menu
Voltar

Campanha: Comunicação e Orçamento merecem atenção especial

23 de maio de 2014

No segundo dia de palestras com o especialista em campanhas eleitorais, professor Steve Jarding, da Universidade de Harvard (EUA), os líderes RAPS receberam orientações sobre duas áreas da maior importância numa campanha eleitoral: a comunicação do candidato e o orçamento da campanha.
Jarding alertou para o perfil desejável de quem vai cuidar da comunicação e da assessoria de imprensa da campanha. Segundo ele,  imprescindível que o responsável pela comunicação tenha amplo conhecimento do candidato e boa relação com os veículos de comunicação.
Em relação ao orçamento da campanha, Steve Jarding disse que cerca de 60% dos recursos devem ser destinados à persuação ou conquista de votos através de ações de comunicação (sites, boletins, produção de vídeos, anúncios, etc.).
Captação de recursos
O professor de Harvard também falou sobre captação de recursos para a campanha e deu dicas importantes aos Líderes RAPS sobre este que é um dos aspectos mais sensíveis e difíceis de uma campanha eleitoral. Isto porque, além de projetar antecipamente os custos da camapanha através da elaboração de um orçamento prévio, é necessário conhecer a fundo a legislação sobre estes recursos e estar sempre muito atendo à prestação de contas.
Segundo ele, o melhor captador de recursos é o próprio candidato. A partir de suas relações pessoais, profissionais, ideológica e partidárias,  alinhadas aos seu pensamento e projeto político, o candidato identifica e recorre às pessoas que podem fazer a doação dos recursos financeiros necessários à campanha. “Primeiramente é necessário estabelecer metas de arrecadação mensal baseadas no orçamento e para atingi-las é imprescindível o envolvimento direto do candidato.”

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS