menu
Voltar

Como sonhamos o Brasil?

3 de julho de 2014

Nas últimas décadas, o Brasil apresentou avanço econômico significativo, tirou mais de 27 milhões de brasileiros da extrema pobreza e apresentou melhores resultados no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). No entanto, tais avanços não foram capazes de modificar uma triste realidade: continuamos a ser um dos países mais desiguais do globo. Tal cenário nos leva a refletir sobre o modelo de governança política adotado e a eficiência das políticas públicas implementadas.
Será que estamos no caminho certo?
Não podemos, jamais, deixar de discutir o país que queremos. Somos todos responsáveis pela continuidade do mundo e, uma vez parte da sociedade, temos o dever de agir em prol de uma realidade mais amigável, justa e sustentável.
A Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS – nasceu exatamente para abrir este espaço de reflexão e tem como propósito atrair pessoas dispostas a contribuir para a construção de um futuro que possa atender, com equilibro, as esferas social, ambiental e econômica, de forma que uma não fique subjugada a outra.
Precisamos empreender um projeto coletivo – uma visão compartilhada de desenvolvimento do país – que almeje impactar a qualidade da atuação política brasileira e assim provoque a transformação que nossa sociedade tanto necessita.
Esse projeto é ambicioso e, como não poderia deixar de ser, requer envolvimento dos diferentes agentes sociais: cidadãos, organizações da sociedade civil, governos e empresas.
A Rede de Líderes RAPS propõe unir essas pessoas e acredita que este grupo, ao pensar e atuar em conjunto, pode chegar a soluções inovadoras para lidar com os desafios sociais, políticos e econômicos que se apresentam ao nosso país.
Acredito que a RAPS está no caminho certo. Aos poucos estamos expandindo e enriquecendo a nossa rede e assim, ampliando o imenso potencial transformador que nela existe. Como objetivo final de nosso trabalho está a contribuição para a melhoria da qualidade da democracia brasileira, por meio de lideranças comprometidas com a ética, transparência e sustentabilidade. Daqui 10, 15 anos, sonho em ser uma rede de 2mil a 3mil pessoas, que venham de todas as regiões brasileiras e plantem a semente da sustentabilidade em suas regiões e em seus possíveis mandatos.
Temos que nos organizar em redes de atuação política e dialogar constantemente, a fim de promover uma mudança positiva e significativa ao Brasil, um país com imensas potencialidades que deve ser abraçado e cuidado por todos.
A RAPS é um instrumento para que a utopia de transformar o Brasil num país mais justo, próspero, inclusivo e sustentável possa ser alcançada. Representa a utopia possível.
Me despeço fazendo um convite a todos que empenham-se para construir um novo Brasil: venham conhecer a RAPS. Estamos dispostos a receber aqueles que, assim como nós, estão motivados a trabalhar diariamente para renovar a sociedade brasileira por meio de suas ações políticas.

Guilherme Leal | Presidente do Conselho

 

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS