menu
Voltar

Evento debate a história dos grupos políticos catarinenses

3 de julho de 2018

Evento debate a história dos grupos políticos catarinenses

Os grupos políticos em Santa Catarina, sua história e influências na atualidade foram temas abordados no evento Jornadas Inspiradoras, realizado no último dia 25 de junho, em Florianópolis (SC), e organizado pelo comitê piloto da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS no estado. A atividade contou com a participação de 30 pessoas, entre lideranças RAPS locais e estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Na avaliação de Anderson Giovani, Empreendedor Cívico RAPS e colaborador da organização, o Jornada Inspiradoras contribuiu “mais do que apenas para passar conteúdo, sendo um momento de contato entre as lideranças, seguindo o princípio da amizade cívica”.
A professora da Udesc Paula Chies Schommer realizou a abertura do evento, seguido pelo painel de Dr. Salomão Ribas Jr., político e presidente da Academia Catarinense de Letras, que fez um resgate histórico da política no estado. Ele citou personagens importantes da história política de Santa Catarina, o desenvolvimento dos partidos na região e suas relações com a conjuntura nacional, além de contar sobre seus dois mandatos como Deputado Estadual, entre 1983 e 1991.
Em seguida, o jornalista Upiara Boschi teceu comentários sobre a política recente em Santa Catarina, o contexto atual dos partidos políticos, além de abordar os atuais grupos políticos no estado. Após as apresentações, realizou-se um debate entre os presentes sobre os painéis, mediados pela professora Paula Schommer. Temas como a participação e a representatividade da mulher na política, além da entrada de novas lideranças no cenário catarinense foram levantados durante o evento.
Também presente no evento, Joyce Barros, colaboradora do comitê catarinense, avaliou o resultado “como muito positivo”. Segundo ela, o comitê “pretende fazer mais eventos do tipo, para o encontro e a integração das lideranças da RAPS no estado”.

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS