menu
Voltar

Conheça os finalistas do 2º Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade

16 de novembro de 2021

Conheça os finalistas do 2º Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade

Reconhecer as boas práticas aplicadas pelos nossos Líderes por meio de projetos inspiradores e inovadores que dialoguem com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de contribuir com o fortalecimento da democracia e dos mecanismos de transparência e prestação de contas e à sustentabilidade em suas diferentes dimensões: ambiental, social, econômica, político-institucional, ética e cultural. Esses são os objetivos do 2º Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade, que chega em sua reta final ao anunciar hoje as iniciativas finalistas e o início da votação popular. 

Ao todo concorrem nesta etapa 15 iniciativas, sendo três em cada uma das categorias do Prêmio: Parceria; Paz; Pessoas; Planeta; e Prosperidade. A votação popular estará aberta entre 16 de novembro e 1 de dezembro neste link onde você encontrará a lista completa com o detalhe de cada iniciativa finalista. Os vencedores de cada categoria serão anunciados durante o Encontro Anual da RAPS, em 18 de dezembro. 

Nesta edição, o Prêmio bateu o seu recorde de participações, totalizando 100 inscrições válidas, sendo 57 Leis ou Projetos de Leis, 41 Políticas Públicas e dois Projetos ou Proposições Legislativas que foram apresentadas e/ou aprovadas entre janeiro de 2017 a julho de 2021. As ações foram avaliadas por um corpo técnico composto por oito Líderes RAPS com reconhecida atuação em suas áreas e seis representantes de entidades parceiras. Saiba quem são aqui. 


Finalistas do 2º Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade
 

PARCERIAS 

Iniciativa: Edital #BSB2030
Autor: Deputado Distrital Leandro Grass (Rede/DF)
ODS que se relaciona: 1. Erradicação da pobreza; 2. Fome Zero e Agricultura Sustentável; 3. Saúde e Bem-Estar; 6. Água Potável e Saneamento.
 

Iniciativa: Mão de Obra Prisional (MOP)
Autora: Prefeita de Pelotas Paula Mascarenhas (PSDB/RS)
ODS que se relaciona: 10. Redução da Desigualdades; 16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes. 


Iniciativa:
 Novo Futuro Tech
Autor: Deputado estadual Sergio Victor (NOVO/SP)
ODS que se relaciona: 4. Educação de Qualidade; 8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico; 17. Parcerias e Meios de Implementação. 

 

PAZ 

Iniciativa: Guardiã Maria da Penha
Autora: Vice-prefeita de Santos Renata Bravo (PSDB/SP)
ODS que se relaciona: 5. Igualdade de Gênero; 16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

 

Iniciativa: Lei N° 9.755, de 16 de outubro de 2019 de Araraquara
Autora: Vereadora de Araraquara Thainara Faria (PT/SP)
ODS que se relaciona: 1. Erradicação da pobreza; 5. Igualdade de Gênero; 8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico; 10. Redução da Desigualdades.

 

Iniciativa: Política de Incentivo à horta comunitária no município de Ribeirão Preto 
Autor: Assessor Legislativo Dario Teófilo (REDE/SP)
ODS que se relaciona: 1. Erradicação da pobreza; 2. Fome Zero e Agricultura Sustentável; 11. Cidades e Comunidades Sustentáveis; 12. Consumo e Produção Responsáveis. 

 

PESSOAS 

Iniciativa: Recife Acolhe
Autor: Prefeito de Recife João Campos (PSB/PE)
ODS que se relaciona: 2. Fome Zero e Agricultura Sustentável; 8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico; 10. Redução da Desigualdades;.

 

Iniciativa: Time Pop
Autor: Prefeito de São Vicente Kayo Amado (PODE/SP)
ODS que se relaciona: 1. Erradicação da pobreza;10. Redução da Desigualdades.

 

Iniciativa: Programa Moeda Verde 
Autor: Prefeito de Santo André Paulo Serra (PSDB/SP)
ODS que se relaciona: 1. Erradicação da pobreza; 2. Fome Zero e Agricultura Sustentável; 10. Redução da Desigualdades; 11. Cidades e Comunidades Sustentáveis. 

 

PLANETA  

Iniciativa: Programa Lixo Zero Guarulhos
Autor: Prefeito de Guarulhos Guti (PSD/SP)
ODS que se relaciona: 11. Cidades e Comunidades Sustentáveis; 12. Consumo e Produção Responsáveis.  

 

Iniciativa: Projeto Jogue Limpo com a Cidade
Autor: Vice-prefeito de Criciúma Ricardo Fabris (PSD/SC)
ODS que se relaciona: 3. Saúde e Bem-Estar; 13. Ação Contra a Mudança Global do Clima; 14. Vida na Água; 15. Vida Terrestre. 

 

Iniciativa: ICMS Verde 
Autor: Deputado estadual Davi Maia (DEM/AL)
ODS que se relaciona: 6. Água Potável e Saneamento; 8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico; 11. Cidades e Comunidades Sustentáveis; 15. Vida Terrestre. 

 

PROSPERIDADE 

Iniciativa: Plano de Retomada Econômica de Blumenau
Autor: Prefeito de Blumenau Mário Hildebrandt (PODE/SC)
ODS que se relaciona: 1. Erradicação da pobreza; 8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico.  

 

Iniciativa: Pró-Emprego
Autor: Prefeito de São Roque Guto Issa (PODE/SP)
ODS que se relaciona: 8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico; 9. Indústria, Inovação e Infraestrutura; 11. Cidades e Comunidades Sustentáveis;. 

 

Iniciativa: Via Parque Caruaru 
Autora: Prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB/PE)
ODS que se relaciona: 3. Saúde e Bem-Estar; 8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico; 11. Cidades e Comunidades Sustentáveis; 13. Ação Contra a Mudança Global do Clima. 

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS