menu
Voltar

Para o ex-presidente chileno Ricardo Lagos, ‘cuidar da democracia é saber ouvir as novas demandas’

12 de junho de 2021

Para o ex-presidente chileno Ricardo Lagos, 'cuidar da democracia é saber ouvir as novas demandas'

Nesta manhã de sábado (12), a RAPS e a Fundação Fernando Henrique Cardoso transmitiram pelas redes sociais o painel “Desafios da governabilidade democrática na América Latina”,  com o ex-presidente Ricardo Lagos, 83. Economista e advogado, ele foi o primeiro socialista a governar o Chile (2003-2006), trinta anos depois de Salvador Allende –que morreu durante o golpe militar no país.

Lagos é antes de tudo um defensor da democracia e do meio ambiente e mesmo longe da política conjuntural continua a lutar pelos seus ideais. Figura de peso internacional, foi enviado especial da Organizações das Nações Unidas para questões do aquecimento global entre 2007 e 2010. É um dos integrantes do grupo The Elders (Os anciões), fundado em 2007, por Nelson Mandela, para a discussão de problemas mundiais.

O ex-presidente chileno criou a Fundação Democracia e Desenvolvimento. No ano passado, juntamente com Fernando Henrique e outros ex-presidentes latinos-americanos, escreveu um documento que alertou para os riscos à democracia, com o título “Cuidemos da democracia para que ela não seja vítima da pandemia”.

O painel também foi transmitido durante o Integra RAPS, o evento mais importado da rede, restrito aos Líderes RAPS. O encontro foi elaborado para receber os 80 novos integrantes com mandatos de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Também estavam presentes veteranos da RAPs como o deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB-SP). Abaixo os principais trechos do webinar:

Como recuperar a confiança das pessoas nas instituições
“Estamos vivendo uma grande mudança. Antes a política era mais vertical. Hoje é mais horizontal. Não preciso esperar as eleições para falar com o eleitor, eu uso as redes sociais, eu mando um tuíte. Os políticos precisam escutar os cidadãos. As demandas estão sempre mudando.”  

O que fazer para manter a democracia no Brasil
“O tema é bem transcendente e bem importante. Eu acredito que a democracia deve ser cuidada como uma planta. Ela precisa ser regada todos os dias para que continue crescendo dando frutos. Eu acredito em governar para a democracia. O que quer dizer governar para a democracia? Se o país está crescendo e progredindoentão as demandas maiores estão sendo satisfeitas, mas vão surgir logo novas demandasQuando você está muito orgulhoso, que conseguiu diminuir a pobreza em 5%, vem a crise da pandemia e as pessoas não querem voltar a ser pobres. Você precisa escutar o que a sociedade está demandando: uma melhora aos acessos aos bens, que tinham antes. Governar na democracia é saber escutar novas demandas
Se a democracia não está atendendo as minhas demandas, a culpa é do líder político, que consegue retribuirdemagogo oferece algo que não vai cumprir. O democrata cria primeiro a riqueza e providencia que esse produto nacional seja bem distribuído.  Mas quando é bem dividido, novamente surgem outras demandas.”

Como derrotar os demagogos
“Na Finlândia, se um número de pessoas diz que está de acordo com um determinado tema, o Parlamento é obrigado a discutir. Ali, existe a possibilidade de um escutar o outro. A forma de cuidar da democracia é aprender a escutar as novas demandas. E isso deve estar na ordem do dia. O povo é a expressão viva da sociedade. Vocês podem se organizar para serem escutados
Senhor congressista escute a minha demanda da minha cidade
No Chile durante muito tempo não foi possível fazer muitas coisas porque não tínhamos ferramentas. O mercado mandava. E o mercado  escuta quem tem dinheiro. Mas as pessoas que não são ouvidas também possuem demandas. No futuro a demagogia será derrotada se nos adiantarmos as demandas da sociedade.”  

Legado para o futuro
“Hoje temos a consciência que estamos destruindo o planeta. Por isso, é tão importante ter uma ação política sustentávelNa minha idadeprocuro usar pouco os recursos naturais, mas isso tem a ver com o que meus pais me ensinaram. Eles faziam isso. Eu preciso preservar para os que vão viver depois de mim.”  

Consequências da pandemia
“O que a pandemia fez foi desnudar as debilidades sociais, que ficaram ainda maiores. Ela evidenciou para os cidadãos que estão isolados em casa, a importância dacesso a coisas tão básicas como águaEm outras crisespor exemplo, nGuerra do Iraque, as pessoas podiam fugir para outros territórios. Nesta pandemia, não existe para onde correrO esforço da América Latina deveria ser maiorA América Latina não voz, então ela não existeTemos os piores números da pandemiaTanto dponto de vista político como da pandemiaé preciso criar empregos. O ser humano precisa voltar a ter um nível de segurança satisfatória.”  

O que o Brasil tem a aprender com o Chile e vice-versa
“No Chile, tudo parece mais fácil porque é menorSomos a décima parte do Brasil. Precisamos reforçar os sistemas democráticosDepois da Segunda Guerra, pensamos que precisaríamos aumentar a produção individual. A renda per capita dos países era o índice usado para medir o desenvolvimento. A partir do que passamos no século 20, isso mudou. O importante passou a ser o sistema da sustentabilidade
Todo mundo sabe responder o que é renda per capta. Mas o mesmo não acontece quando pergunto qual é o nível de gases de efeito estufa, que alguém emite na atmosfera. Estes gases ficam 120 anos na atmosferaPor isso, os níveis de emissões atuais hoje vão continuar por 120 anosA poluição forma uma camada, que dura 120 anos. “ 

O desafio de crescer e diminuir o nível de emissões de gases do efeito estufa
“Todos são responsáveisnível de emissões depende do tamanho da economiaE no caso do Brasil, ela é grande, porque o país tem mais de 200 milhões de habitantesA economia do Brasil melhorou nos últimos anos, porém é um país que depreda a selva Amazônica, o chamado pulmão do planetaNão é possível que o Brasil emita mais gases de efeito estufa pelas árvores que corta anualmenteárvores que não vão mais absorver o CO2.  Eu sei que a imensa floresta Amazônica está no Brasil, que se extende em outros territórios (Venezuela, Colômbia, Bolívia e Peru) O Brasil tem uma liderança natural. O que o Brasil vai fazer para não depredar os bosques da Amazônia? Eu entendo que hoje muitos querem devastar as florestas, porque querem cultivar soja e criar gadoMas esse tema é muito importante. E vocês (membros RAPS), que são representantes da política pela sustentabilidade, devem ter a proteção da Amazônia como tema central.”  

 

 

 

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS