RAPS - Empreendendo na política por um Brasil sustentável

RAPS - Empreendendo na política por um Brasil sustentável

RAPS - Empreendendo na política por um Brasil sustentável
Loading...

Educação e combate às desigualdades são destaques na segunda semana do Curso Um Brasil Sustentável


Publicado em 03/09/2018


Educação para a transformação e combate às desigualdades foram destaques na segunda semana do Curso Um Brasil Sustentável: Visões, Desafios e Direções, realizado nos dias 22 e 23 de agosto, em São Paulo. Especialistas dos diversos setores participaram de painéis com os temas Cidades Sustentáveis, Reforma Política, Educação e Combate às Desigualdades. O evento é uma parceria da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS, o canal Um Brasil, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a FecomercioSP. Você pode conferir mais informações sobre a primeira semana do curso clicando aqui.
O debate sobre cidades sustentáveis, realizado no dia 22, reforçou a necessidade de se combater as desigualdades no ambiente urbano, além de educar gestores e cidadãos para a melhoria da qualidade de vida nos municípios. Oded Grajew, empresário e membro do conselho diretor da RAPS, junto com Kazuo Nakano, arquiteto e professor do Instituto das Cidades da Unifesp, debateram sobre o que é necessário para se ter cidades sustentáveis no país, citando indicadores como qualidade do ar, saúde, educação e transporte, muito usados como métodos de avaliação quando, na opinião deles, deveriam ser usados para a produção de metas. O diálogo envolveu também a necessidade de conciliar questões globais e locais, além da Nova Agenda Urbana, proposta na Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano sustentável (Habitat III), realizado em 2016, no Equador. De acordo com Grajew, é necessário superar certo desalento da sociedade em relação à necessidade de mudanças, que serão feitas apenas com a participação popular.
O segundo painel do dia discutiu reforma política, com Mônica Sodré, diretora executiva da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS, e Raiane Severino, socióloga e professora da Unifesp. A questão central do debate foi a reforma política. As debatedoras discutiram a diferença a reforma política da reforma eleitoral. Mônica Sodré disse “que as democracias não são todas iguais e é necessário educação política para membros dos governos e para a sociedade em geral”.
Tema prioritário em diversos debates, a educação esteve presente também no primeiro painel do quinto dia de curso. Alexandre Schneider, Secretário Municipal de Educação de São Paulo, e Viviane Mosé, escritora, filósofa e psicanalista, debateram o tema, questionando o modelo atual da escola, contrapondo o mundo real com o digital, o aprendizado linear com o em rede e simultâneo, além de diferenciarem educação de escolarização, sendo um, parte integrante do outro. A conversa abordou também temáticas como a escola em tempo integral – apontando que não necessariamente ela gera um ensino integral, além da educação fora da sala de aula, a cidadania, e a integração do ensino com a comunidade.
O tema de encerramento foi inclusão social e combate à desigualdade. Os convidados foram Ladislau Dowbor, economista e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e Zysman Neiman, professor da Unifesp. Os professores ressaltaram a desigualdade não só de degradação para os mais pobres, mas do consumo excessivo dos mais ricos, e os impactos ambientais gerados por essa disparidade. Dowbor “ressaltou a degradação social, política e ética da sociedade global, e citou que os juros e o mercado das dívidas são a nova forma de exploração do capitalismo moderno. ” Ao final, o professor ainda ressaltou o potencial brasileiro para um novo modelo econômico sustentável.


TAGS: Cidades SustentáveisCombate à DesigualdadeEducaçãoFecomercioSPMônica SodréReforma PolíticaSustentabiildadeUM BRASILUm Brasil SustentávelUNIFESP


Newsleter

RECEBA A NEWSLETTER DA RAPS

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento

* Campo obrigatório

Blog

Nossas Notícias

Problema plástico

Problema plástico

Por Paulo Litro, Líder RAPS e deputado estadual (PSDB-PR) O Brasil possui um cenário desafiador no que se refere a...

Saiba Mais
RAPS Newsletter – Ano 4, nº 52

RAPS Newsletter – Ano 4, nº 52

RAPS Newsletter – Ano 4, nº 52, 08 de Abril de 2019 Rede RAPS  Líderes RAPS são destaque no Ranking dos...

Saiba Mais
RAPS Newsletter – Ano 4, nº 51

RAPS Newsletter – Ano 4, nº 51

RAPS Newsletter – Ano 4, nº 51, 01 de Abril de 2019 Rede RAPS  Encontro de Líderes RAPS em Brasília  Na última semana,...

Saiba Mais

Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support