menu
Voltar

Estudo apresenta diagnóstico dos municípios com Lideranças RAPS

31 de julho de 2017

Estudo apresenta diagnóstico dos municípios com Lideranças RAPS

Um dos momentos de maior expectativa do Encontro de Executivos e Legislativos RAPS foi a apresentação do diagnóstico feito pela organização dos 55 municípios onde há lideranças RAPS na gestão pública ou na Câmara Municipal.
Bruna Antunes, colaboradora da Área de Apoio à Ação Política e responsável pela pesquisa, apresentou os dados estatísticos relacionados a seis planos de políticas municipais que dialogam com algumas áreas estratégicas dentro do tema da sustentabilidade. O Plano Diretor, Plano Municipal de Educação, Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Plano Municipal de Mobilidade Urbana, Plano Municipal de Saneamento Básico e Política Municipal de Mudanças Climáticas foram as fontes de coleta de dados para a análise. Segundo Antunes, o objetivo da pesquisa não foi constranger as lideranças presentes, mas sim de oferecer um suporte aos mandatos. “A pesquisa não é simplesmente para apontar, mas sim para conscientizar os membros [da RAPS] sobre a situação dos planos em seus respectivos municípios”, explicou.
A discussão que se seguiu abrangeu também a questão da transparência dos dados, já que as informações foram pesquisadas por meio de motores de pesquisa (Google), serviços de informação eletrônico ao cidadão (e-SIC) ou ouvidorias e contatos diretamente com os Órgãos responsáveis. Alguns municípios, entretanto, apresentaram dificuldades na disponibilização de informação no e-SIC, por exemplo. A prefeita de São Bento do Una (PSB – PE) Débora Almeida, que é Líder RAPS, salientou a importância de transformar as informações em conteúdo de fácil compreensão para a população.
Desenvolvimento por meio da democratização
Num segundo momento da tarde, houve uma apresentação de dados estatísticos dos municípios das lideranças feita pela Muove Brasil. Essa startup tem por missão promover o desenvolvimento por meio da democratização de conhecimento e soluções para municípios brasileiros, dando suporte na tomada de decisão de gestores públicos, sociedade, empresas, investidores e organizações sociais.
Ricardo Oliveira e Erick Baumgartner, colaboradores da Muove, trouxeram vários exemplos de coletas de informações, demonstrando as particularidades de cada local e, dependendo do caso, quanto é relativa a ordem de importância de determinados indicadores. Os dois também propuseram um exercício prático: convidaram as lideranças a acessarem o site da Mouve (https://www.muovebrasil.com/#/home), por meio de seus celulares, e fazerem uma pesquisa sobre os municípios, buscando um diagnóstico instantâneo com alguns dados.
 

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS