RAPS - Empreendendo na política por um Brasil sustentável

RAPS - Empreendendo na política por um Brasil sustentável

RAPS - Empreendendo na política por um Brasil sustentável
Loading...

7º Processo de Seleção RAPS 2019

#VemPraRAPS

Resultado final: 1° de março

Projeto Líderes RAPS

O programa Líderes RAPS é voltado para pessoas interessadas em atuar diretamente na política institucional, sobretudo por meio de cargos eletivos. É destinado tanto àqueles que já possuem mandatos, executivos ou legislativos, quanto a potenciais interessados em disputar eleições nos níveis municipal, estadual e federal.

Acreditamos que os princípios e valores da sustentabilidade precisam estar incorporados à ação política de novas e atuais lideranças, de modo a gerar a transformação necessária para o país.

Por que se inscrever no Processo de Seleção 2019?

Faça parte de uma rede de lideranças comprometidas com a transformação do Brasil

Tenha acesso aos conteúdos de formação exclusivos para as lideranças RAPS

Amplie seus conhecimentos sobre política institucional, participando de nossos programas de imersão

Em 2018, elegemos 36 representantes políticos, sendo 16 Deputados(as) Federais; 15 Deputados(as) Estaduais; 3 Senadores(as) e 2 Governadores.

Quem são os Líderes RAPS:

Lideranças que possuem mandatos, no executivo ou legislativo, e pessoas interessadas em disputar eleições nos níveis municipal, estadual e federal. Nossa rede possui representantes de todas as posições no espectro político-ideológico, pois acreditamos que os princípios e valores da sustentabilidade precisam estar incorporados à ação política de novas e atuais lideranças, de modo a gerar a transformação necessária para o país.

Depoimentos

Confira abaixo as etapas do Processo de Seleção RAPS 2019:

Todas as etapas do Processo de Seleção RAPS 2019 são eliminatórias.
A avaliação das inscrições será feita por uma Comissão de Seleção, composta por lideranças RAPS, conselheiros, membros da equipe e especialistas.

O que é preciso para ser Líder RAPS

Ter mais de 18 anos

Ser uma pessoa engajada politicamente e interessada em participar da política institucional

Ser comprometida com os princípios de ética, integridade, democracia, transparência e sustentabilidade

Assumir o compromisso de contribuir para o aperfeiçoamento do processo político e da qualidade da democracia brasileira

Estar ciente e declarar a sua concordância com as normas relativas ao Código de Ética da RAPS

Ausência de impedimentos legais gerais, de condenações por crimes ambientais, de condenações por crimes contra a economia popular, por crimes contra a Administração Pública

Ausência de quaisquer condições indicativas de inelegibilidade prevista na Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 64/1990), com as alterações da Lei Complementar nº 135/2010

OBS: Os participantes aprovados na etapa de entrevistas terão referências e documentação verificadas de acordo com os requisitos para a admissão. Serão consideradas, além das informações prestadas pelos(as) candidatos(as), os aspectos concernentes à trajetória profissional, social e política do(a) candidato(a).

A RAPS não fornece feedbacks individuais durante seus processos seletivos.

O resultado final do 7º Processo de Seleção RAPS 2019 será divulgado dia 1 de março de 2019.

Perguntas frequentes

Se você não recebeu na caixa de entrada seu resultado confira sua caixa de lixo eletrônico (spam). Caso não encontre, envie um e-mail para selecao@raps.org.br. Seu contato será respondido dentro de 48 horas, em horário comercial (de segunda à sexta-feira, das 10h às 20h).
O calendário de atividades 2019 será divulgado aos selecionados, após a aprovação no processo de seleção. As atividades presenciais acontecerão na cidade de São Paulo, ao longo do ano de 2019.
As atividades de formação acontecerão na cidade de São Paulo, ao longo do ano de 2019, em locais a serem definidos. Os membros aprovados deverão participar de pelo menos 75% das atividades presenciais.
A RAPS não fornecerá bolsas, de quaisquer tipos, para seus membros selecionados, mas poderá fornecer ajudas de custo, mediante comprovação de necessidade pelo candidato(a) e análise interna. A necessidade de ajudas de custos para realização das atividades presenciais, tais como auxílio com despesas de transporte, alimentação e hospedagem, deverão ser informadas pelo(a) candidato(a) na etapa de entrevistas e servirão para planejamento interno, não exercendo influência – direta ou indireta – na aprovação ou não do candidato(a).

Não. Os critérios de seleção mudam ano a ano, a partir de perfis desejados para a composição das diferentes turmas. Os critérios podem variar também em função do número de inscritos, da proximidade com os períodos eleitorais e da diversidade desejada para aquele grupo.

Não. Para efeitos de inscrição será considerado o primeiro formulário enviado pelo candidato (a).

Os resultados serão divulgados exclusivamente para os candidatos, por e-mail. O resultado final será divulgado abertamente ao público no dia 01 de março.

Sim. Só serão habilitados para as fases seguintes os (as) candidatos (as) cujos formulários e questionários estiverem completos.

O grupo selecionado em 2019 priorizará candidatos às eleições de 2020, lideranças que atualmente possuam cargos eletivos e membros RAPS pertencentes a outros projetos desenvolvidos pela organização, tais como Jovens RAPS, Empreendedores Cívicos e Líderes Públicos. Candidatos (as) já integrantes da RAPS serão avaliados por critérios distintos daqueles aplicados ao público geral e que levam em conta, entre outros, histórico de relacionamento e engajamento com as atividades promovidas pela organização.

A seleção é feita por 4 fases distintas. Para as etapas dissertativas e de entrevistas contamos com uma Comissão de Seleção designada especificamente para esse fim e composta de: membros dos Conselhos Diretor e Consultivo da RAPS, lideranças pertencentes à rede RAPS e especialistas em diferentes áreas temáticas tais como gestão pública, política e sustentabilidade. A Comissão de Seleção leva em conta a diversidade de gênero, a questão étnico-racial e de posições no espectro político ideológico de seus membros.

O resultado final será divulgado ao público na sexta-feira, 01 de março.

Newsleter

RECEBA A NEWSLETTER DA RAPS

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento

* Campo obrigatório
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support