Home | Empreendedores Cívicos

Empreendedores Cívicos

Seminario-empreendedores-2Durante o primeiro processo de seleção do programa Rede de Líderes Políticos por um Brasil Sustentável, a Comissão de Seleção identifi cou dois perfis distintos de lideranças: um grupo vocacionado para atuar na política institucional (os Líderes RAPS) e outro mais direcionado, naquele momento, para atuar na sociedade civil. Esse grupo acabou resultando na criação dos projetos Jovens RAPS e Empreendedores Cívicos.

O Empreendedor Cívico é uma liderança social que:

> Atua de forma sistêmica e sustentável buscando a transformação social por meio da inovação e cooperação;

> Foca em primeiro lugar na geração de valor em benefício da coletividade;

> Colabora com soluções inovadoras para problemas sociais.

Com este projeto, a RAPS busca contribuir para a ampliação da participação da população na vida política do País e, ao mesmo tempo, aumentar o nível de consciência sobre o importante papel que as comunidades desempenham nos processos políticos de tomada de decisão.

Esses Empreendedores também passam por processos de formação, como os Líderes e Jovens RAPS, que buscam apoiá-los na sua participação nos processos de formulação e de implementação de políticas públicas, para que possam estar alinhados e defender os valores e princípios da sustentabilidade. Eles também têm acesso aos principais modelos de participação e mobilização social no Brasil e são estimulados a multiplicá-los.

O Empreendedor Cívico é um cidadão que manifesta sua ação política nos mais diversos espaços e esferas da vida social – profi ssional, comunitária, religiosa, de natureza institucional e política. Ele participa e promove a Amizade Cívica com as demais lideranças e integrantes da rede e, por meio de suas ações, revaloriza a política como atividade de extrema relevância social.

Para ingressar no projeto é necessário participar de um processo de seleção, que ocorre todos os anos, entre novembro e janeiro. Para mais informações: raps@raps.org.br