menu

Conexão e troca em rede

Mentoria

ORIENTA RAPS

Programa de mentoria oferecido pela RAPS voltado à conexão e troca de experiências entre lideranças de nossa rede de membros, reconhecido pela Prefeitura de São Paulo com o Selo de Direitos Humanos e Diversidade. O programa teve início em 2019 com objetivo de apoiar Líderes RAPS interessado em disputar, pela primeira vez, as eleições municipais em 2020. Naquele ano, uma segunda edição, voltada exclusivamente para mulheres, foi realizada visando fortalecer interessadas em se candidatar às eleições daquele ano a partir da mentoria com eleitas. Em 2021, o Programa comemora sua 4ª edição, agora voltado a apoiar prefeitos(as) e vereadores(as) eleitos(as), tendo beneficiado mais de 70 lideranças políticas, e sendo destaque nos principais veículos de comunicação nacionais.

Inovação

BANCO DE BOAS PRÁTICAS

Demanda histórica da nossa rede de membros, o Banco de Boas Práticas, lançado em 2021, visa conhecer, reconhecer e tornar pública boas práticas de gestores e legisladores brasileiros membros RAPS, inspirando a sua replicação em diferentes locais e territórios. O banco conta tanto com proposições legislativas quanto com políticas públicas, todas relacionadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), julgadas por uma Comissão Julgadora independente.

Conheça!

Inovação

PRÊMIO RAPS DE INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Premiação voltada exclusivamente para a rede de lideranças RAPS, teve sua primeira edição no ano de 2020. Contou com uma comissão julgadora independente, composta pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVCes), pela Agenda Pública e pelo Instituto Clima e Sociedade (ICS), responsável pela triagem e avaliação das inscrições. A intenção é que essa seja uma premiação anual concedida pela RAPS a lideranças de sua rede de membros e que as melhores iniciativas alimentem anualmente o Banco de Boas Práticas.

Edição 2021

Série de vídeos

DIÁRIO DA ALESP

Projeto desenvolvido pela RAPS em parceria com o Politize!, busca trazer em linguagem leve educação política sobre o Poder Legislativo nas esferas estaduais por meio de uma imersão no dia a dia de 5 Líderes RAPS e deputados estaduais da Assembleia Legislativa de São Paulo em 2019.

Assista!

Mentoria

PROGRAMA CIDADÃO

Programa voltado exclusivamente para a rede de lideranças RAPS, busca prover uma imersão no dia a dia de lideranças políticas eleitas, de diferentes locais e de diferentes cargos eletivos em todo o Brasil. Ao longo dos anos de 2017 e 2018 o Programa Cidadão promoveu visitas e imersões no gabinete de vereadores, prefeitos e deputados estaduais que abriram seus gabinetes, seus mandatos e suas rotinas para  26 membros RAPS, partilhando, na prática, os desafios e as oportunidades da gestão pública e dos legislativos brasileiros.