menu
Voltar

Lideranças RAPS contam sobre suas experiências no Programa Cidadão de Junho

29 de junho de 2018

Lideranças RAPS contam sobre suas experiências no Programa Cidadão de Junho

Os participantes do Programa Cidadão de junho contaram suas experiências e impressões nos os dias de intercâmbio em mandatos de Líderes RAPS. O Programa Cidadão, criado em 2017, é uma oportunidade de aprendizado e troca de experiências entre os membros da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS, em que integrantes com mandato abrem seus gabinetes para outras lideranças da organização acompanharem sua rotina, e entenderem a política institucional na prática. O Programa tem edições mensais programadas até novembro de 2018 em diversas cidades do país, e já contou com atividades nos municípios de Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Itajaí (SC), São Paulo (SP) e Natal (RN), entre outros.
Marcos Papa (REDE), vereador em Ribeirão Preto (SP) recebeu em seu mandato, durante os dias 20 e 21 de junho, as Líderes RAPS Surya Guimarães (Campinas – SP) e Moira Lázaro (Catanduva – SP), além do Jovem RAPS José Pugliesi (Guaíra – SP). Nos dias 18, 19 e 20, o Líder RAPS Rogério Mônaco (São Paulo – SP) acompanhou o mandato da Secretária de Educação de Londrina (PR) Maria Tereza Paschoal (PSDB), e o vereador de Joinville (SC) Rodrigo Coelho (PSB) recebeu o Jovem RAPS Ítalo Lins, que viajou mais de 3200km, de Jaboatão dos Guararapes (PE) até o município catarinense, para participar das atividades. Leia abaixo depoimentos de quatro lideranças sobre a experiência com o Programa Cidadão.

 

Rogério Mônaco e a Secretária Maria Tereza, acompanhados da Assessora Administrativa Rosana Marchese e Assessora Pedagógica Mariângela Bianchini

 
Maria Tereza Paschoal
Secretária de Educação em Londrina (PR)
Anfitriã do Programa Cidadão
Recebeu o Líder RAPS Rogério Mônaco (São Paulo – SP)
“Foi uma experiência muito rica, tanto para ele, que entendeu sobre o funcionamento de uma secretaria de educação de fato, quanto para mim, porque ter alguém com a experiência do Rogério olhando para a secretaria e comentando o que está funcionando, é uma troca muito interessante. Nós fizemos uma reunião de apresentação com a equipe no primeiro dia, para o Rogério entender o funcionamento da secretaria e suas divisões. Ele acompanhou minha agenda durante os três dias de Programa Cidadão.
Quando se discute sobre educação, algumas vezes não se têm a noção de quem está na ponta fazendo acontecer. Foram três dias muito intensos. Quando ele me ligou, após o Programa, comentou que a experiência foi muito rica para ele também, de poder saber como uma secretaria funciona no município, como a educação acontece e quem a faz ela acontecer.
O Rogério tem uma história pessoal muito interessante, trabalhou em diversas empresas privadas e foi para a área pública. Eu já o conhecia por ter conversado com ele em eventos da RAPS. Ele fez colocações e observações sobre o que ainda posso construir, e isso foi muito valioso para minha atuação.
Na minha avaliação, o Programa Cidadão foi incrível, a pessoa que vem nos visitar tem um olhar diferente, e quem está no processo tem que ter abertura para recolher essas sugestões. Acho que o mais importante é agregar conhecimentos e trazer esse feedback. A passagem do Rogério por aqui realmente deu um gás, estou com ânimo renovado. No final da visita, posso dizer que, além de reflexões que fizemos ao longo das conversas, o Programa deixou a sensação de que estamos no caminho certo”.
Da esquerda para a direita: Surya Guimarães. vereador Marcos Papa e Moira Lázaro

 
Marcos Papa
Vereador em Ribeirão Preto (SP)
Anfitrião do Programa Cidadão
Recebeu as Líderes RAPS Surya Guimarães (Campinas – SP), Moira Lázaro (Catanduva – SP), e o Jovem RAPS José Pugliesi (Guaíra – SP).
“O Programa Cidadão foi excelente, e ter o José, a Moira e a Surya aqui trouxe uma sensação de muito conforto, porque a RAPS conseguiu nos aproximar. Nossos valores, como a amizade cívica e a ética, criou um vínculo muito forte entre nós, em um nível que nunca tinha vivenciado fora de São Paulo, durante os eventos da organização. Eu ouvi, dos três, que eles estavam saindo muito motivados daqui, que os dois dias de intensas atividades parlamentares os fizeram perceber que a escolha deles de fazer política está correta. Perceber que meu mandato pode ser uma fonte de inspiração, mostrando os meandros do processo político para a sociedade e para quem quer ocupar a política, fez com que eu me sentisse realizado.
Eles acompanharam a rotina de meu mandato enquanto estiveram aqui, interagiram em uma reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da eutanásia animal, que investiga casos da Coordenadoria de Bem-estar Animal do município, e é presidida por mim. Também estiveram em duas comissões especiais de estudos e na sessão legislativa. Foram dois dias meteóricos em que eles acompanharam meu dia a dia e puderam entender como levamos adiante o projeto do meu mandato.
As três lideranças que me acompanharam têm ações em suas cidades, e trouxeram suas experiências em cada área e ainda destacaram a importância das mulheres e de novas lideranças assumirem posições na política. Foi muito interessante trocar experiências pessoais e profissionais com cada um, e isso agregou muito na minha ação política”.
Moira Lázaro
Líder RAPS (Catanduva – SP)
Visitante do Programa Cidadão de Marcos Papa
“Assim que eu entrei na Câmara, o vereador estava realizando uma articulação com o movimento LGBT para o Dia Mundial do Orgulho LGBT [celebrado no dia 28/06]. Foi muito legal ver como ele trata o assunto. No dia 21 à tarde, participamos de uma audiência pública sobre parto humanizado, em um diálogo com a sociedade, com maternidades públicas e privadas, doulas, obstetras e enfermeiras. Achei muito agradável e enriquecedor entender como eles conduziram o debate. O evento me tocou bastante.
No dia seguinte passeamos com o vereador pelo centro de Ribeirão Preto, conversamos com os moradores, com os proprietários do comércio. Falamos da cidade, de sua economia e foi interessante ver como ele é reconhecido pelos cidadãos. Na parte da tarde acompanhamos outra coisa que me chamou muito a atenção: a CPI da eutanásia animal. Vimos debates com representantes da sociedade civil e do Conselho Estadual de Veterinária. Foi muito interessante ver como se conduz uma CPI e a seriedade desse processo.
O Programa Cidadão alterou a minha visão sobre a atuação política municipal, porque eu senti que dialogar com a sociedade não é tão difícil se tivermos organização. Eu aprendi isso com o vereador Marcos Papa. Eu já achava o legislativo importante, mas, após essa vivencia, eu entendi que dá para fazer muito pelos cidadãos ali. Eu saí do Programa motivada e como um ponto de referência para minha futura campanha em 2020”.
Líder RAPS e vereador Rodrigo Coelho com o Jovem RAPS Ítalo Lins

 
Ítalo Lins
Jovem RAPS (Jaboatão dos Guararapes – PE)
Visitante do Programa Cidadão de Rodrigo Coelho (Joinville – SC)
“Visitei algumas comissões, como a de Redação e Justiça. Fiquei muito interessado em saber como funcionava essa instância em Joinville, para depois poder fazer as coisas acontecerem aqui em Jaboatão dos Guararapes. Além dela, acompanhei as comissões de Urbanismo e de Cidadania e as sessões com o vereador. Conheci sua equipe e seu sistema, que achei bastante interessante e pretendo trazer aqui para Pernambuco.
Foi uma experiência fantástica para mim, aprendi bastante em relação ao poder legislativo de Joinville. A estrutura do gabinete dele é bem parecida com a que chefio [Ítalo é chefe de gabinete de um vereador em Jaboatão do Guararapes]. O pessoal é muito bem capacitado e gosta muito de trabalhar com isso. Cada um tem sua tarefa, sabe o que fazer e sabe para onde ir. Agora estou trazendo para Jaboatão essa questão operacional da equipe. Outro ponto interessante é que ele trabalha para Joinville inteira. Normalmente um vereador foca sua atuação em um bairro específico, mas ele não, o Rodrigo está sempre presente no que acontece em toda a cidade.
O Programa Cidadão atendeu a todas as minhas expectativas. Saí daqui de Jaboatão dos Guararapes para uma região do sul do país, que eu ainda não tinha visitado e eu só tenho a agradecer a RAPS, porque foi uma experiência fantástica. Foi extraordinário conhecer uma outra região, um outro gabinete e também a equipe do vereador Rodrigo, que abriu as portas para mim, mostrou-me tudo e sempre foi muito solícita, sempre querendo ajudar e me informar”.

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS