menu
Voltar

Documento apresenta os candidatos RAPS para as eleições deste ano

30 de setembro de 2016

Documento apresenta os candidatos RAPS para as eleições deste ano

Organização disponibiliza informações sobre os 72 membros de sua rede que disputarão as eleições municipais em outubro
A RAPS acaba de disponibilizar em seu site um documento onde apresenta à sociedade as 72 lideranças políticas de diversas regiões do país, pertencentes à sua rede, que irão disputar as eleições municipais de 2016.
São candidatos que compartilham a mesma visão de futuro calcada em valores como a ética, a transparência e o desenvolvimento sustentável. Todos eles participaram ativamente de encontros e ciclos de formação promovidos pela organização.
Oriundos de diversos partidos políticos, os candidatos  pleitearão os cargos de prefeito (22 lideranças), vice-prefeito (9) e vereador (41) em 55 cidades, 17 estados, alcançando um eleitorado de cerca de 31,8 milhões de pessoas.
infografico-candidaturas-raps
A maior parte dos candidatos RAPS está concentrada na região sudeste. São Paulo aparece no topo da lista com 35 candidaturas; em segundo está Minas Gerais (7); depois vem Rio de Janeiro (6); seguido por Santa Catarina e Pernambuco (4 cada um). Os estados do Paraná e Rio Grande do Sul têm 3 candidaturas cada, o Acre duas e, por fim, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins apresentam uma candidatura cada. Em relação ao gênero, ainda há uma grande diferença entre as candidaturas: são 63 homens e apenas 9 mulheres concorrendo.
Por outro lado, a pluralidade partidária e ideológica, que é um importante valor para a RAPS, está significativamente representada nesta eleição. A Rede Sustentabilidade é o partido com mais candidatos:  20. Em segundo lugar estão, com 8 candidaturas cada um, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) e o Partido Verde (PV). Em terceiro vem o Partido da Social Democracia (PSDB), com 7 e, em quarto, o Partido Social Liberal (PSL), com 4. Lideranças RAPS de outros partidos, embora em menor número, também  estão na disputa como o Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Popular Socialista (PPS), Solidariedade (SDD), Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Partido Social Democrático (PSD), Partido Comunista do Brasil (PC do B), Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido Trabalhista Nacional (PTN), Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Partido Progressista (PP), Partido Humanista da Solidariedade (PHS), Democratas (DEM), Partido Novo,  Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e o Partido da República (PR).
Em nome da transparência e do incentivo à participação política,  buscando contribuir efetivamente com a melhoria dos processos democráticos,  a RAPS organizou um robusto documento que reúne informações sobre as candidaturas dos membros da rede RAPS.
Juntamente com dados pessoais e de formação profissional e política, o documento traz também informações relevantes como coligações, limites de gasto estimado, histórico de cargos exercidos, receitas e despesas da campanha e principais doadores de recursos.
O diretor executivo da RAPS, Marcos Vinicius de Campos, explica no documento o que a RAPS espera dos candidatos listados. “Para mudarmos o Brasil, é fundamental que os candidatos façam campanhas eleitorais abertas, participativas e de baixo custo e, uma vez eleitos, exerçam mandatos inspiradores e transformadores. É isso que esperamos de todos os nomes aqui apresentados”, reiterou.
O relatório de candidaturas RAPS está disponível no site institucional para consulta e download gratuito.
Clique aqui para acessá-lo.
 

[ssba-buttons]

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS