menu
Voltar

Lideranças RAPS passam a governar nas 5 regiões do Brasil

31 de outubro de 2022

Lideranças RAPS passam a governar nas 5 regiões do Brasil

Encerrada a apuração das eleições no último domingo (30), das 193 candidaturas ligadas à Rede de Ação Política Pela Sustentabilidade – RAPS, 55 foram eleitas, somando mais de 38 milhões de votos, aumento de 49% em comparação ao pleito de 2018, e um recorde na história da organização. A partir de 2023, a nossa rede contará com cinco governadores, um em cada região do país, três vice-governadores, 15 deputados federais, sete senadores e 31 deputados estaduais.

As lideranças RAPS que estarão à frente de governos estaduais são Clécio Luís (Solidariedade/AP), Amapá, Renato Casagrande (PSB/ES), Espírito Santo, Eduardo Riedel (PSDB/MS), Mato grosso do Sul, Raquel Lyra (PSDB/PE), primeira mulher a governar Pernambuco, e Eduardo Leite (PSDB/RS), primeiro governador reeleito no Rio Grande do Sul desde a redemocratização.  

Entre os vice-governadores eleitos estão Mateus Simões (NOVO/MG), Minas Gerais, Gabriel Souza (MDB/RS) e Priscila Krause (Cidadania/PE), respectivamente Rio Grande do Sul e Pernambuco. 

Já os sete senadores ligados à rede RAPS são Professora Dorinha (DEM/TO), eleita neste ano, além de Randolfe Rodrigues (REDE/AP), Leila Barros (PDT/DF) Mara Gabrilli (PSDB/SP), Rodrigo Cunha (PSDB/AL), Fabiano Contarato (PT/ES) e Alessandro Vieira (Cidadania/SE), esses com mandatos em andamento. 

Ao todo, foram 55 eleitos, 19 a mais do que há quatro anos, sendo 38% mulheres e 20% negros e pardos, reforçando a diversidade da nossa rede. Para mais informações, acesse o nosso Mapa de Candidaturas. 

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS