menu
Voltar

Entidades da sociedade civil lançam o Pacto Pela Democracia

20 de junho de 2018

Entidades da sociedade civil lançam o Pacto Pela Democracia

Cerca de 60 organizações e movimentos da sociedade civil lançaram oficialmente, na noite de 13/06, o Pacto pela Democracia, uma plataforma de ação conjunta em defesa da construção democrática no Brasil. A Rede de Ação Política Pela Sustentabilidade – RAPS é uma das signatárias.
O ato de lançamento, realizado no auditório da Bienal em São Paulo, reuniu representantes de diversas organizações da sociedade civil, partidos políticos e pré-candidatos – mais de uma dezena deles integrantes da RAPS.
“Esse é um chamado para, por dentro da Democracia, aprimorar o processo democrático”, definiu José Marcelo Zacchi, um dos mestres de cerimônia do evento. Citando o manifesto, assinado pelas diversas entidades, Zacchi lembrou que “poucas vezes foi tão difícil afirmar o pluralismo, a tolerância e o convívio com a diferença no espaço público ” no Brasil, e completou dizendo ser necessário “recuperar o horizonte comum de uma sociedade livre, dinâmica e solidária, com igualdade de direitos, liberdades e oportunidades para todos “.
Entre as organizações signatárias estão também Instituto Ethos, Instituto Igarapé, Conectas, Transparência Internacional, Fundação Tide Setubal, Alana, Geledés – Instituto da Mulher Negra, Fundação Avina, Instituto Sou da Paz, Idec, Centro de Liderança Pública (CLP) e Instituto Update. Confira a lista completa.
“Esperamos que esse pacto possibilite que nós, mulheres negras, tenhamos voz e possamos colocar as nossas questões no processo político e nos espaços de poder”, exigiu Marya Silva, presidente do Conselho Diretor de Geledés Instituto da Mulher Negra. Ela participou da primeira rodada de manifestações durante o ato, em que algumas das organizações que integram o Pacto pela Democracia apresentarem seus pontos. Oded Grajew, fundador de diversas ONGs e membro do Conselho Diretor da RAPS, destacou a necessidade organizações da sociedade civil prestem atenção nas eleições legislativas. “A nossa batalha deve ser para que a sociedade brasileira faça escolhas mais conscientes e responsáveis para o Congresso Nacional”, defendeu.
O evento teve mais dois momentos. Um deles foi dedicado a representantes de nove partidos políticos: NOVO, PSDB, PDT, PPS, PSB, PSOL, PV, PT e REDE Sustentabilidade. Um terceiro momento contou com a participação de candidatos vinculados a organizações como a RAPS e o partido Frente Favela Brasil; e movimentos como Bancada Ativista, Acredito, Agora! e RenovaBr. Mais quarenta integrantes desses grupos subiram ao palco, entre eles, diversos fazem parte da RAPS.
Dia pela Democracia
Em abril, algumas das entidades que participam da iniciativa do Pacto pela Democracia organizaram um dia de atividades na Avenida Paulista. Na ocasião, o GT Mulheres RAPS (grupo organizado autonomamente por um conjunto de mulheres membros de nossa rede), em conjunto com a associação Artemis, a Marcha das Mulheres Negras e o Agora é Que São Elas, promoveu uma roda de conversa sobre Representatividade, Diversidade e Democracia.
Clique aqui para ler reportagem sobre o evento

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS