menu

Apoio e desenvolvimento de lideranças políticas

Formação

PROGRAMA LÍDERANÇAS RAPS

É, desde a nossa fundação, o principal programa oferecido aos selecionados. Tem como propósito a capacitação e busca desenvolver líderes políticos que possam compreender e responder aos desafios econômicos, sociais e ambientais que o país enfrenta.

É parte fundamental da missão da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS de capacitar e qualificar indivíduos a assumir a liderança para enfrentar desafios globais críticos por meio da política institucional.

Em 2023 o Programa comemora sua 10ª edição e segue atraindo lideranças políticas de diferentes partidos políticos, origens geográficas e posições no espectro político-ideológico.

Saiba mais

Formação

PROGRAMA LIDERANÇAS PÚBLICAS

O Programa Lideranças Públicas é uma iniciativa exclusiva da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS com apoio da Fundação Lemann, e retorna em sua 3ª edição a partir do sucesso das duas edições anteriores do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Lideres Públicos, que beneficiaram juntas mais de 40 lideranças em todo o país, de diferentes partidos políticos, trajetórias e origens geográficas nos anos de 2017 e 2018.

A 3ª edição consolida os principais aprendizados, ao longo de quase uma década de existência da RAPS, no desenvolvimento de lideranças políticas e públicas e busca apoiar, de maneira gratuita, pessoas com esse perfil que tenham interesse em aprimorar seus conhecimentos para a disputa eleitoral de 2022. Isso será feito mediante formações teóricas e práticas (online e presencial), mentoria e conexão com outros membros, e passará por temas como marketing digital, estruturação de equipes, captação e mobilização de recursos, comunicação, sustentabilidade e clima, estratégia e inteligência política, combate às fake news e outros.

Saiba mais.

Covid-19

APOIO PSICOLÓGICO ÀS PREFEITAS

Por meio de parceria com o Instituto Arapyaú e o Instituto Votorantim oferecemos apoio psicológico às prefeitas Líderes RAPS ao longo do ano de 2020. O suporte, online e gratuito para elas, foi realizado pelo Grupo de Psicologia Quatro Estações e teve como foco garantir conforto psicológicos às tomadoras de decisão ao longo dos meses de crise. A premissa é simples: se mulheres já tem mais dificuldades de acessar e se manter nos espaços de poder, é preciso cuidar das mulheres que já chegaram lá.

Covid-19

UM ANO DE COVID-19: CIÊNCIA E GESTÃO PÚBLICA PARA SUPERAR A PANDEMIA

Um ano após o início da pandemia o que aprendemos? O que a ciência sabe e o que ainda não sabe? O que gestores públicos têm feito nos municípios para conter a disseminação do vírus? Quais as diferenças de gestão de um município com 8 mil habitantes e com mais de 1.5 milhões? Por que ainda se insiste em tratamento precoce? Para responder essas e outras questões a RAPS criou a série digital que entrevistou especialistas no assunto e também 17 prefeitos(as) Líderes RAPS que estão à frente da gestão municipal nesses 100 primeiros dias de mandato.

Assista!

Covid-19

BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO PÚBLICA I

Por meio de parceria com a Agenda Pública, realizamos o mapeamento de práticas adotadas pelos municípios para enfrentamento da pandemia em levantamento realizado em abril de 2020.

Confira!

Covid-19

BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO PÚBLICA II

Por meio de parceria com o Centro de Liderança Pública (CLP), lançamos o “Liderança Pública em tempos de crise: guia prático para enfrentar a pandemia da covid-19”, trazendo experiências de ações e medidas tomadas por oito lideranças RAPS, prefeitos(as) e secretárias(as).

Saiba mais.

Covid-19

CURSO LIDERANÇA PÚBLICA EM TEMPOS DE CRISE

Lançado em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e o Centro de Liderança Pública (CLP) o curso, aberto e gratuito, é resultado da experiência e dos levantamentos realizados para o guia “Liderança Pública em tempos de crise”.

Inscreva-se!