menu

Agenda para um desenvolvimento sustentável

Congresso Nacional

AUXÍLIO TÉCNICO AO CONGRESSO NACIONAL

Iniciativa da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS que visa fornecer um ambiente seguro de debate e reflexão às Lideranças RAPS do Congresso Nacional por meio de encontros regulares e fechados com especialistas para a discussão de temas de relevância nacional, tais como educação e FUNDEB, auxílio emergencial e rendas básica, reforma tributária, combate ao desmatamento e mudanças climáticas e outros.

Gestão Pública Municipal

ALIANÇA PARA AÇÃO CLIMÁTICA

Parte de uma rede de coalizões nacionais existente em países como Estados Unidos, Vietnã, México, Argentina, Japão e África do Sul, a ACA nasce no Brasil com a missão de fortalecer a agenda subnacional de clima ao conectar e mobilizar atores de diversos setores da sociedade.

Lideranças empresariais, investidores, autoridades locais e estaduais, acadêmicos, imprensa, entidades religiosas, organizações da sociedade civil e juventude são assim reunidas sob a bandeira conjunta da ação climática. Nesta dinâmica multi-setor, a ACA traz a aposta em uma atuação coletiva que traga como fruto uma agenda climática diversificada no Brasil, reforçando a visão de que, para superar a crise climática, precisamos apostar em soluções conjuntas. Por meio da iniciativa, Líderes RAPS gestores municipais e estaduais passam a ter auxílio para implementar a agenda climática em seus territórios no ano de 2021.

Saiba mais

Gestão Pública Municipal

FORTALECENDO CAPACIDADES INSTITUCIONAIS PARA SOLUÇÕES INOVADORAS

Criado pelo Instituto Arapyaú e desenvolvido junto com a Impulso, o projeto piloto foi realizado entre junho de 2019 e junho de 2020, com objetivo de apoiar cidades de médio porte a implementar inovação em suas gestões. Por meio de parceria com a RAPS, 3 dos 4 municípios atendidos tinham prefeitos Líderes RAPS à frente da gestão municipal.

Saiba mais

Eleições 2020

AGENDA URBANA DO CLIMA

Projeto liderado pelo Instituto Clima e Sociedade (ICS) e realizado em parceria com a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS em 2020, levou uma agenda com 10 ações prioritárias para o nível local durante as eleições municipais daquele ano. As propostas foram construídas coletivamente para melhorar a qualidade de vida nas cidades, apoiadas nos pilares da saúde, emprego e mobilidade, visando contribuir com a redução das emissões ou adaptação à mudança do clima. Mais de 80 Lideranças RAPS, candidatas aos cargos de prefeito(a) e vereador(a) daquele ano aderiram ao compromisso.

Confira!

Conhecimento

CURSO UM BRASIL SUSTENTÁVEL

Realizado pela Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS em parceria com o Canal Um Brasil e a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em 2018 o curso “Um Brasil Sustentável: visões, desafios e direções” é formado por entrevistas e debates com personalidades de destaque nacional na área de políticas públicas e sustentabilidade. Com conteúdo aberto e gratuito, são 9 aulas que abordam temas como saneamento básico, combate à corrupção, reforma fiscal, cidades sustentáveis, reforma política redução das desigualdades e outros.

Assista!