menu
Voltar

Nota de esclarecimento

6 de dezembro de 2017

Nota de esclarecimento

Diferente do que diz a matéria “Grupos que buscam renovação política crescem antes de eleição” publicada hoje (6/12) no online da editoria de Poder da Folha de S. Paulo (http://bit.ly/2AZ9WUU), referindo-se à RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade) como “uma start up de organizações políticas”, esclarecemos que a organização é uma entidade civil, sem fins lucrativos, apartidária e com pluralidade ideológica, com o objetivo de formar uma rede de lideranças políticas comprometidas com a ética e os princípios da sustentabilidade, independente da filiação partidária, e promover e fortalecer esses princípios e valores na política institucional.
A missão da RAPS é contribuir para o aperfeiçoamento da democracia e do processo político no Brasil. Para isso, busca identificar, atrair, selecionar, capacitar, apoiar e monitorar lideranças políticas para integrar sua rede, hoje composta por 556 membros de várias regiões do Brasil, de todos os partidos políticos, com e sem mandato eletivo.
Para integrar a RAPS é preciso ser aprovado em processo seletivo anual, cujas inscrições gratuitas estão abertas até o dia 17 de dezembro. Neste ano, o foco é selecionar membros para o projeto Líder RAPS, destinado às pessoas que já possuem mandatos eletivos ou pretendem disputar as eleições em 2018.
Uma vez aprovados, os novos membros da RAPS participam de atividades de integração e formação (cursos, workshops, seminários sobre conjuntura política e diversos temas nacionais relevantes) que têm como objeto a capacitação na organização de campanhas eleitorais abertas, participativas, transparentes e de baixo custo, no planejamento e exercício de mandatos inspiradores e transformadores e na promoção da agenda da sustentabilidade. Valorizamos a diversidade e a promoção da Amizade Cívica (vínculo que se estabelece entre lideranças políticas, independente do partido, para a construção de uma esfera pública de diálogo, cooperação e compartilhamento de experiências) entre os membros da rede de lideranças.

Portanto, não se trata de uma “start up de organizações políticas”, tampouco uma “incubadora de start ups políticas”, muito embora os indivíduos, membros da rede de lideranças, sejam estimulados a colaborar em campanhas e mandatos como forma de aprendizagem e, principalmente, a participar e disputar processos eleitorais em busca de mandatos.

Importante salientar que a RAPS não tem qualquer participação ou ingerência nas iniciativas e movimentos protagonizados por membros de sua rede de lideranças.

Comunicação RAPS.
[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS