RAPS busca novas lideranças para mudar o Brasil

 

O desafio é de natureza política e é nela que a RAPS resolveu empreender

Para tirar o país da crise e provocar as transformações reais que o Brasil necessita, é preciso fazer política real e transformadora, que engaje a sociedade. O desafio é de natureza política e é nela que a RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade) resolveu empreender a fim de construir uma rede de políticos comprometidos com a ética, a transparência, a sustentabilidade e assim contribuir para mudar o Brasil.

A RAPS é uma entidade civil, sem fins lucrativos, apartidária e com pluralidade ideológica, cuja missão é contribuir para o aperfeiçoamento da democracia e da política. Para isso, a organização busca na sociedade novas lideranças políticas para integrar sua rede, hoje composta por 556 membros de várias regiões do Brasil, de todos os partidos políticos, com e sem mandato eletivo. Acesse o Mapa da rede 2017.

Como participar

Para fazer parte da RAPS, é preciso ser aprovado no processo de seleção anual, cujas inscrições gratuitas se iniciam todo mês de novembro. O candidato escolhe um dos projetos RAPS (Líderes RAPS, Empreendedor Cívico ou Jovem RAPS) e passa por três etapas de seleção: formulário de inscrição e perfil de ação política, averiguação de documentos e entrevistas pessoais com membros de uma comissão de seleção.

Detentores de mandatos de deputados federais, senadores e governadores são submetidos a um processo de seleção específico, regulado nos termos das diretrizes da organização.   .

Aperfeiçoamento da política e da democracia

Constituída em 2012, a RAPS tem como foco a formação de lideranças políticas comprometidas com os valores e princípios que norteiam sua atuação institucional porque entende que o ação política é o elemento transformador da sociedade.

Ao longo do ano, os membros da RAPS participam de cursos, workshops, seminários sobre conjuntura política, temas nacionais e relacionados à agenda da sustentabilidade, além de praticarem a chamada Amizade Cívica (vínculo que se estabelece entre lideranças políticas, independente do partido, para a construção de uma esfera pública de diálogo, cooperação e compartilhamento de experiências).

Segundo o diretor executivo da RAPS, Marcos Vinícius de Campos, “a meta da RAPS para os próximos anos é ampliar sua rede de lideranças políticas, integrando cada vez mais pessoas com mandatos, com aderência ao perfil da organização, além de apoiar também a eleição de novos agentes políticos”.

O objetivo da RAPS é chegar a 15% das cadeiras do Congresso Nacional em 2024 e estar presente em todas as cidades brasileiras com mais de 200 mil eleitores.

Números 2017

Líderes RAPS: 210

Empreendedores Cívicos: 170

Jovens RAPS:176

Total: 556

 

Lideranças com mandato: 79

Governadores: 2

Senadores: 2

Deputados Federais: 14

Deputado Estaduais: 6

Prefeitos: 11

Vice-prefeitos: 3

Vereadores: 32

Secretários: 9

 

Processo de Seleção 2017

Inscrições: 1216

Aprovados:141

 

Saiba mais: Mapa da rede RAPS 2017  

Contatos Comunicação RAPS

comunicacao@raps.org.br

Telefone: (11) 3706-2662

 

Para fazer o download desse conteúdo, acesse nossa biblioteca clicando aqui