menu

A RAPS existe para tornar a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável uma prioridade dos agentes políticos brasileiros e para contribuir para a melhoria da qualidade da nossa democracia. Fazemos isso selecionando, apoiando, conectando e desenvolvendo lideranças políticas, de diferentes posições políticas e ideológicas. Isso se dá por meio da produção e compartilhamento de conhecimento, de mentorias, de auxílio técnico nas áreas de democracia e sustentabilidade, de troca de experiências e outros.

Defendemos princípios básicos com os quais todos os nossos integrantes precisam estar de acordo. Todos os nossos membros, para serem integrados à organização após processo de seleção, assinam um Termo de Compromisso, no qual se comprometem com os seguintes princípios: Democracia, Amizade Cívica, Sustentabilidade, Inovação e Transparência e com os seguintes valores: Diversidade, Diálogo, Desenvolvimento Sustentável, Ética, Conhecimento Científico e Responsabilidade. Todos os membros se comprometem ainda a contribuir para:

  • O aperfeiçoamento da democracia e do processo político;
  • A construção de um país mais justo, com mais oportunidade e qualidade de vida para todos e capaz de respeitar seus recursos naturais;
  • A busca de soluções inovadoras para os principais desafios nacionais;
  • Combater todos as formas de desigualdades.

Nossas atividades são mantidas por doações de pessoas físicas e de pessoas jurídicas sem fins lucrativos. Todas as atividades oferecidas para nossos membros são gratuitas e ao longo de nossa história contamos com mais de 600 doadores. As informações sobre nossos doadores, ano a ano, podem ser encontradas em nossos relatórios anuais de atividades.

Não. Não somos um movimento: a instituição tem organização, governança e estrutura próprias já definidas. Do mesmo modo, também não atuamos com a “renovação” de pessoas na política. Nosso propósito é preparar líderes políticos para que incorporem o compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável na sua ação política cotidiana. Ao longo dos anos trabalhamos tanto com pessoas que gostariam de disputar eleições quanto com aquelas que já se encontram no exercício de cargos eletivos.

Não. A RAPS é uma organização de natureza apartidária e sem fins lucrativos, com atuação suprapartidária. A entrada para a rede de membros é aberta a lideranças políticas de diferentes posições no espectro político ideológico, tenham filiação partidária ou não. Institucionalmente, reconhecemos e valorizamos os partidos políticos como estruturas fundamentais numa democracia para representar as demandas dos cidadãos e, também, para organizar os trabalhos nos parlamentos. O trabalho da RAPS é complementar ao trabalho dos partidos políticos brasileiros.

Buscamos manter diálogo com todos os partidos políticos formalmente organizados para estabelecer e promover uma agenda comum em defesa dos interesses e demandas da sociedade. Do mesmo modo, convidamos nossos membros a abrirem espaço em suas atividades partidárias para a discussão e o aprofundamento dos valores da sustentabilidade.

Falam pela RAPS apenas o Conselho Diretor e a Direção Executiva. Os membros da rede de lideranças, tais como os Líderes RAPS, não falam pela organização e a organização não responde pelos atos individuais de seus membros.

A entrada para a RAPS se dá via processo de seleção para o Programa Líderes RAPS, o que ocorre anualmente. O processo é composto por seis fases e possui uma Comissão de Seleção constituída especificamente para isso. No momento de abertura das inscrições são publicadas no nosso site as diretrizes do processo de seleção daquele ano, assim como a descrição e detalhes do perfil que buscamos. As inscrições são gratuitas e abertas a todos aqueles que preencherem os requisitos. Políticas afirmativas são aplicadas a todos os processos de seleção para a rede de membros. Não há feedbacks individuais para os candidatos, tenham sido eles(as) aprovados(as) ou não, em nenhuma das fases. A comunicação com os candidatos(as) se dá exclusivamente por e-mail.

Quando você passa por um processo de seleção, aberto anualmente, é aprovado e assina o Termo de Compromisso com a instituição. Não há outra porta de entrada para a rede de membros que não o Processo de Seleção anual.

Não. Você permanece com membro da rede de lideranças até que seja desligado ou peça desligamento. Desligamentos podem ocorrer, por parte da instituição, por ausência do Líder nas atividades organizacionais por determinado período ou por ferimento do Código de Ética. Desligamentos por parte dos membros podem ser solicitados a qualquer momento. Membros desligados, por qualquer razão, não são readmitidos na rede de membros.

A RAPS não é um partido político e, por essa razão, não orienta votos dos seus membros, bem como não tem ingerência sobre seus mandatos.

Sim. Estimulamos e defendemos a transparência como um dos valores centrais das atividades de nossos membros. Para isso, fazemos acompanhamento regular de suas ações e atividades. Comportamentos considerados incompatíveis com os princípios e valores da organização podem ser encaminhados, pela Direção Executiva ou pelos membros da própria rede, à deliberação do Conselho de Ética.

A confecção de materiais é permitida desde que observado o guia de utilização da marca. A marca não deve ser usada ao lado de marcas de empresas, instituições e partidos políticos. O seu uso em material de campanha eleitoral é expressamente vedado. As determinações se aplicam a todo e qualquer material, em versões impressa ou digital.