menu
Voltar

Lideranças RAPS fazem Media Training como parte do programa de desenvolvimento

19 de outubro de 2021

Lideranças RAPS fazem Media Training como parte do programa de desenvolvimento

Um dos grandes desafios da vida pública é conseguir se comunicar de maneira transparente e efetiva, principalmente quando se vai falar para audiências grandes. E a verdade é que todo político já passou por alguma saia justa ou por não dominar as técnicas da oratória, ou por cometer algum deslize diante de jornalistas. Por isso que programas de Media Training são tão importantes para àqueles e àquelas que escolheram fazer da política sua profissão. E é por isso que a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS inclui em seu programa de aperfeiçoamento técnico de lideranças um módulo dedica exclusivamente à arte de falar em público.

No último sábado (16), realizamos um workhop de Media Training dentro do Programa Líderes 2021, voltado especificamente a deputados(as) estaduais e vereadores(as). O curso foi ministrado por Carolina Meyer, consultora de comunicação e jornalista formada pela Universidade de São Paulo com experiência nas redações do jornal O Estado de S. Paulo e na revista Exame.

Durante o treinamento, Carolina explicou às lideranças RAPS como se comunicar de forma clara e objetiva numa entrevista, seja para falar de um projeto da sua autoria ou para explicar a sua posição numa determinada votação. Além disso, foi abordado a forma que o parlamentar deve se comportar no contato com os canais de mídia, seja rádio, TV, jornais ou revistas. As lideranças também tiveram a oportunidade de trocar experiências e trazer cases para que a consultora pudesse avaliar e apontar a melhor decisão a ser tomada.

“O módulo de Media Training para o Legislativo foi pensado para que deputados estaduais e vereadores pudessem desenvolver a habilidade de traduzir e comunicar o “legislês” para a população”, declara Isabelle Rodrigues, coordenadora de Projetos e Mobilização Política da RAPS. “Sabemos que muitas vezes os projetos de leis e as discussões técnicas que ocorrem no legislativo são de difícil compreensão. Por isso, além de ampliar o conhecimento dos legisladores sobre os veículos de comunicação e imprensa, abordamos a importância da mensagem e sua adaptação ao público”, diz.

O Media Training para o Legislativo foi realizado em quatro horários, divididos em grupos de 15 pessoas cada, sendo um de deputados e outros três de vereadores. Cada treinamento contou com a duração de uma hora e meia e participaram, ao todo, 43 lideranças RAPS.

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS