menu
Voltar

Encontro Anual RAPS 2018

10 de dezembro de 2018

Encontro Anual RAPS 2018
Lideranças RAPS no Encontro Anual 2018. Foto: Caroline Siqueira.

Neste último sábado (08/12), 230 integrantes da rede de lideranças RAPS estiveram presentes em São Paulo, no Encontro Anual da organização, apresentado pelo Líder RAPS Fernando Holanda.

As primeiras palavras

As boas-vindas foram do Presidente do Conselho Diretor, Guilherme Leal, que expressou a satisfação de estar em um ambiente com muita energia e receber as lideranças ao final de um ano tão desafiador para a sociedade brasileira, especialmente para aqueles que concorreram às eleições 2018. Em suas primeiras palavras, Leal ressaltou a importância de todos celebrarem a conquista pelos 36 eleitos nos diversos níveis, além da organização alcançar o número de membros com e sem mandato atual de 559 membros.

Em 2012, em seu início se esperava alcançar tal número em 10 anos. Hoje, ou seja, em 6 anos, a organização alcança uma representação em tempo menor, dentro do espírito de alcançar uma sociedade mais justa e uma sociedade sustentável.

O Presidente do Conselho Diretor ressaltou a responsabilidade que o grupo todo tem diante da falta de diálogo, o extremismo exacerbado ocorrido no período eleitoral e que exige cuidados para que a democracia seja preservada, vivida com intensidade, transparência e compromisso.

Em seguida destacou as mudanças pelas quais a RAPS passa em sua governança, especificamente com novos integrantes em seu conselho diretor (Branca Vianna, Carlos Melo, Marcos Vinicius de Campos – que deixa a Direção Executiva exercida por 6 anos para integrar o Conselho Diretor – e Lucia Dellagnelo). Mencionou que o Diretor Executivo licenciado, Alexandre Schneider segue para projetos pessoais e que Mônica Sodré assume em definitivo a Diretoria Executiva da organização.

Finalizou agradecendo a todos os membros de todos os conselhos (Diretor, Ética, Fiscal, Consultivo), bem como a equipe da Diretoria Executiva, pelo trabalho.

Conselheiros da RAPS: Fernando Rei, Guilherme Leal, Carlos Eduardo Lessa Brandão, Mônica Sodré (Diretora Executiva), Ricardo Young, Jorge Caldeira, Branca Vianna, Marcos Vinicius de Campos. Foto: Caroline Siqueira.

Diretora Executiva

A cientista política e Diretora Executiva, Mônica Sodré, agradeceu pela indicação do Conselho Diretor, ao apoio do agora conselheiro Marcos Vinicius à sua gestão, parceiros, doadores, lideranças, em especial aos 149 candidatos (as), equipe RAPS, equipe produtora do evento, e contou como foram seus 5 primeiros meses à frente da direção da organização.

Mônica Seixas

A co-deputada estadual eleita pela bancada ativista (PSOL – SP) e Líder RAPS, Mônica Seixas, foi a apresentadora do primeiro Talk RAPS, chamado “E se eu disser que a maneira tradicional de se fazer política não é a única?”.

Rodrigo Cunha

O Senador eleito (PSDB – AL) e Líder RAPS, Rodrigo Cunha, apresentou o segundo Talk RAPS, “E se eu disser que a sua trajetória pode ser impulso para os lugares que você quer ocupar?”.

Painel: Visões e perspectivas para o Brasil.

O painel moderado pela Diretora Executiva, Mônica Sodré, foi integrado pelo Professor do departamento de filosofia da UNICAMP, Marcos Nobre, por Juliana Wallauer, cofundadora do podcast Mamilos, e Ciça Wey, do Instituto Ekos, que abordaram suas visões na política, na comunicação na era digital e na sustentabilidade ambiental, respectivamente.

RAPS: Balanço 2018 e próximos passos

No “Balanço RAPS 2018” a Diretora Executiva, Mônica Sodré, destacou a 2ª edição do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Lideranças Públicas RAPS e Fundação Lemann, o evento #RAPSporElas – Evento construído com o GT Mulheres RAPS; o programa Campanha Aberta, com 88 anfitriões, o Programa Cidadão, que, em 1 ano, teve 17 anfitriões e 30 visitantes; as Eleições 2018, com 149 candidatos(as) de 23 estados e 25 partidos políticos; e o Curso “Um Brasil Sustentável: Visões, Caminhos e Direções”, realizado em parceria com o Canal Um Brasil, a Unifesp e a FecomercioSP.

Conectando pessoas e construindo a atuação

Os membros da rede RAPS tiveram um momento para interação e discussão de temas relevantes para as lideranças.

Encerramento

Para encerrar o evento foi convidada a Líder RAPS Giowana Cambrone, com a apresentação “E se eu disser…que é preciso nos reconhecermos como humanos, antes de nos reconhecermos como políticos?”

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS