menu
Voltar

A importância da amizade cívica em um mandato legislativo

1 de dezembro de 2021

A importância da amizade cívica em um mandato legislativo

A cidade de Guaíra tem 92 anos e uma população de quase 42 mil habitantes. No interior do estado de São Paulo, entre os rios Pardo, Sapucaí e Grande, distante das ferrovias Mogiana e Paulista e das rodovias Anhanguera e Washington Luís, nosso povo operoso construiu uma cidade boa para se viver. Os empregos ficam por conta da agroindústria e do comércio de produtos e serviços locais. A prefeitura municipal é responsável pela administração de um orçamento anual acima dos 200 milhões de reais, que é fiscalizado pela Câmara de Vereadores composta por 11 parlamentares de seis partidos diferentes. Em 2020, o prefeito e o vice prefeito foram afastados por suspeitas de corrupção e mesmo reeleitos tiveram seus mandatos cassados pela justiça eleitoral.

Nesse cenário, em 2021 iniciei o primeiro mandato como vereador e me inscrevi no programa Orienta RAPS, buscando um mentor que pudesse contribuir com o planejamento do mandato, indicando os caminhos para uma atuação parlamentar bem sucedida. O mentor Police Neto, líder RAPS experiente e interessado nessa missão, de maneira muito generosa, inspirou minhas ações, apontando alternativas e sobretudo fazendo provocações que serão o norte do meu mandato. Essa oportunidade materializou um dos grandes princípios da RAPS que é a Amizade Cívica e a sua importância na construção de um país mais democrático e sustentável. Analisando minha atuação, o mentor destacou a necessidade de um planejamento de mandato claro, e de ações voltadas para um modelo fiscalizatório permanente. Falamos sobre a construção de um conselho político, que seja plural, diverso e capaz de orientar e alertar sobre questões da cidade.

Lembramos que uma das principais habilidades do político é ouvir o povo e só então, através de técnicas, dados e evidências, devem ser formuladas políticas públicas que impactem de maneira positiva a vida da comunidade. Além disso, diante do cenário local, é preciso ter um posicionamento político firme, capaz de não deixar dúvidas em relação a integridade das ações, aplicando o comportamento desejado às situações reais, ganhando a confiança das pessoas e construindo uma boa reputação. Com isso, ficou claro que embora nesse momento a agenda da Câmara seja pautada pelas proposituras do Poder Executivo, é preciso priorizar o diálogo, evitando uma oposição estridente, mantendo um posicionamento progressista, guiado por valores como autonomia, ética, humanidade, representatividade e o respeito pela coisa pública.

Essa é uma opção acertada para a manutenção do mandato, enquanto o novo prefeito não é escolhido. Sendo assim, o mentor não só orientou o meu mandato, seu planejamento e suas ações, mas também ajustou o foco do nosso trabalho, garantido o fortalecimento político com o meu grupo e a comunidade. Com isso podemos priorizar demandas que antes estavam invisíveis, gerando qualidade no trabalho legislativo e um impacto real na vida das pessoas.

José Pugliesi (MDB/SP)
Mentorado e vereador em Guaíra

Police Neto (PSD/SP)
Mentor

___________________________

O Orienta RAPS é uma ação que busca ampliar a conexão e a troca de experiências e boas práticas em temas relevantes entre os Líderes RAPS. A edição de 2021 focou em prefeitos(as) e vereadores(as) que estavam exercendo o primeiro mandato e gostariam de participar do programa de mentoria com experientes Líderes RAPS com mais anos de atuação na política e/ou com grande conhecimento em uma temática específica.  

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS