menu
Voltar

Diretor da Universidade George Washington (EUA) participa dos Diálogos Políticos da RAPS

11 de março de 2014

Na primeira edição dos “Diálogos Políticos” de 2014, o papel das lideranças políticas na inovação social foi debatido por  dois especialistas de ponta:  Mark Kennedy, diretor da Escola de Governo da Universidade George Washington (EUA) e Carlos Melo, cientista político, professor do Insper e articulista do jornal O Estado de São Paulo. O evento realizado no dia 10 de março contou com a mediação do líder RAPS Fernando Prestes Maia.

mark-kennedy
“O Brasil tem hoje dois grandes desafios, duas ferramentas para mudar a política: o fim da corrupção e a redução do chamado ‘custo Brasil’, que faz tudo ficar mais caro no país.” Mark Kennedy, da George Washington University.

O professor Mark Kennedy, que já atuou na política institucional e tem vasta experiência prática e teórica, está no Brasil para estudar o cenário da liderança brasileira e compartilhar sua visão global com as atuações políticas locais. Ele conheceu a RAPS por intermédio do diretor executivo da instituição, Marcos Vinícius de Campos  e da coordenadora de projetos Roberta Moreno, durante o Encontro Anual da International Association of Political Consultants (IAPC), realizado em Antigua, na América Central.
A formação de lideranças políticas é tema central na Escola de Governo da Universidade George Washington, que trouxe ao Brasil 18 alunos para um módulo de formação no assunto. A participação destes alunos nos Diálogos Políticos da RAPS  fez parte da agenda de atividades da universidade americana.
Para Mark Kennedy, uma liderança de alto impacto implica em definição de metas elevadas e estudo dos melhores caminhos para atingi-la. Neste sentido, ele destaca que  é importante conhecer e focar energia nos aspectos divergentes da sociedade, trabalhar na convergência destes pontos para viabilizar a implementação das mudanças necessárias a partir de projetos prioritários e com uma visão holística, integral conforme os desafios do século XXI.
Para alcançar essa liderança de impacto, o professor também destaca a necessidade de manter-se com o pé no chão e não incluir uma quantidade excessiva de temas na agenda do mandato: “quanto mais itens você coloca em sua agenda, mais difícil implementá-los”. E, sem implementação, não há impacto, não há transformação.
 
Inovar e convergir
Dando continuidade ao debate, o professor Carlos Melo, do Insper, propôs uma discussão sobre a importância do papel do líder na transformação social.
Para inovar, afirma Melo, é preciso, acima de tudo, ter ousadia e coragem: “um líder deve trazer novidades aos cenários de crise, e é justamente nestes momentos que surge uma liderança”. O líder não se acomoda com o que está posto, mas busca a transformação.
“O jovem foi para o mercado de trabalho e se distanciou da política. O desafio é fazer a juventude participar deste processo.” Carlos Melo, do Insper.

Carlos Melo afirma que vivemos momento delicado em nossa história: a sociedade está extremamente fragmentada, sabemos que é preciso mudar, que necessitamos redesenhar a sociedade brasileira, mas ainda não sabemos qual projeto empreender nem como convergir a sociedade em relação a estas questões. Precisamos, antes, ouvir a todos, estudar o cenário, realizar diagnósticos e, enfim, agir. “São muitos os desafios pela frente”, afirma.
Ambos os professores reconhecem que o mundo vive um déficit de lideranças políticas que sejam verdadeiramente transformadoras e concordam que os grandes líderes não são aqueles que vão na onda da popularidade, mas sim os que apontam o necessário e o  justo para um projeto de país.
A primeira edição dos “Diálogos Políticos” contou também com a presença de 54 membros da Rede, entre jovens, empreendedores e Líderes RAPS, além de convidados da instituição.
Confira vídeo do evento!
 
 
 

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS