RAPS - Empreendendo na política por um Brasil sustentável

RAPS - Empreendendo na política por um Brasil sustentável

RAPS - Empreendendo na política por um Brasil sustentável
Loading...

Governo aberto é mais eficiente


Publicado em 28/03/2019

Publicado em Folha de S.Paulo

Por Alexandre Schneider, Líder RAPS (PSD-SP), e Fernanda Campagnucci

A recente iniciativa do governo federal em alterar a Lei de Acesso à Informação (LAI), que permitiria a ampliação da capacidade de ocultação de dados públicos –felizmente cancelada–, abre debate relevante sobre a importância de políticas de governo aberto no combate à corrupção, fortalecimento da democracia e maior eficiência dos governos.

Nos últimos seis anos, a LAI trouxe avanços importantes às instituições públicas. O governo federal, estados e municípios estabeleceram o diálogo com a população, que hoje pode solicitar acesso a documentos e informações e tem meios de cobrar prazo e responsáveis. Ampliaram-se a possibilidade de controle social e a qualidade do jornalismo investigativo, agora com acesso a dados antes disponíveis de acordo com o juízo do gestor público de plantão.

É necessário avançar além dos mecanismos de fiscalização do Estado, adotando o paradigma de governo aberto, em que o padrão da gestão de informações governamentais é o de abrir os dados ao público em um formato legível por computadores.

Políticas de governo aberto permitem uma mudança na forma de interação entre sociedade e Estado. Substituem a mera cobrança ou a desconfiança entre as partes por um compromisso mútuo de desenho e implementação de políticas com base em evidências.

Não por acaso, a lei sancionada em janeiro pelo governo dos EUA que torna padrão a política de governo aberto naquele país tem o nome de Fundamentos para Políticas Públicas Baseadas em Evidências. Países como França e Alemanha já adotam políticas afins.

No Brasil também há experiências exitosas, como a do “Pátio Digital”, experiência de governo aberto e transformação digital reconhecida internacionalmente como boa prática de inovação pública.

Para ler mais, clique aqui.


TAGS: Alexandre SchneiderFolha de S.PauloLider RAPStransparência


Newsleter

RECEBA A NEWSLETTER DA RAPS

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento

* Campo obrigatório

Blog

Nossas Notícias

Problema plástico

Problema plástico

Por Paulo Litro, Líder RAPS e deputado estadual (PSDB-PR) O Brasil possui um cenário desafiador no que se refere a...

Saiba Mais
RAPS Newsletter – Ano 4, nº 52

RAPS Newsletter – Ano 4, nº 52

RAPS Newsletter – Ano 4, nº 52, 08 de Abril de 2019 Rede RAPS  Líderes RAPS são destaque no Ranking dos...

Saiba Mais
RAPS Newsletter – Ano 4, nº 51

RAPS Newsletter – Ano 4, nº 51

RAPS Newsletter – Ano 4, nº 51, 01 de Abril de 2019 Rede RAPS  Encontro de Líderes RAPS em Brasília  Na última semana,...

Saiba Mais

Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support