menu

560

membros

182

Em mandatos eletivos (senadores, deputados federais, deputados estaduais, deputados distritais, vereadores, governadores,
prefeitos e vice-prefeitos)

de

26

Partidos

Com presença nos

26

Estados e no DF

RAPS

Assembleia Geral

Órgão deliberativo máximo integrado por todos os associados, tem entre suas funções a eleição e a destituição dos membros dos conselhos Diretor e Fiscal, a deliberação sobre as contas da instituição e a aprovação sobre o ingresso e a exclusão de associados.

Conselho Diretor

É integrado por cinco a onze associados, não remunerados, eleitos pela Assembleia Geral para um mandato de três anos, sendo permitida a reeleição. Compete ao Conselho Diretor analisar e aprovar o planejamento estratégico; eleger e destituir o Diretor Executivo, assim como os membros do Conselho de Ética; regulamentar o funcionamento institucional da RAPS e deliberar sobre a estrutura administrativa da organização. É órgão que referenda posicionamentos e recomendações advindas do Conselho de Ética.

Quem faz - RAPS Quem faz - RAPS
Guilherme Leal
Presidente
Empreendedor socioambiental, co-fundador e co-presidente do conselho da Natura &Co, um dos maiores grupos de beleza do mundo, composto pelas marcas Natura, Avon, The Body Shop e AESOP. É também investidor em negócios de impacto em áreas como manejo florestal, agricultura sustentável, energias renováveis e gestão urbana. Guilherme participou da criação e promoção de diversas organizações, como Fundação Abrinq, Instituto Ethos, Instituto Akatu, Rede de Cidades Sustentáveis, Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade (ESCAS). Além disso, foi presidente do conselho do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e membro do conselho do WWF Brasil. Desde 2008, vem estruturando seu legado por meio do Instituto Arapyaú, uma organização social com foco em mudanças climáticas, cidades e desenvolvimento sustentável regional (Sul da Bahia, BR). É co-fundador e presidente do conselho da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS); membro do BTeam, um grupo de líderes globais empenhados na construção de um novo capitalismo; membro do conselho do UN Global Compact, braço da ONU dedicado a políticas empresariais; co-fundador da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, um movimento multisetorial engajado na promoção do uso harmônico, inclusivo e sustentável da terra; e membro do conselho do instituto Natura, voltado à melhoria da educação pública brasileira.
Quem faz - RAPS Quem faz - RAPS
ÁLVARO DE SOUZA
VICE-PRESIDENTE
Diretor da AdS - Gestão, Consultoria e Investimentos Ltda. É presidente do Conselho de Administração do Banco Santander Brasil e membro do Conselho de Administração Global do Banco Santander na Espanha. Desenvolveu sua carreira nas áreas de banco de investimentos em diferentes empresas do CITIGROUP, onde trabalhou por 32 anos no Brasil e no exterior. Fora do Citigroup, foi presidente do Banco ABC-Roma, uma subsidiária do Grupo Globo, presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e presidente da Câmara Americana de Comércio para o Brasil, (AmCham). Foi também membro do Conselho do WWF Internacional, WWF Brasil, e da AmBev S.A., Duratex,S.A, Gol Linhas Aéreas, Banco Lazard Brasil, Celbrás, Ultraquímica, SPCI Computadores, Banco Triângulo e CSU Cardsystems. Foi também membro do Conselho da Mastercard International. É conselheiro certificado pelo IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.
Quem faz - RAPS Quem faz - RAPS
MARCELLA MONTEIRO DE BARROS
É advogada, formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e trabalha há cerca de 10 anos com o terceiro setor, empreendedorismo e práticas de investimento e impacto social.​
É a atual Head de Impacto Social da XP Investimentos, sendo uma das responsáveis pela inauguração do Instituto XP, e co-fundadora da União Amazônia Viva. ​Antes disso, no terceiro setor, teve passagem pela Endeavor, como coordenadora da Semana Global de Empreendedorismo de 2012 a 2013, e pelo Greenpeace, como presidente do conselho de 2017 a 2019. Foi também advogada associada no escritório Mattos Filho de 2007 a 2021 e coordenadora de pesquisa da Rede Globo de 2007 a 2021.
Quem faz - RAPS Quem faz - RAPS
RAULL SANTIAGO
É um dos 50 profissionais mais criativos do Brasil segundo a revista WIRED BR (2020). Trabalha como gestor de projetos sociais do terceiro setor, produtor cultural, consultor de marketing, empresário,​ ativista pelos direitos humanos, mudanças climáticas, negritudes e vida na favela. ​É CEO da Agência Brecha - Hub de Favela, desde 2020, e da ​
PerifaConnection, desde 2016. Atua também como conselheiro de estratégias da Tônica Antartica (Ambev), desde o início de 2021, e pesquisador do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes, desde 2019.​ Fundou o Coletivo Papo Reto, em 2014, e Movimentos (Droga, Juventude e Favela), em 2017.​ Raull também trabalhou, de 2015 a 2017, apresentando documentários sobre periferias do Brasil na Globo News.
Quem faz - RAPS Quem faz - RAPS
FERNANDO REI
Professor titular de Direito Ambiental da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e professor associado do Programa de Doutorado em Direito Ambiental Internacional da Universidade Católica de Santos. É diretor científico da Sociedade Brasileira de Direito Internacional do Meio Ambiente - SBDIMA, foi por duas vezes Presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB e é conselheiro da The Network of Regional Governments for Sustainable evelopment (nrg4SD).
Quem faz - RAPS Quem faz - RAPS
JEAN PIERRE ZAROUK
É CEO da Tavli Consultoria Empresarial, membro do Conselho Diretor da RAPS - Rede de Ação Política para a Sustentabilidade e membro do Graduate Executive Board - Latin America of the Wharton School. Atuou como investment banker por 26 anos. Foi Co-Fundador e Co-Head da Signatura Lazard, Chairman e CEO do Lazard Brazil e Head of Wholesale Banking do ING Brazil.
É MBA pela Wharton School of the University of Pennsylvania e Bacharel em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.
Quem faz - RAPS Quem faz - RAPS
HELEN PEDROSO
Formada em Psicologia pela PUC-SP, atualmente cursando o MBA em​ Gestão de Saúde na FGV Rio, tem MBA em Gestão de Negócios Sustentáveis pela UFF, especialização em Liderança Executiva para o Terceiro Setor pela Kellogg University em Chicago/USA e é certificada pela Board Source sobre engajamento de Conselhos.​ Com grande experiência na área Social, atuou nacional e internacionalmenteem diversas organizações sociais incluindo Instituto Coca-Cola Brasil, ONG Melwood/ EUA, CIEDS, Fundação Xuxa Meneghel, SESC-Rio e como gestora de projetos sociais na Secretaria Estadual de Ação Social e Cidadania do Rio de Janeiro. ​Foi membro Fundadora do Conselho Brasileiro de Voluntariado​Empresarial, é Diretora Administrativa voluntária da Fundação Angélica Goulart e foi Diretora Executiva do Instituto Ronald McDonald.​ Em 2021 assumiu a Diretoria Institucional da Rede Brasil do Pacto​ Global.
Quem faz - RAPS Quem faz - RAPS
LUCIA DELLAGNELO
Diretora-presidente do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), é doutora e mestre em Educação pela Universidade de Harvard (EUA). Foi Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável em Santa Catarina, onde criou o Cluster de Inovação na Educação. É fundadora e presidente do Conselho do Instituto Comunitário Grande Florianópolis, uma das fundações comunitárias pioneiras no Brasil. Integra o júri internacional do Prêmio UNESCO de Tecnologia na Educação e atua como consultora de organizações nacionais e internacionais na área de educação e desenvolvimento territorial.

Diretoria Executiva

Subordinada ao Conselho Diretor, coordena e é responsável por todas as atividades executivas e operacionais da RAPS. Cabe à Diretoria Executiva elaborar o planejamento estratégico; gerir os aspectos financeiros; submeter à aprovação do Conselho Diretor e à fiscalização do Conselho Fiscal o balanço contábil e as contas da organização; arrecadar e contabilizar as contribuições dos associados e as doações; representar a RAPS institucionalmente, o que inclui, mas não se limita à imprensa, e coordenar o processo de aprovação e incorporação de parceiros e membros da rede.

Quem faz - RAPS Quem faz - RAPS
Mônica sodré
diretora executiva
Cientista política e mestre pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com doutorado em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP) e especialização pelo Columbia Global Centers da Universidade de Columbia (New York - EUA). É membro do Conselho Consultivo do Instituto Ruth Cardoso, foi professora de pós-graduação em Ciência Política e atuou como consultora de projetos para organizações privadas e da sociedade civil em temas como sistema político, eleitoral e partidário brasileiro e relações entre Executivo e Legislativo.

Conselho Fiscal

Eleito pela Assembleia Geral, é composto por três membros, não remunerados, para um mandato de três anos, sendo permitida a reeleição. Tem como função fiscalizar e emitir parecer sobre a exatidão das demonstrações financeiras e de auditoria externa independente.

Quem faz - RAPS Quem faz - RAPS
JORGE ROBERTO MANOEL
Graduado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas, com MBA em Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Conhecimento, Tecnologia Inovação pela Universidade de São Paulo (USP). Também tem mestrado em Governança Corporativa pela FMU, com especialização em Governança Corporativa pela Yale School of Management (USA). Tem mais de 30 anos de experiência em cargos de liderança na PwC Brasil e no fórum global de decisões da empresa. É vice coordenador da Comissão de Finanças e Contabilidade do IBGC, membro do Comitê de Auditoria da Natura Cosméticos S/A, da GBT Latin America, da Caixa Econômica Federal, da MDias Branco, e membro do Comitê Especial de Investigação da BRF. Foi membro do Comitê de Auditoria da Vale S/A até 2017. É também membro da ANEFAC e do IBEF, e representante no Conselho de Vogais da FACPC. Participa, em caráter pro bono, no conselho fiscal da United Way Brasil. Foi conselheiro consultivo da Escola Metodista de Educação Corporativa, e presidente da seção do Ibracon (MG) e diretor de Desenvolvimento Profissional do Ibracon Nacional.
Quem faz - RAPS Quem faz - RAPS
LUCILENE SILVA PRADO
Advogada, sócia de Derraik e Menezes Advogados responsável pelas práticas de direito tributário, pela assessoria jurídica e de governança ao terceiro setor (Institutos e Fundações), aconselhamento e planejamento da governança patrimonial de famílias. É professora do Insper, foi diretora jurídica da Natura e presidente da Associação Brasileira das Empresas de Venda Direta em 2013. Também foi diretora da Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos até 2014. Atualmente preside os Conselhos Fiscais do Instituto Natura e da RAPS e é membro do Conselho de Administração do Instituto Semeia.
Quem faz - RAPS Quem faz - RAPS
LUIZ CARLOS PASSETTI
Sócio sênior na EY e bacharel em Ciências Contábeis pela FACESP, tem curso em Corporate Finance e Gestão Estratégica de Negócios pela FGV-SP. Tem mais de 30 anos de experiência na prestação de serviços de auditoria e consultoria em empresas de diversos segmentos da economia. De 2007 a 2012, foi presidente do Conselho da EY América do Sul e membro do Conselho da EY Américas e Global. É membro do Comitê de Global Accounts da EY Global e do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon).

Conselho de Ética

Composto de três a cinco membros, não remunerados, para um mandato de dois anos, sendo permitida a reeleição. Compete ao Conselho processar consultas, denúncias e emitir parecer com a indicação de violação ou não das normas do Código de Ética RAPS, assim como recomendar as penalidades previstas no Estatuto Social da organização, que devem passar por referendo do Conselho Diretor. Pode ser acionado pela Direção Executiva, pelos outros órgãos de governança ou por qualquer indivíduo pertencente à rede de membros da organização.

Quem faz - RAPS Quem faz - RAPS
JORGE CALDEIRA
Escritor, doutor em Ciência Política, mestre em Sociologia e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Autor, entre outros, dos livros “Mauá, empresário do Império”, “O Banqueiro do Sertão”, “História do Brasil com Empreendedores” e “História da Riqueza no Brasil”. Foi Publisher da Revista Bravo! consultor do Projeto Brasil 500 Anos da Rede Globo, editor-executivo da Revista Exame, editor do Caderno Ilustrada e da Revista da Folha, do jornal Folha de S. Paulo, editor de economia da Revista Isto É. Ocupa a cadeira nº 18 da Academia Paulista de Letras.
Quem faz - RAPS Quem faz - RAPS
NAILA NUCCI
Advogada, é especialista em Direito Processual Penal e em Direito de Família e Mediação de Conflitos pelo Instituto de Família. Professora e coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Autora da obra “Prática Forense Penal”, pela Editora Revista dos Tribunais.
Quem faz - RAPS Quem faz - RAPS
RICARDO CORAZZA CURY
Advogado militante há 18 anos na área do Direito Público, tendo atuado em diversas campanhas eleitorais. Graduado e mestre pela PUC de São Paulo. Professor de graduação e pós-graduação em Direito (FAAP, USJT, PUC/SP e EPD), é também palestrante em entidades de classe e de formação política e profissional, como CNI, Oficina Municipal, Instituto Legislativo da ALESP e AASP). Ex-membro do Conselho Editorial da Revista EPD, ex-assessor na Câmara Municipal de São Paulo e na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. É ex-membro de Conselho Diretor (Presidente) e Fiscal de Associação de âmbito municipal.

Nossa equipe é composta por profissionais comprometidos com nossos princípios e valores que trabalham todos os dias pela transformação do Brasil. São pessoas que reúnem experiências e trajetórias diversas e garantem a realização de nossas atividades e projetos com carinho, cuidado e qualidade.

Assessoria da Direção Executiva

Quem faz - RAPS Quem faz - RAPS
Luiza Veronese
Chefia de Gabinete
Mestra em Direito e Desenvolvimento pela FGV-Direito SP. Graduada em direito pela Universidade de São Paulo (FDRP/USP). Atuou como assessora parlamentar na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE/SP). Advogada.

Gerências

Quem faz - RAPS Quem faz - RAPS
ISABELLE RODRIGUES
Graduada em Química Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto, com graduação sanduíche na Karlsruhe Institut für Technologie. Especialista em Administração Pública pela PUC-Minas.
Quem faz - RAPS Quem faz - RAPS
MÁRIO CARVALHO
Graduado em Ciências Contábeis e MBA em Finanças Empresariais na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Núcleo Projetos e Gestão de Redes

Quem faz - RAPS Quem faz - RAPS
Vanessa Rossetti
Graduada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) com intercâmbio acadêmico realizado na School of Sociology, Politics and International Studies (SPAIS/University of Bristol, Inglaterra).

Núcleo Político e Advocacy

Quem faz - RAPS Quem faz - RAPS
Samuel Oliveira
Graduado em Gestão Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), com pós-graduação em Ciência Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP)
Quem faz - RAPS Quem faz - RAPS
Mônica Rezende
Mônica tem graduação em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP) e em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Núcleo Comunicação e Marketing

Quem faz - RAPS Quem faz - RAPS
Claus Hansen
Publicitário formado na PUC e com pós-graduação na ESPM em inovação digital, é engajado com causas desde 2014, quando começou a dar aulas como voluntário. Já teve passagem pelo Instituto Ayrton Senna, Todos Pela Educação e MegaEdu.

Núcleo Gente e Gestão

Quem faz - RAPS Quem faz - RAPS
Joana Borghi
Administradora de empresas formada pelo Mackenzie com pós-graduação em Análise em Investimentos e Projetos na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e com pós-graduação em Especialista em Liderança e Desenvolvimento Humano pelo Mackenzie.