menu
Voltar

Especialistas orientam sobre comunicação digital e mensagem do candidato

20 de agosto de 2017

Especialistas orientam sobre comunicação digital e mensagem do candidato


Ainda na parte da manhã, o Curso de Campanhas Eleitorais da RAPS abordou o tema Comunicação Digital e Segmentação do Eleitorado, apresentado pelo Empreendedor Cívico 2017 Maurício Moura, especialista em pesquisa, big data e comunicação digital. Ele foi um dos responsáveis pela campanha vitoriosa da prefeita de Caruaru (PE) Raquel Lyra (PSDB), que também é Líder RAPS.
Moura destacou que uma campanha bem estruturada deve ter clareza em relação ao eleitorado a ser conquistado, incluindo informações sobre o contexto social e regional do segmento a ser trabalhado.  “A comunicação da campanha deve ter um foco bem definido e é fundamental as ferramentas modernas de comunicação digital, que atualmente tornam as campanhas mais baratas e com maior abrangência”, explicou.
Os diversos tipos de pesquisa, o mapeamento do contexto político e as tendências durante a campanha também foram aspectos que Maurício Moura abordou em sua palestra.
O empresário Rodrigo Barbosa e Silva, de Guarapuava (PR), bolsista do Programa de Desenvolvimento de Novas Lideranças, da  parceria Leman-RAPS, disse que o curso de Campanhas Eleitorais é fundamental para que as novas lideranças possam ir para a disputa com maior preparo e conhecimento técnico.

 
Big data
Na parte da tarde, o tema foi Marketing Político, apresentado por Moriael Paiva, da Ideia Big Data. Com enfoque para as eleições de 2018, ele apontou a importância das plataformas digitais na comunicação de um modo geral, o que impacta também as campanhas eleitorais.
Segundo ele, atualmente são 130 milhões de usuários da internet no Brasil. Com isso, a audiência dos veículos tradicionais (TV, Rádio e impresso) caiu de forma significativa, especialmente entre a população jovem, permanentemente conectada à rede.
Em 2018, o desafio da eleição será a segmentação do público e da mensagem. “Com o big data é possível mapear os interesses individuais, compreender sentimento, vontades, desejos, insatisfações para só então comunicar com a mensagem certa.”
O jornalista Victor De Martino, também da Ideia Big Data, finalizou a segunda parte do tema falando sobre o papel da imprensa na campanha eleitoral. Ele orientou os participantes sobre relacionamento com a imprensa, gerenciamento de crise, qualidade da mensagem e comportamento durante o debate eleitoral.
Clique aqui para saber como foi a primeira palestra do curso.

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS