menu
Voltar

Governador do Mato Grosso participa de evento na RAPS

1 de julho de 2016

Governador do Mato Grosso participa de evento na RAPS

Governador Pedro Taques (esq.) e o diretor executivo da RAPS, Marcos Vinícius de Campos
O governador Pedro Taques foi convidado a falar sobre governança, inovação e desafios para superar a crise política e econômica
 
O governador do Mato Grosso Pedro Taques (PSDB) foi o convidado especial da RAPS para o encontro Desafios da Governança para o Desenvolvimento Sustentável, realizado nesta sexta, 1/7, em São Paulo.
Ele foi recepcionado pelo presidente do conselho diretor da organização, Guilherme Leal e pelo diretor executivo, Marcos Vinícius de Campos. Leal abriu o encontro destacando que a RAPS vem cumprindo sua missão de promover o diálogo aberto entre governadores, prefeitos, parlamentares e demais lideranças políticas para uma rica troca de experiências, projetos e ações bem sucedidas de gestão e inserção social. “É assim que compartilhamos a esperança de que é possível transformar o cenário político em que estamos, por mais caótico que ele esteja hoje”, explicou Guilherme Leal.
Em sua explanação, o governador Pedro Taques falou sobre a crise econômica do país e a falta de credibilidade das instituições públicas. Segundo ele, “não há possibilidade de sucesso econômico sem o restabelecimento de uma relação de confiança em todos os setores da sociedade”.
Ele falou da relação comercial entre o Brasil e a China como um dos importantes aspectos   para o aquecimento da economia nacional, mas ressaltou a necessidade urgente de o Brasil fazer sua reforma tributária e estabelecer parcerias com os diferentes setores da sociedade. “O cidadão quer ter acesso a bens e serviços, mas a atual legislação tributária brasileira inviabiliza a possibilidade de termos mercado. As parcerias com a iniciativa privada serão fundamentais para enfrentarmos esse período de crise pois o governo não consegue resolver tudo sozinho.”  Ele também salientou sua preocupação com a questão da energia e disse que o país precisa buscar novas matrizes energéticas.
Sobre a crise política que o Brasil atravessa, Pedro Taques avaliou que a histórica dicotomia PT x PSDB revela uma hipocrisia que não faz bem ao país. “O Brasil é muito maior do que isso”, disse ele,  afirmando também que é preciso ter cuidado com quem acirra ainda mais  a polarização na campanha eleitoral deste ano.  “Tenho preocupação com os candidatos ‘salvadores da pátria’ ou reacionários.”
Inovação
Questionado sobre a agenda de inovações de sua gestão, o governador Pedro Taques falou sobre a criação do parque tecnológico do Mato Grosso, com incubadoras de projetos, startups e ações que levem a um serviço público de eficiência e qualidade, além de outras iniciativas com potencial transformador, como o Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção, criado em seu governo. “O brasileiro não é geneticamente corrupto. Nem historicamente corrupto. O que temos é uma cultura política que coloca o conceito de ‘público’ como algo de ninguém, o que favorece a ideia de corrupção, quando deveria ser justamente o contrário, pois o que é público é de todos. Por isso, é imprescindível a participação da sociedade na elaboração das políticas públicas e no exercício do controle social.”
Ao encerrar o encontro, o diretor executivo da RAPS Marcos Vinícius de Campos reforçou o compromisso da organização com a construção de debates que contribuam para o fortalecimento da democracia e defendeu a revisão do pacto federativo para o Brasil.
Governador Pedro Taques (MT) fala para lideranças RAPS

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS