menu
Voltar

Iluminação pública e efeito estufa são os temas do BBP desta semana

30 de junho de 2021

Iluminação pública e efeito estufa são os temas do BBP desta semana

Com a ameaça de racionamento de energia por causa da crise hídrica, mais do que nunca se faz necessário implementar ações de consumo consciente de água e energia. E o Líder RAPS Douglas Lucena (PSB-PB) fez uma ação em Bananeiras, na Paraíba, que resultou em uma redução de 25% no consumo de energia gasta com iluminação pública. Esse é o destaque da reportagem da série sobre o Banco de Boas Práticas da RAPS, junto com um Projeto de Lei apresentado pelo ex-vereador, e Líder RAPS, Gilberto Natalini (PV-SP) que estabeleceu metas para a redução de emissões de poluentes pela frota municipal de veículos do município de São Paulo.

Programa de Eficiência Energética

Líder RAPS Douglas Lucena (PSB-PB) lançou o Programa de Eficiência Energética na cidade de Bananeiras, na Paraíba, durante seu segundo mandato como prefeito. O município de apenas 21 mil habitantes foi o primeiro do estado trocar as lâmpadas comuns por LED. A economia média mensal registrada representa 25% dos gastos do município com iluminação pública. O impacto real foi a redução de 50.780 kWh/mês, o que representa 14,99 toneladas de CO2 a menos por mês na atmosfera.

Até o fim do seu mandato, Lucena havia trocado 94% das lâmpadas utilizadas no ambiente urbano com fins de iluminação pública, e outras 807 luminárias de LED foram instaladas. Também foram instaladas 520 novas luminárias de LED nos 3 distritos existentes (Roma, Vila Maia e Tabuleiro), totalizando 100% das luminárias distritais. A zona rural também recebeu um investimento semelhante, com a instalação de 700 novas luminárias de LED, o que representa cerca de 30% do ambiente rural bananeirense.

Gases de efeito estufa

A sustentabilidade sempre foi uma das principais preocupações do Líder RAPS Gilberto Natalini (PV-SP) nos seus cinco mandatos como vereador no município de São Paulo. Em 2017, ele propôs um projeto de lei, o PL 300/2017 (posteriormente virou a Lei 16.802/2018) que prevê a transição da frota municipal de veículos movidos à combustível fóssil para veículos movidos por alternativas mais limpas, como os elétricos ou híbridos.

O PL estabeleceu ainda metas para redução das emissões dos Gases de Efeito Estufa (GEE) decorrentes da frota municipal. O texto prevê a diminuição, até 2028, de 90% da poluição por material particulado e 50% da redução dos GEE. E até 2037, a meta é de uma queda de 95% do particulado e a 100 % dos gases. Uma vez promulgada, a Lei deu origem ao Comitê Gestor do Programa de Acompanhamento da Substituição da Frota por Alternativas Mais Limpas.

De acordo com a médica especialista em Patologia e Saúde Ambiental Evangelina Vormittag, morrem, ao ano, em torno de quatro mil pessoas por conta da poluição do ar na cidade de São Paulo. Os veículos pesados, entre eles os ônibus da frota municipal, mesmo sendo apenas 5% da frota do município, são responsáveis por cerca de metade da poluição do ar da cidade.

Banco de Boas Práticas

Todas as propostas que fazem parte do Banco de Boas Práticas (BBP) são iniciativas de Líderes RAPS com mandato que foram selecionadas durante a primeira edição do Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade,  realizado em 2020. Os projetos foram incluídos por grupo independente formado por profissionais da Fundação Getúlio Vargas, do Instituto Clima e Sociedade (ICS) e da Agenda Pública. RAPS enxerga essas iniciativas como projetos-modelo que merecem ser replicados.

Acesse aqui o Banco de Boas Práticas.

 

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS