menu
Voltar

Amizade cívica: compromisso com sustentabilidade e inovação

20 de fevereiro de 2017

Amizade cívica: compromisso com sustentabilidade e inovação

Em clima de descontração e amizade cívica, os vereadores RAPS trocaram informações, experiências e compartilharam ideias e ações para promover maior transparência e participação do cidadão nos mandatos. Houve espaço inclusive para falarem das angústias pessoais, das expectativas, frustrações e avanços no legislativo, da disposição para permanecer na luta por um Brasil mais justo, ético e sustentável, o que aproximou ainda mais os vereadores RAPS durante o encontro deste sábado., coordenado pela cientista política   Mônica Sodré e com o apoio de Samuel Oliveira.
Na parte da tarde, o professor Zysman Neiman, Líder RAPS 2013 e a colaboradora Juliana Barros, empreendedora cívica RAPS coordenaram o painel Ação Política para a Sustentabilidade: práticas nos municípios.
Zysman falou sobre a Nova Agenda urbana, princípios que estão no acordo internacional realizado em Quito, em outubro de 2016, durante o evento Habitat III, do qual participaram membros da equipe RAPS.  O compromisso dos países signatários está alinhado às diretrizes da RAPS de incentivo às ações políticas no âmbito municipal que promovam cidades inteligentes, inclusivas, compactas, participativas e sustentáveis.
“Nos últimos tempos, o Brasil avançou em políticas públicas transformadoras. Há um conjunto de legislações que foram estabelecidas no âmbito federal e que devem ser aplicadas nas realidades locais pelos vereadores e prefeitos comprometidos com a sustentabilidade”, pontuou Neiman.
circulo 2
Mandato compartilhado
No debate que se seguiu, os vereadores RAPS ampliaram a discussão sobre propostas de mandato compartilhado, que possibilite a troca de informações, iniciativas e ideias de projetos de políticas públicas entre o grupo de lideranças políticas RAPS.
Outro assunto colocado em debate foram as ações de cada parlamentar e a forma de se mensurar um bom mandato. O que é mais importante? Apresentar muitos projetos de lei? Abrir mão das facilidades que as casas legislativas oferecem, como carro oficial, corpo de assessores e verbas de gabinete? Fiscalizar o executivo e denunciar os problemas da gestão? Como demonstrar para a população o compromisso com a ética, com a sustentabilidade e com bom desempenho parlamentar?
A coordenadora do evento, Mônica Sodré falou aos participantes sobre a proposta de acompanhamento e monitoramento dos mandatos parlamentares como forma de apoio à ação política das lideranças RAPS.  Ao final, o colaborador Samuel Oliveira apresentou o Programa Cidadão, que consiste na colaboração dos vereadores em abrir seus gabinetes  para membros da RAPS sem mandato conhecerem a realidade dos parlamentos e os bastidores das casas legislativas, com seus regulamentos e processos internos.
 

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS