menu
Voltar

A potência do encontro entre a experiência e a energia das novas lideranças

8 de dezembro de 2021

A potência do encontro entre a experiência e a energia das novas lideranças

Considerações iniciais: A RAPS enxergou e formou uma nova liderança

Sem partido, trajetória política ou família influente e de uma pequena cidade de 12 mil habitantes do interior do Ceará, com histórico de formação em políticas públicas, militância pelos direitos humanos e significativa experiência na gestão pública de municípios cearenses, fui selecionada entre mais de 3600 lideranças para o Programa Líderes RAPS em 2019. Não fazia ideia do que viria após esse dia.

Após criteriosa análise, com diversas etapas objetivas e subjetivas, valores e desejo de mudar o país alinhados, a seleção da RAPS em si já trouxe a possibilidade de uma nova visão e abertura do olhar para o entendimento da política. Encontrei ou fui encontrada por um grupo de pessoas que acredita na política e no desenvolvimento sustentável desse país? Que defende a democracia, o pluralismo de ideias em meio a polarização adoecedora e violenta da velha política brasileira? Seria possível avançar de forma diferente em um cenário de tanta falta de credibilidade na política?

À medida em que eu avançava, sendo aprovada em nova etapa, pesquisava sobre a RAPS quanto ao direcionamento político, sobre as lideranças de outras edições e começava a acreditar que havia gente nos quatro cantos do país, que consistiam em lideranças conectadas com um novo propósito na política, com energia potencial de transformação.

O resultado final da seleção, a ida à São Paulo, a primeira programação que contou com um ex-presidente da República, a turma seleta de políticos influentes, convidados extraordinários, demonstrava claramente que tiveram um olhar para o interior do Ceará, onde fui contemplada e precisava honrar aquela oportunidade e, dali em diante, surgia uma nova liderança política, encorajada, orientada e hoje, eleita.

Apoio, troca, oxigenação e fortaleza: a experiência do ORIENTA RAPS

Não bastasse um ano inteiro de formação, a RAPS foi além, nos preparou através de mentoria para o processo de planejamento de campanha e nos surpreendeu ainda mais após a eleição com a possibilidade de mais um programa de formação que oxigenaria nossas ideias pós-eleição, trazendo um verdadeiro alento para encarar esse campo complexo, violento, contraditório e doloroso da política. O ORIENTA RAPS nos pegou no colo e acolheu logo no inicio do mandato, permitindo o alinhamento de ideias, o parar para ouvir e organizar por onde começar. Fez a conexão entre vozes experientes com a energia na renovação efervescente de quem e está começando sua trajetória.

A campanha nos deixa completamente “fora do prumo”, com guerra de fake news, violência nas redes sociais e tensão durante os quarenta e cinco dias de campanha, somos invadidos de uma forma que faltam palavras para descrever. Ainda mais na condição de jovem e mulher, inexperiente, enfrentando a primeira candidatura.

Após a vitória, surge o medo de encarar as sessões, de seguir defendendo as pautas, saber conduzir a dança política diariamente, sem sair do eixo que nos trouxe até aqui. É um equilíbrio duro de alcançar e um processo solitário, física e emocionalmente desgastante.

Começar um mandato em meio a uma pandemia, com diversas necessidades urgentes e imediatas da população e seguir o direcionamento da política para a coletividade, sem recair nas velhas práticas assistencialistas, foi ainda mais desafiador. Não tivemos encontros de formação como em outros mandatos, fomos simplesmente jogados na arena para iniciar o jogo, cheios de dúvidas.

Mas o Orienta RAPS chegou para trazer muitas respostas aos conflitos e questionamentos internos que fazia, diante desse turbilhão de emoções herdados do processo de campanha e potencializado após a posse. O que fazer agora? Qual próximo passo? Como seguir com toda a essência que fez tantas pessoas acreditarem em mim, continuar defendendo minhas pautas em meio ao perverso jogo político que persiste nas câmaras municipais?

Como base nessas questões iniciamos nosso processo de mentoria com alinhamento de ideias, valores e sonhos. Tive a grata surpresa de encontrar uma mentora com ampla experiência e uma sabedoria transmutada na fala doce e firme, no olhar seguro e acolhedor, que mesmo na distancia que nos separa foi possível sentir em cada encontro pelas plataformas digitais.

Tinha tanta necessidade de fala que iniciava sempre com tantas questões, ideias e pensamentos aleatórios sobre isso tudo, que fazia o momento ser também terapêutico. Na minha própria fala desorganizada conseguia enxergar possibilidade de ação e alinhava os próximos passos, pois a possiblidade de ser ouvida já valia cada encontro.

Nancy fez muito, acolhia toda minha energia e transformava em caminhos possíveis, diante do cenário de uma cidade pequena, com poucos recursos e muitas necessidades. Logo, repassando suas experiências exitosas como vereadora, conseguimos alinhar alguns pontos possíveis de trabalho na mentoria: a) Escola do Legislativo; b) Procuradoria da Mulher; c) Fóruns Permanentes; d) Revisão da Lei Orgânica, Regimento Interno e Planos. Esses foram os principais projetos que buscamos aprofundar para estudo e possíveis implementações.

Em cada encontro, aprofundamos o conhecimento sobre os   instrumentos legais e conversamos sobre a metodologia de trabalho. Além disso, discutimos outros temas relevantes para a cidade e para o mandato alinhados com as pautas defendidas na campanha e ao meu direcionamento político.

Na experiência vivida a potência do novo

Os tempos são outros, as cidades e regiões que atuamos – mentora e mentorada – também. Mas as semelhanças encontradas e a descoberta das experiências já vivida pela mentora através dos encontros despertam novas e potentes ideias.

Nosso primeiro contato revelou duas mulheres em momentos distintos da carreira política. Maturidade e juventude retroalimentando a energia de transformação em cada encontro que teve como valores evidentes a amizade cívica, o respeito ao pluralismo, a busca por projetos políticos sustentáveis, coletivos, inclusivos e um país mais justo e democrático.

Pautas comuns rapidamente foram identificadas: fortalecimento da participação social e política com empoderamento da mulher; planejamento em todos os níveis de tomada de decisão; empreendedorismo como alternativa à crise; formação cidadã; sustentabilidade social e ambiental; revisão das legislações municipais e organização da cidade, foram temas que ecoaram em todos diálogos.

Pela minha sede por conhecimento, pautas, projetos e público prioritário de campanha, iniciamos nossa construção com a orientação sobre a implementação do Projeto da Escola do Legislativo. Esta tem como objetivo desenvolver processos de educação formação, de forma permanente, aproximando o Legislativo da população e contribuindo para a construção de uma sociedade melhor, através da formação de agentes públicos e da sociedade civil sobre temas de relevância política, social e institucional.

A Escola do Legislativo possibilita oferecer ações voltadas para a formação dos cidadãos, como cursos, palestras, seminários, promovendo um constante diálogo sobre temas que afetam a cidade. Logo, pode se tornar importante instrumento de fortalecimento da participação cidadã. Pode ainda, ofertar espaços de educação permanente, como treinamentos para atender as demandas dos agentes políticos, priorizando temas para aumentar a eficiência do serviço público.

Todas as normativas foram enviadas pela mentora como modelo para adequação no nosso município. As pautas foram debatidas nas sessões da Câmara e muito bem aceitas pelos demais vereadores. E algumas ações pilotos foram iniciadas, como o inicio de parcerias com instituições de ensino do Sistema S e reuniões na Câmara Municipal para discussão do projeto.

Sobre a Procuradoria da Mulher, após a conhecer todo o trabalho realizado pela mentora, identifiquei na câmara que esta já estava criada, porém desativada. Após negociações, fui nomeada Procuradora da Mulher e temos agora a missão de implementar as ações discutidas nos encontros, tais como: Semana da Mulher; Fórum Permanente para construção da Rede de Proteção das Mulheres Vítimas de Violência e Fluxograma de Atendimento; Formação para o incentivar Mais Mulheres na Política; Ações de incentivo ao empreendedorismo e empoderamento da mulher.

Incentivamos a criação do Conselho da Mulher no município, aprovamos a lei e com a presença do legislativo na composição, fui eleita Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Realizamos a I Conferência Municipal dos Direitos da Mulher e tivemos a oportunidades de articular uma ação junto ao Governo do Estado para trazer ao município do Ônibus Rosa que conta com salas de atendimento à mulheres vítimas de violência e equipe com psicóloga e assistentes social, bem como potencializamos a ação com a parceria da OAB Mulher que disponibilizou duas advogadas para orientações jurídicas.

Resta-nos elaborar um intenso plano de trabalho e caminhar em direção ao fortalecimento das políticas públicas para mulheres no município através da força da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal e para isso, buscar parcerias intersetoriais, dentro e fora dos limites da cidade. Uma luta que pode gerar grandes transformações e inclusive proporcionar o fortalecimento da participação da mulher na política. São caminhos meus, por mim e por elas. Para aliviar as dores que eu sofri e abrir a porta da política para outras.

Os Fóruns Permanentes serão espaços criados através de Projeto de Resolução, para discutir temas de interesse coletivo que se aproximam das bandeiras de luta na minha agenda prioritária. São espaços permanentes de encontro com a comunidade e pessoas interessadas em discutir as temáticas, devidamente organizadas através de prévio planejamento e com encaminhamentos que podem subsidiar decisões em votações de comissão, pautas apresentadas em requerimentos, projetos de lei e de indicação, encaminhar pautas para audiências públicas, dentre outras possibilidades.

Conversamos sobre diversas estratégias como a revisão do Regimento Interno, o uso de diferentes formas de Moções como atos simbólicos importantes e de posicionamento político, sintonizados com os acontecimentos da comunidade e da política nacional. O entendimento permitiu que me apropriasse desses instrumentos nas sessões.

Todas essas estratégias convergem para espaços potentes de aproximação do legislativo municipal com a comunidade. A mentoria possibilitou a organização de temas importantes e condizentes com as minhas bandeiras e de forma participativa, considerando um planejamento para seguir. Deu materialidade a conteúdos que não imaginava possíveis e tão pouco entendia como projetos da vereança.

Considerações finais

A mentoria permitiu ouvir quem já passou pelo que estou vivendo. Sendo assim, as chances de acertos passam a ser maiores. Há uma troca incrível de energia que potencializa e oxigena nossas forças quando já estamos cansados, pois o dia a dia na política é desgastante. Não há romance nesse espaço, é uma guerra diária de todos contra todos e conflitos de interesses particulares, choque de vaidades que demanda muito de todos nós que temos compromisso com causas maiores que nós mesmo, que priorizam interesses coletivos.

Constantemente nos questionamos quanto ao propósito de seguir neste caminho e até que ponto vale a pena tanta doação de vida. No entanto, as pequenas conquistas e mudanças que promovemos e o contato constante com pessoas que estão em outros lugares do país, que seguem esta mesma direção, encoraja-nos e torna o processo menos solitário. Talvez essa tenha sido a maior missão da RAPS: conectar lideranças como valores progressistas e sustentáveis.

Essa conexão e vínculos criados no decorrer da participação em cada um desses programas, traz a união e fortalecimento da voz da mudança que nosso país precisa. Ao entrar nessa rede, sentimo-nos parte de algo maior. Uma vez conectados, cada um na sua cidade faz ecoar uma voz mais forte para além dos limites dos nossos próprios territórios, somos vistos, ouvidos – definitivamente. Ao entrar na rede, não estamos sós.

Junto a outras lideranças, nos conectamos a outros, aumentando a sinergia que nos retroalimenta para voltarmos aos nossos territórios para seguir fazendo a diferença que nosso país precisa.

O programa de mentoria da RAPS cruzou o caminho de duas mulheres. Liderança feminina, formando outra mulher pra qualificar a política. É mais significativo do que qualquer outra formação, é simbólico.

A RAPS forma pelas trocas, pelos encontros de vidas reais, de histórias e trajetórias que mostram que é possível seguir acreditando e construindo o país que querendo. Não na plateia, mas na arena, na disputa.

Mesmo nesse processo político que mata um pouco da nossa individualidade todos os dias, despertamos para algo maior que nós: o coletivo – que após entrar na luta, inevitavelmente parece ser maior que nós.

 

Maiara Campos (MDB/CE)
Mentorada e vereadora em Palmácia

Nancy Thame (PV/SP)
Mentora

___________________________

O Orienta RAPS é uma ação que busca ampliar a conexão e a troca de experiências e boas práticas em temas relevantes entre os Líderes RAPS. A edição de 2021 focou em prefeitos(as) e vereadores(as) que estavam exercendo o primeiro mandato e gostariam de participar do programa de mentoria com experientes Líderes RAPS com mais anos de atuação na política e/ou com grande conhecimento em uma temática específica.  

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS