menu
Voltar

II Módulo de Formação 2019: sustentabilidade e política

2 de agosto de 2019

II Módulo de Formação 2019: sustentabilidade e política

O Módulo II de Formação dos 64 Líderes RAPS 2019, realizado nos dias 27 e 28 de julho, em São Paulo (SP), promoveu o painel “O que é essa tal de sustentabilidade?”, onde debateu a questão por diversos pontos de vista.

Alfredo Sirkis, Líder RAPS, jornalista, escritor e ex-deputado federal esteve presente no debate e contou sobre a sua atuação em torno da causa da sustentabilidade e apontou as evidências que atestam que a situação climática piorou muito, com vários exemplos atuais no mundo que comprovam a gravidade da questão. Além disso, afirmou que vivemos um momento de retrocesso ambiental, com desmonte histórico dos mais de 30 anos de construção de políticas públicas.

 

Alfredo Sirkis, Líder RAPS, jornalista, escritor e ex-deputado federal | Foto: Caroline Siqueira

 

Sobre a realidade brasileira, Sirkis destacou que temos fenômenos meteorológicos extremos, como seca no nordeste e outros muitos problemas, e apontou a necessidade de focar as políticas relacionadas ao clima também em níveis estaduais e municipais.

Por fim, destacou que os países democráticos precisam de equilíbrio de todas as forças políticas em torno da causa ambiental. ““A questão climática e ambiental não é de direita e nem de esquerda, é da humanidade”, resumiu Alfredo Sirkis.

 

Com o microfone, Ângelo Lima, secretário-executivo do Observatório da Governança das Águas | Foto: Caroline Siqueira

 

No mesmo painel, Ângelo Lima, secretário-executivo do Observatório da Governança das Águas (OGA), também abordou o papel da política na discussão sobre a sustentabilidade. “Não dá para pensar sustentabilidade se a gente não tiver democracia”, declarou. Para ele, essa é base para que exista o debate que contemple diferentes opiniões e interesses legítimos sobre o tema.


Tags

Últimas do blog

19 de dezembro de 2019

Retrospectiva RAPS 2019

Chegamos ao fim de 2019 com várias conquistas e muitos desafios. Hoje a nossa rede reúne 677 pessoas, 177 delas no exercício de cargos eletivos, que se dedicam todos os dias a fortalecer os valores da democracia e da sustentabilidade. A equipe da RAPS tem [...]

Leia Mais
19 de dezembro de 2019

RAPS divulga publicação sobre mandatos coletivos e compartilhados

A RAPS disponibiliza a publicação “Mandatos Coletivos e Compartilhados: Desafios e possibilidades para a representação legislativa no século XXI”, coordenada pelo Líder RAPS Leonardo Secchi e que tem como coautores Ricardo Alves Cavalheiro, Willian Quadros da Silva, Saulo Francisco Paganela e Leticia Elena Ito. O [...]

Leia Mais
13 de dezembro de 2019

Parceria: Líderes da Fundação Lemann acompanharão formação da RAPS

A RAPS anuncia o resultado de processo seletivo que disponibilizará vagas em sua formação para membros das redes Talentos da Educação, Lemann Fellows, Talentos da Saúde, Ponte de Talentos, Novas Portas e Terceiro Setor Transforma, redes apoiadas pela Fundação Lemann, uma das apoiadoras institucionais da [...]

Leia Mais
RAPS