspectos financeiros e submeter à aprovação do Conselho Diretor e à fiscalização do Conselho Fiscal o balanço contábil e as contas da organização; arrecadar e contabilizar as contribuições dos associados e as doações; representar a RAPS – sempre de forma articulada com o presidente do Conselho Diretor – em congressos e simpósios nacionais e internacionais, e junto aos veículos de mídia; coordenar o processo de aprovação e incorporação de parceiros e membros da rede

Confira seus membros:

Alexandre Schneider (licenciado)
Alexandre Schneider (licenciado)

Mestre em Administração Pública pela FGV. Foi Chefe de Gabinete das Secretarias de Transportes e de Segurança Pública do Estado de São Paulo durante o governo Mário Covas. Atual Secretário de Educação do Município de São Paulo.

Mônica Sodré
Mônica Sodré

Doutora em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre e Graduada em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É professora de pós-graduação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), colunista mensal do blog Legis-Ativo do Estadão, professora de ciência política em iniciativas livres de educação política da Oficina Municipal e da Fundação Konrad Adenauer.


Conselho Consultivo

Órgão auxiliar do Conselho Diretor. Seus membros, não remunerados, são escolhidos entre pessoas físicas, associadas ou não, e representantes de pessoas jurídicas com ou sem fins lucrativos, com mandato de dois anos, sendo permitida a reeleição. Subsidia o Conselho Diretor e a Diretoria Executiva com contribuições técnicas, conceituais e políticas, além de opinar tecnicamente sobre os programas e projetos em andamento e propor novas iniciativas à organização.

Confira seus membros:

Carlos Eduardo Lessa Brandão
Carlos Eduardo Lessa Brandão

Consultor, professor de educação executiva e conselheiro de empresas e de entidades ligadas a negócios e sustentabilidade no Brasil e no exterior.  É conselheiro de empresas de capital fechado e aberto e membro do conselho deliberativo do Fundo Ethical e do Standards Advisory Council do B Lab (EUA). Foi membro do conselho de administração do IBGC, do conselho deliberativo do ISE-B3, do conselho de stakeholders da GRI (HOL), do comitê técnico da Global Initiative for Sustainability Ratings (EUA) e do conselho deliberativo do Instituto Ethos.
Engenheiro civil, mestre em planejamento energético e doutor em história e filosofia da ciência pela UFRJ, com MBA executivo em finanças pelo IBMEC, ADP pela London Business School e especialização em governança pelas Universidades de Chicago/Stanford, IBGC e IMD e em sustentabilidade pelas Universidades de Cambridge e York.

Nelmara Arbex
Nelmara Arbex

Especialista com quase 20 anos de experiência na área de sustentabilidade, negócios e sociedade, atuando no Brasil e em mais de 20 outros países.
Sua carreira profissional tem sido marcada pela implementação de projetos locais, nacionais e internacionais para o desenvolvimento sustentável, com e através de empresas, e pela pesquisa sobre tendências para implementação de sustentabilidade em grande escala. Também se dedicou ao desenvolvimento de inúmeras publicações, cursos e materiais de formação em vários idiomas.
Foi consultora de estratégia e inovação da McKinsey, criadora da área de Sustentabilidade da Natura Cosméticos e da área de Gestão do Conhecimento e Relações Internacionais do Instituto Ethos, além de vice-presidente da GRI Global, onde implantou processos multistakeholder e a área de aprendizado, ambos globalmente.
Fundadora da Arbex & Company e professora convidada do Boston College Center for Corporate Citizenship, seus projetos mais recentes se estendem por vários países e incluem empresas de vários setores e organizações que atuam com focos diversos.
Tem doutorado em Física Teórica pela Universidade de Marburg-Alemanha, MBA pela McKinsey-NY-EUA, certificado de pós-graduação em Negócios e Sustentabilidade pela Universidade de Cambridge-Reino Unido.

Pedro Leitão
Pedro Leitão

Diretor presidente da Trama Consultoria, que presta serviços em sustentabilidade ambiental e corporativa, finanças para conservação, planejamento regional e gestão da inovação técnico-científica. Foi diretor executivo do Instituto Arapyaú e do Funbio. Trabalhou no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) por mais de 20 anos, exercendo vários cargos. Foi professor de pós-graduação na COPPE/UFRJ e na EBAPE/FGV/RJ. Mestre em Planejamento Urbano e Regional e administrador com doutorado em Engenharia de Produção pela Coppe/UFRJ.

Ricardo Young
Ricardo Young

Empresário, nascido em São Paulo, Capital, foi um dos fundadores e presidente do Instituto Ethos e da ABF – Associação Brasileira de Franchising. Com visão empreendedora, transformou a empresa da família, a Escola de Idiomas Yázigi Internexus, num dos cases de franquias de destaque no mundo. Na juventude, participou do movimento estudantil pela democracia contra a ditadura. Iniciou o Pacto de Integridade de Combate à Corrupção. Destacou-se na defesa da Sustentabilidade, como um dos disseminadores da Carta da Terra no Brasil e signatário do Manifesto “Brasil com S”. Em 2010, foi candidato a Senador por São Paulo e obteve mais de 4 milhões de votos. Em 2012, foi eleito vereador da cidade de São Paulo. Hoje, é um dos principais líderes do empreendedorismo socioambiental no país. Integra iniciativas como o Movimento Nossa São Paulo, RAPS, IDS e Rede Cidades Sustentáveis, entre outros. É pesquisador-convidado no programa de Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados IEA-USP, onde se dedica ao tema da complexidade e visão sistêmica na gestão urbana e consultor na Avesso Sustentabilidade e na CTI. Atualmente é presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos e do IDS – Instituto Democracia e Sustentabilidade.

Tasso Azevedo
Tasso Azevedo

Engenheiro florestal, consultor e empreendedor social em sustentabilidade, floresta e clima. Coordenador do Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima (SEEG) e do Projeto de Mapeamento da Cobertura e Uso do Solo do Brasil (MapBiomas). Colunista de O Globo e da revista Época Negócios. Foi Diretor Geral do Serviço Florestal Brasileiro e Diretor Executivo do Imaflora e curador do Blog do Clima.


Conselho Fiscal

Subordinado à Assembleia Geral – que escolhe, entre os associados, os seus três membros titulares e um suplente, para um mandato não remunerado de dois anos, sendo permitida a reeleição –, tem como função fiscalizar e dar pareceres sobre a exatidão das demonstrações financeiras e da prestação de contas da organização.

Confira seus membros:

Lucilene Silva Prado
Lucilene Silva Prado

Advogada, sócia de Derraik e Menezes Advogados responsável pelas práticas de direito tributário, pela assessoria jurídica e de governança ao terceiro setor (Institutos e Fundações), aconselhamento e planejamento da governança patrimonial de famílias apoiando Family Offices em todos os temas jurídicos relevantes e consultoria sobre governança corporativa para fundadores, sócios e administradores de médias empresas brasileiras. Professora do Insper. Foi Diretora Jurídica da Natura tendo participado de importantes fases e projetos da empresa, tais como IPO, Follow on, internacionalização, eficiência tributária e discussões setoriais sobre a carga tributária, uso sustentável dos ativos da biodiversidade e diversos projetos de sustentabilidade. Foi Presidente da Associação Brasileira das Empresas de Venda Direta em 2013 e Diretora da Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos até 2014. Atualmente preside os Conselhos Fiscais do Instituto Natura e da RAPS e é membro do Conselho de Administração do Instituto Semeia.

Luiz Carlos Passetti
Luiz Carlos Passetti

Sócio sênior na EY e bacharel em Ciências Contábeis pela FACESP e tem curso em Corporate Finance e Gestão Estratégica de Negócios pela FGV-SP. Possui mais de 30 anos de experiência na prestação de serviços de auditoria e consultoria em empresas de diversos segmentos da economia. De 2007 a 2012 foi presidente do Conselho da EY América do Sul e membro do Conselho da EY Américas e Global. Desde 2013 é membro do Comitê de Global Accounts da EY Global. Membro do Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil.

Jorge Roberto Manoel
Jorge Roberto Manoel

Bacharelado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas, com MBA em Finanças (UFMG) e em Conhecimento, Tecnologia & Inovação (USP), e Mestrado em Governança Corporativa (FMU), com especialização em Governança Corporativa (Yale School of Management –USA). Tem mais de 30 anos de experiência em cargos de liderança na PwC Brasil e no fórum global de decisões da firma. É vice coordenador da Comissão de Finanças e Contabilidade do IBGC, entidade pela qual é certificado como conselheiro de administração e conselheiro fiscal. É membro do Comitê de Auditoria da Natura Cosméticos S/A, da GBT Latin America, da Caixa Econômica Federal, da MDias Branco, e membro do Comitê Especial de Investigação da BRF. Foi membro do Comitê de Auditoria da Vale S/A até dez/2017. É também membro da ANEFAC e do IBEF, e representante no Conselho de Vogais da FACPC. Participa, em caráter pro bono, no conselho fiscal da United Way Brasil. Foi Conselheiro Consultivo da Escola Metodista de Educação Corporativa, e presidente da seção do Ibracon-MG e diretor de Desenvolvimento Profissional do Ibracon Nacional.


Conselho de Ética

Tem por função a emissão de pareceres ao Conselho Diretor com a indicação de violação ou não das normas do Código de Ética RAPS e do Código de Conduta RAPS, no que for aplicável, bem como com a indicação de eventuais penalidades a serem aplicadas no caso de violação de suas normas.

Confira seus membros:

Jorge Caldeira
Jorge Caldeira

Escritor, doutor em Ciência Política, mestre em sociologia e bacharel em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Autor, entre outros, dos livros “Mauá, empresário do Império”, “O Banqueiro do Sertão”, “História do Brasil com Empreendedores” e “História da Riqueza no Brasil”. Foi Publisher da Revista Bravo!, consultor do Projeto Brasil 500 Anos da Rede Globo, editor-executivo da Revista Exame, editor do Caderno Ilustrada e da Revista da Folha, do jornal Folha de S. Paulo, editor de economia da Revista Isto É. Ocupa a cadeira nº 18 da Academia Paulista de Letras.

Maristela Basso
Maristela Basso

Membro de várias câmaras e instituições arbitrais no Brasil e no exterior, assim como integra a lista de árbitros “ad hoc” do Sistema de Solução de Controvérsias do MERCOSUL, e a lista de especialistas dos “Grupos Especiais” (painéis) do Sistema de Solução de Controvérsias da Organização Mundial do Comércio (OMC), para litígios sobre direitos de propriedade intelectual. É Doutora em Direito Internacional e Livre-Docente Pós-Doutora em Direito Internacional pela USP. É também especialista em Estudos da Integração Europeia com título conferido pela Comissão Europeia e Colégio do México. Professora livre-docente de Direito Internacional da Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco), onde ministra, no curso de Graduação, as disciplinas de Direito Internacional Privado, Direito do Comércio Internacional e Contratos Internacionais. É responsável pela disciplina Fundamentos do Direito Internacional da Propriedade Intelectual nos cursos de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado). Professora/Tutora da Academia Mundial da Organização Mundial da Propriedade Intelectual – OMPI – Genebra. Membro Maior da “Inter American Bar Association”, da “The American Society of International Law”, do Instituto de Direito Comparado Luso-Brasileiro, da “International Law Association”.

Naila Nucci
Naila Nucci

Advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil, Secção São Paulo. Especialista em Direito Processual Penal. Expert em Direito de Família e Mediação de Conflitos pelo Instituto De Família. Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito da Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP. Professora da Faculdade de Direito da Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP. Autora da obra Prática Forense Penal pela Editora Revista dos Tribunais.

Ricardo Corazza Cury
Ricardo Corazza Cury

Advogado militante há 18 anos na área do Direito Público, tendo atuado, inclusive, em diversas campanhas eleitorais (PT, PSB, PSDB e DEM). Graduado e Mestre pela PUC/SP. Professor de graduação e pós-graduação em Direito (FAAP, USJT, PUC/SP e EPD). Ex-Professor de graduação e pós-graduação em Direito (UniFMU e UniSantos). Palestrante em entidades de classe e de formação política e profissional (CNI, Oficina Municipal, Instituto Legislativo da ALESP e AASP). Ex-membro do Conselho Editorial da Revista EPD. Autor de artigos jurídicos. Ex-assessor na Câmara Municipal de São Paulo e na Assembleia Legislativa do Estado de SP. Ex-membro de Conselho Diretor (Presidente) e Fiscal de Associação de âmbito municipal.


Newsleter

RECEBA A NEWSLETTER DA RAPS

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento

* Campo obrigatório

Blog

Nossas Notícias

RAPS Newsletter - Ano 3, nº 35

RAPS Newsletter – Ano 3, nº 35

RAPS Newsletter – Ano 3, nº 35 Editorial O Encontro Anual RAPS 2018, o painel “Participação Política pelo Fim da...

Saiba Mais
RAPS Newsletter - Ano 3, nº 34

RAPS Newsletter – Ano 3, nº 34

RAPS Newsletter – Ano 3, nº 34 Editorial O 7º Processo de Seleção RAPS, os agradecimentos pelo Dia de Doar,...

Saiba Mais
RAPS Newsletter - Ano 3, nº 33

RAPS Newsletter – Ano 3, nº 33

RAPS Newsletter – Ano 3, nº 33 Editorial O Dia de Doar, o 7º Processo de Seleção RAPS e a...

Saiba Mais

RAPS - Empreendendo na política por um Brasil sustentável7º Processo de Seleção RAPS

Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support