menu
Voltar

Jovens discutem campanhas sustentáveis

24 de junho de 2016

Jovens discutem campanhas sustentáveis

Jovens RAPS 2016
Encontro propôs desafios com o tema das eleições deste ano
 
 
Um dos pontos principais do Encontro de Formação e Capacitação dos Jovens RAPS 2016, realizado na sede da RAPS nos dias 18 e 19/06, foi o chamado Desafio Jovens RAPS, que teve como tema as eleições deste ano com foco numa campanha sustentável.
A ideia é levantar alguns pontos provocativos, dividir os participantes em grupos para que, após um trabalho de debate e elaboração coletiva, fossem apresentados os pré-projetos relativos às demandas apresentadas, tais como: sustentabilidade como conteúdo de planos de governo, ações presenciais da candidatura, comunicação digital, financiamento de campanha e mobilização.
No dia 6 de agosto, durante evento que reunirá todas as turmas de Jovens RAPS, os projetos finalizados serão apresentados e poderão ser incorporados a campanhas de Líderes RAPS que irão disputar as eleições municipais de outubro.
Propostas
O grupo “Conteúdo: Sustentabilidade nas cidades” levantou algumas questões sobre a forma com que as leis são elaboradas. No pré-projeto apresentado, eles pensaram em medidas que melhorem esse processo. Segundo os Jovens RAPS Felipe Moreira e Ingrid Ferreira, integrantes desse grupo, muitas leis são feitas propositalmente com termos poucos acessíveis, dificultando a participação da sociedade civil.
“Ações Presenciais: Debates” é outro tema do Desafio deste ano. Os jovens desse grupo colocaram a chamada Metodologia do Aquário como um possível caminho para facilitar a interação dos participantes em torno de um determinado tema ou liderança. Essa forma de debate busca uma participação mais horizontal e coletiva, porém, conforme ressalva do próprio grupo, pode não ser eficiente quando há     um grande número de pessoas.
Antes de qualquer ação de comunicação é necessário planejar uma pesquisa sobre indicadores demográficos, buscando conhecer o público-alvo que será o destinatário da mensagem. Esse foi o ponto de partida do grupo “Comunicação digital: Redes Sociais”. Segundo eles, somente após um levantamento dessas informações, o candidato poderá escolher o melhor canal de comunicação ou rede social.
Os integrantes do grupo “Financiamento de Campanha: Crowdfunding” deverão responder à pergunta: “Como criar uma estrutura de financiamento coletivo da campanha dentro das novas regras eleitorais?”. Uma das principais dificuldades levantadas foi a impossibilidade do uso legal de ferramentas de arrecadação, visto a rigidez da legislação eleitoral sobre esse aspecto. O coordenador do encontro, Fernando Holanda, lembrou que novas ferramentas, como o Voto Legal, ainda em desenvolvimento, podem ser uma solução.
Já para o grupo “Mobilização”, o desafio foi criar uma estratégia de engajamento da sociedade nas atividades da campanha. A colaboradora Roberta Moreno sugeriu que o grupo proponha atividades de voluntariado, pois é um método eficaz de envolvimento dos eleitores.
 

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS