menu
Voltar

II Módulo de Formação 2019: sustentabilidade e política

2 de agosto de 2019

II Módulo de Formação 2019: sustentabilidade e política

O Módulo II de Formação dos 64 Líderes RAPS 2019, realizado nos dias 27 e 28 de julho, em São Paulo (SP), promoveu o painel “O que é essa tal de sustentabilidade?”, onde debateu a questão por diversos pontos de vista.

Alfredo Sirkis, Líder RAPS, jornalista, escritor e ex-deputado federal esteve presente no debate e contou sobre a sua atuação em torno da causa da sustentabilidade e apontou as evidências que atestam que a situação climática piorou muito, com vários exemplos atuais no mundo que comprovam a gravidade da questão. Além disso, afirmou que vivemos um momento de retrocesso ambiental, com desmonte histórico dos mais de 30 anos de construção de políticas públicas.

 

Alfredo Sirkis, Líder RAPS, jornalista, escritor e ex-deputado federal | Foto: Caroline Siqueira

 

Sobre a realidade brasileira, Sirkis destacou que temos fenômenos meteorológicos extremos, como seca no nordeste e outros muitos problemas, e apontou a necessidade de focar as políticas relacionadas ao clima também em níveis estaduais e municipais.

Por fim, destacou que os países democráticos precisam de equilíbrio de todas as forças políticas em torno da causa ambiental. ““A questão climática e ambiental não é de direita e nem de esquerda, é da humanidade”, resumiu Alfredo Sirkis.

 

Com o microfone, Ângelo Lima, secretário-executivo do Observatório da Governança das Águas | Foto: Caroline Siqueira

 

No mesmo painel, Ângelo Lima, secretário-executivo do Observatório da Governança das Águas (OGA), também abordou o papel da política na discussão sobre a sustentabilidade. “Não dá para pensar sustentabilidade se a gente não tiver democracia”, declarou. Para ele, essa é base para que exista o debate que contemple diferentes opiniões e interesses legítimos sobre o tema.

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS