menu
Voltar

Debate sobre crise climática brasileira e encontros com líderes globais marcam participação da RAPS na COP25

10 de dezembro de 2019

Debate sobre crise climática brasileira e encontros com líderes globais marcam participação da RAPS na COP25

A delegação da RAPS na 25ª Conferência das Partes das Nações Unidas (COP-25), realizada em Madri, na Espanha, tem realizado uma série de atividades durante a sua presença no evento, o mais importante do ano para debater a agenda ambiental em nível global.

Ao lado da diretora executiva da RAPS, Mônica Sodré, estão os Líderes RAPS senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP); deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB-SP); Chió (REDE-PB), deputado estadual da Paraíba; Kelps Lima (SD-RN), deputado estadual do Rio Grande do Norte; Gilberto Natalini (PV-SP), vereador de São Paulo (SP); e a prefeita de São Bento do Una (PE), Débora Almeida (PSB-PE). São lideranças políticas de diferentes partidos e visões de mundo que trabalham juntas pela construção de um Brasil mais sustentável e que respeite os seus recursos naturais.

A presença da delegação da RAPS na COP25 tem como objetivos estreitar laços, firmar compromissos e estabelecer metas com outros líderes globais comprometidos com o desenvolvimento sustentável. Na segunda-feira (09.12), a RAPS promoveu o painel “Crise Climática: Olhares da política brasileira”, que debateu os principais desafios, riscos, oportunidades e compromissos para o fortalecimento da agenda do clima nas diferentes esferas da federação.

“Agradeço muito à RAPS pela oportunidade. Tem sido uma excelente oportunidade debater e falar sobre o nosso clima. Aqui discutimos o que vamos fazer como gestores público assim que voltarmos ao país”, disse Débora Almeida (PSB-PE), prefeita de São Bento do Una (PE).

Além do debate, os Líderes RAPS estiveram em encontro com congressistas alemães e prefeitos iberoamericanos, além de se reunirem com lideranças de todo o país e marcarem presença em compromisso na embaixada do Brasil na Espanha.

Chió (REDE-PB), deputado estadual da Paraíba, explicou que as mudanças climáticas chegaram em sua região há dez anos e analisou a importância de estar na conferência. “Agradeço a RAPS de poder estar aqui e dar voz a quem sente os impactos dessa crise. A maioria dos 20 milhões de nordestinos do semiárido não sabe nem a razão de estar tão quente. Como filho do semiárido, saio da COP com uma tarefa: levar esse debate para o meio político e para a sociedade”, afirmou.

Para Kelps Lima (SD-RN), deputado estadual do Rio Grande do Norte, a pauta das mudanças climáticas é ampla e importante para diversos setores da sociedade. “O turismo é o maior gerador de empregos e oportunidades de empreendimento em Natal. Precisamos debater a questão do clima com seriedade, pois o turismo do estado é o de natureza. Agradeço muito à RAPS pelo convite para estar na COP25. Discutir o clima é discutir o futuro de Natal”, explicou.

Na mesma linha, o deputado federal Rodrigo Agostinho abordou os impactos econômicos que as mudanças climáticas podem trazer ao país. “Se perdemos boa parte da floresta amazônica, perdemos também boa parte das chuvas que abastecem o agronegócio”, alertou.

A COP25 reúne em Madri, na Espanha, até 13 de dezembro, diversos líderes políticos mundiais, acadêmicos e representantes da sociedade civil para debater, a nível global, metas de redução de CO2, créditos de carbono, e demais formas de frear o avanço das mudanças climáticas e lidar com suas consequências.


Tags

Últimas do blog

3 de julho de 2020

RAPS adere à campanha Brasil pela Democracia

A RAPS aderiu à campanha Brasil pela Democracia, iniciativa que reúne mais de 70 organizações para reforçar a mobilização em defesa da democracia, do primado da vida e da universalidade de direitos, liberdades e oportunidades no país. Com o slogan “Defender a vida e a [...]

Leia Mais
1 de julho de 2020

Boletim Covid-19 #14: Principais medidas do poder público federal

Na 14ª edição do nosso boletim semanal com as atualizações de medidas anunciadas pelo poder público federal frente à pandemia do novo coronavírus, destacamos que o Ministério do Desenvolvimento Regional suspendeu a retomada das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em dois anos. [...]

Leia Mais
25 de junho de 2020

RAPS e FFHC promovem debate sobre caminhos e desafios para retomada econômica sustentável

Em encontro online realizado pela RAPS em parceria com a Fundação Fernando Henrique Cardoso (FFHC) na segunda-feira (15.6), especialistas debateram os principais desafios para a implementação de um plano de recuperação econômica pós-pandemia centrado na sustentabilidade. O evento foi mediado por Mônica Sodré, diretora-executiva da [...]

Leia Mais
RAPS