menu
Voltar

Leia o relatório de atividades 2022 da RAPS

14 de setembro de 2023

Encontro Lideranças Políticas 2022
Encontro com os participantes do Projeto Lideranças Políticas 2022.

Uma crise sanitária global, uma das eleições presidenciais mais importantes da história brasileira e um contexto social polarizado e de ataques à democracia. Em 2022, couberam vários anos. Foi nesse cenário que a RAPS completou sua primeira década de trajetória e frutificou seu amadurecimento, com uma série de ações que nos firmaram como uma relevante organização da sociedade civil. Os frutos deste trabalho estão compilados no nosso Relatório de Atividades 2022.

A RAPS foi além do desenvolvimento de lideranças políticas e, em colaboração estreita com a sociedade, desempenhou um papel fundamental para a manutenção do nosso sistema democrático. Com ênfase e foco no trabalho de advocacy, aprimoramos nossos processos com ciência de dados, coletando e analisando dados públicos que têm nos ajudado a identificar padrões, planejar ações e recomendar posicionamentos de forma mais estratégica e assertiva.

Assim, conseguimos, por exemplo, atuar na articulação para aprovar a Emenda de Kigali, que além de reduzir a emissão de gases poluentes, deu acesso ao Brasil a um fundo de 100 milhões de dólares para ações de transição climática.

Esse trabalho de advocacy também pautou nossa atuação internacional, reforçada com a participação na Climate Week e na COP 27, além da presença de Mônica Sodré no Parlamento Europeu. Assim, pudemos analisar o impacto de temas que temos acompanhado de perto na política brasileira, como a busca por uma economia mais sustentável, no cenário geopolítico global.

Além de uma das mais extensas pesquisas de opinião pública que relacionam violência e democracia, publicamos diversos documentos, como o Guia Prático para Mulheres na Política, com ações de prevenção e combate à violência de gênero nessa área e indicação dos canais de denúncia.

No contexto eleitoral, nos articulamos, desde o início do ano, para elaborar conteúdo técnico, pautar debates e apresentar propostas consideradas prioritárias para o país. Nesse sentido, um dos marcos foi nossa participação na rede Pacto pela Democracia e nos debates sobre transparência no pleito. Não à toa, a RAPS foi um dos membros do Observatório pela Transparência nas Eleições (OTE).

Essas e outras ações, bem como seus resultados, estão relatadas no nosso relatório de atividades. Nele, contamos um pouco do muito que fizemos em 2022, com a transparência e honestidade que sempre pautaram nosso trabalho.

Acesse já, leia compartilhe e vamos juntos por uma política que transforme, que inove, que inspire.

[ssba-buttons]

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS