menu
Voltar

Lideranças RAPS compartilham experiências da prática legislativa

2 de maio de 2018

Lideranças RAPS compartilham experiências da prática legislativa

Da esquerda para a direita: a Jovem RAPS Ingrid Relvão, o Líder RAPS e vereador de Vinhedo Rodrigo Paixão e a Líder RAPS Lia Lopes

 
Troca de experiências e o conhecimento na prática sobre o funcionamento do legislativo foram os pontos fortes da primeira edição de 2018 do Programa Cidadão RAPS, realizado nos dias 23 e 24 de abril. As lideranças RAPS Lia Lopes e Ingrid Relvão acompanharam o mandato de Rodrigo Paixão, vereador em Vinhedo, trazendo novas visões sobre as ações cotidianas de cargo representativo e descobrindo o impacto positivo que a atuação em uma Câmara de Vereadores pode trazer para a sociedade.
Anfitrião desta edição, o Líder RAPS Rodrigo Paixão (REDE – SP), considerou positivo o resultado final, destacando que, além de compartilhar conhecimento, ele também aprendeu com a experiência. “O Programa Cidadão fez com que eu saísse da zona de conforto, tomando contato com pessoas de outros lugares, de partidos diferentes do meu, e que trouxeram um olhar diferente sobre as questões do meu mandato”, afirmou. Para ele, o ponto alto foi o acompanhamento da sessão plenária na Câmara e a explicação de sua dinâmica. Rodrigo Paixão também ressaltou a aproximação que o Programa Cidadão criou entre a RAPS e seu mandato, e espera que esse intercâmbio possa se tornar referência para outros mandatos dentro e fora da organização.
Para Lia Lopes, Líder RAPS 2018 e uma das participantes desta edição, a experiência superou suas expectativas. “A vereança é uma representação política muito forte. Eu não tinha dimensão disso”, disse. Ela também ressaltou os esforços do vereador Rodrigo Paixão e de sua equipe para realizarem uma agenda dinâmica, que abrangeu desde a sessão ordinária na Câmara até visitas a secretarias municipais e ações de fiscalização.
A Líder comentou sobre a reunião realizada com uma empresa privada que cuida das informações dos moradores da cidade de Vinhedo, com o objetivo de planejar políticas públicas para a regulamentação sobre o uso de dados. Para Lia, isso mostrou como um vereador possui um papel importante de fiscalização e precisa conhecer a realidade para sugerir políticas públicas adequadas: “Os projetos de lei não devem sair da cabeça do legislador”, ressalta.
Na opinião de Ingrid Relvão, Jovem RAPS, a experiência realçou sua visão sobre a importância do cargo de vereador e o impacto positivo que ele pode trazer à sociedade. Para ela, todos os cidadãos precisam conhecer melhor as funções políticas dos vereadores, para apoiá-los e também para pressioná-los. “Quando você tem consciência do que um vereador pode fazer, você tem uma consciência maior do que pode cobrar”, afirma a Jovem RAPS.
Além das atividades já citadas, o vereador e as duas participantes do Programa acompanharam sessões ordinárias da Câmara; auxiliaram na resolução de um conflito entre um lava-rápido, que presta serviço à prefeitura, e seus vizinhos; e estiveram presentes a uma reunião sobre problemas na distribuição de medicamentos no município. Logo no primeiro dia de atividades, os três concederam uma entrevista à uma rádio local, na qual explicaram o que é a RAPS, o Programa Cidadão e debateram sobre a atuação de um vereador e a produção de um projeto de lei.

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS