Nós unimosos diferentes
por um Brasil mais sustentável
A Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS é uma organização criada em 2012 com a missão de contribuir para o aprimoramento da democracia e do processo político brasileiro por meio da formação, apoio e desenvolvimento de lideranças políticas comprometidas com a transformação do país, estimulando a atuação em rede.
Nosso compromisso é apoiar líderes políticos eleitos, de diferentes partidos e posições no espectro ideológico, para que compreendam e incorporem os princípios da sustentabilidade em suas ações. Escolhemos fazer isso por meio de uma agenda técnica e temática e também de uma atuação que potencialize a própria forma de fazer política, baseada na ética, na integridade, na transparência e na inovação.
São pessoas em momentos distintos da política institucional e de diversos partidos que estão dispostas a colocar as diferenças de lado para dialogar e trabalhar em conjunto por um país mais justo, com mais oportunidades, melhor qualidade de vida para todos e respeito aos recursos naturais disponíveis.
Conheça mais sobre nossos princípios e valores nos materiais abaixo.
Acesse Perguntas e Respostas para esclarecer suas dúvidas.
Saiba mais sobre nossa história.
membros
Em mandatos vigentes (senadores,
deputados, vereadores, governadores,
prefeitos e vice-prefeitos)
de
Partidos
Com presença nos
Estados e no DF
A RAPS é formada por:
Assembleia Geral, Conselho Diretor, Diretoria Executiva, Conselho
Consultivo, Conselho Fiscal e Conselho de Ética
Órgão deliberativo máximo integrado por todos os associados, que tem entre suas funções a eleição e a destituição dos membros dos conselhos Diretor e Fiscal; a deliberação sobre as contas da instituição e a aprovação sobre o ingresso e a exclusão de associados.
É integrado por cinco a 11 associados, não remunerados, eleitos pela Assembleia Geral para um mandato de dois anos, sendo permitida a reeleição. Compete ao Conselho Diretor analisar e aprovar o planejamento estratégico; eleger o Diretor Executivo, assim como os membros dos conselhos Consultivo e de Ética; regulamentar o funcionamento institucional da RAPS por meio de resoluções, regimentos, ordens normativas, diretrizes e recomendações; aprovar as modalidades, valores e periodicidade da contribuição associativa e deliberar sobre a estrutura administrativa da rede.
Subordinada ao Conselho Diretor, coordena e é responsável por todas as atividades executivas e operacionais da RAPS. Cabe à Diretoria Executiva elaborar o planejamento estratégico; gerir os aspectos financeiros; submeter à aprovação do Conselho Diretor e à fiscalização do Conselho Fiscal o balanço contábil e as contas da organização; arrecadar e contabilizar as contribuições dos associados e as doações; representar a RAPS em congressos, simpósios nacionais e internacionais e solicitações dos veículos de mídia, sempre de forma articulada com o presidente do Conselho Diretor, e coordenar o processo de aprovação e incorporação de parceiros e membros da rede.
Composto por, no mínimo, três e, no máximo, trinta membros não remunerados, para um mandato de dois anos, sendo permitida a reeleição. Subsidia o Conselho Diretor e a Diretoria
Executiva com contribuições técnicas, conceituais e políticas, auxiliando no processo de avaliação dos programas e projetos em andamento. Jão
Eleito pela Assembleia Geral, é composto por três membros, não remunerados, para um mandato de dois anos, sendo permitida a reeleição. Tem como função fiscalizar e emitir parecer sobre a exatidão das demonstrações financeiras e de auditoria externa independente.
Composto de três a cinco membros, não remunerados, para um mandato de dois anos, sendo permitida a reeleição. Compete ao Conselho processar consultas, denúncias e emitir parecer
com a indicação de violação ou não das normas do Código de Ética RAPS, assim como recomendar as penalidades previstas no Estatuto Social da organização.
Compromisso com a
transparência
As atividades realizadas pela RAPS são planejadas, validadas e acompanhadas todos os anos pelos conselhos da organização, tendo a transparência e a gestão eficiente dos recursos como as bases de nossa atuação. Este é um compromisso expresso nos princípios fundadores da RAPS, por isso fazemos internamente o que esperamos que também seja prioridade para a nossa rede.
Acompanhamento permanente dos órgãos de controle, internos e externos.
DESENVOLVIMENTO DO PLANO ANUAL DE AÇÃO
APROVAÇÃO DO PLANO PELO CONSELHO DIRETOR
CRIAÇÃO DO ORÇAMENTO PARA O PLANO DE AÇÃO
EXECUÇÃO DO PLANO DE AÇÃO
PRESTAÇÃO DE CONTAS
Os pareceres das auditorias externas e os Relatórios Anuais da RAPS, com o resumo das ações da organização, estão disponibilizados aqui