menu
Voltar

Módulo de formação RAPS coloca crise política no centro do debate

23 de maio de 2017

Módulo de formação RAPS coloca crise política no centro do debate


Sob a coordenação da Líder RAPS Janaína Lima (NOVO), vereadora do município de São Paulo, o Módulo I de Formação de Lideranças Políticas de 2017, realizado dias 20 e 21/5 no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo,  teve como tema central dos debates a atual crise que o Brasil atravessa.
Ao fazer a abertura do encontro, o diretor executivo da RAPS Marcos Vinícius de Campos disse que desde sua fundação a organização discute  o que chamou de “labirinto político” e hoje, mais do que nunca, é preciso unir esforços para buscar uma saída.  “É necessário que nos dediquemos ao debate de propostas de ação das lideranças políticas e da sociedade civil para ajudar o Brasil a atravessar este momento e encontrar o equilíbrio institucional.”
O presidente do Conselho Diretor da RAPS, Guilherme Leal, alertou para a gravidade da conjuntura atual. “Nada justifica jogar para debaixo do tapete o que está acontecendo, caso contrário serão efêmeras qualquer reforma que se proponha a fazer.”
Segundo ele, a RAPS é o espaço institucional para se fazer o amplo e necessário debate com as lideranças políticas e a sociedade. “Aqui reside a esperança. Este é um grupo que, pela sua diversidade partidária, geográfica e etária representa de fato uma possibilidade de transformação”
Polarização
Para iniciar o debate com as lideranças RAPS, foi convidado o cientista político Carlos Melo, que fez uma rápida avaliação do momento atual. “ A crise é política e tem se sustentado pelo acirramento da polarização e da intolerância. A saída do labirinto começa com o diálogo plural, com o engajamento da sociedade e a ressignificação da política por meio da busca pelo consenso, pelo respeito e pela convergência em meio às diferenças.”
Melo destacou a importância das denúncias dos últimos dias. “São necessárias para que seja feita uma limpeza total e profunda neste cenário político. A Lava Jato é um marco histórico para o país, mas tudo deve ser feito a partir da Constituição.”
O debate teve a facilitação do professor Fernando Rei, membro do Conselho Diretor da RAPS, que reforçou a questão da intolerância como elemento a tornar ainda mais aguda a crise brasileira. “Não podemos olhar o futuro com olhos do passado.”
Em seguida, as lideranças RAPS se alternaram no espaço dedicado ao debate e expressaram suas opiniões, convicções e propostas para o enfrentamento da crise.
 

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS