menu
Voltar

Especialista diz que somente os governos podem vencer os desafios do século XXI

22 de agosto de 2017

Especialista diz que somente os governos podem vencer os desafios do século XXI

“Governo e Liderança Política: a última grande esperança da humanidade”. Este foi o enfoque da palestra do professor Steve Jarding, da Universidade de Harvard (EUA), proferida ontem na sede da RAPS em São Paulo, com transmissão ao vivo e online.
Segundo ele, o mundo vive tempos difíceis com uma imensa desconexão entre as lideranças   e a sociedade. Somando-se a isso, citou os dramas que a humanidade vem enfrentando em escala planetária, como crise econômica,  terrorismo, corrupção,  desigualdade social, aquecimento global, o drama dos refugiados, escassez de recursos naturais, só para citar os mais evidentes.
Por outro lado, Steve Jarding destacou que a curva de conhecimento humano nunca cresceu tão significativamente em toda a história. “Nossa capacidade de aprender nunca foi tão grande como agora. O avanço tecnológico promove e dá escala ao conhecimento técnico e científico em todas as áreas e numa velocidade gigante. Se o cenário é deprimente, hoje temos inteligência para pensar, criar e resolver os principais problemas da humanidade.”
Ele destacou que vários setores estão empenhados na busca das soluções ou, pelo menos, na redução dos danos que vitimizam a sociedade e citou a atuação de organizações e iniciativas de caráter filantrópico, humanitário, religioso, cultural e educacional de todas as partes do planeta como grandes aliados nessa tarefa.
Entretanto, o especialista norte-americano em políticas públicas alertou que todas essas iniciativas juntas não dão conta de resolver as demandas sociais mundiais. “Nenhum desses grupos pode substituir o papel dos governos. É por isso que eu digo que nossa última esperança está nas mãos dos governos. Mas as lideranças políticas precisam se reinventar e os países que deverão protagonizar esses processos são Estados Unidos, Rússia, China, Índia, principais países da Europa e o Brasil.”
Steve Jarding disse que o Brasil reúne excelentes condições para se tornar uma grande liderança mundial. Possui grande riqueza em recursos naturais e humanos, mas padece de governos corruptos. Na visão dele, é mais do que urgente virar essa triste página e assumir um novo modelo de liderança política para enfrentar e vencer os desafios do século XXI.
“Não importa a ideologia, a vertente política, o gênero ou a religião. Liderança é atitude e sua ação criará impacto na sociedade e provocará as mudanças e os resultados que a humanidade tanto anseia. O segredo da liderança é saber que dá para fazer e ter a coragem de enfrentar a tarefa com seriedade, ética e comprometimento. Este é o líder do século XXI”, finalizou.

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS