RAPS - Empreendendo na política por um Brasil sustentável

RAPS - Empreendendo na política por um Brasil sustentável

RAPS - Empreendendo na política por um Brasil sustentável
Loading...

Módulo de formação RAPS coloca crise política no centro do debate


Publicado em 23/05/2017


Sob a coordenação da Líder RAPS Janaína Lima (NOVO), vereadora do município de São Paulo, o Módulo I de Formação de Lideranças Políticas de 2017, realizado dias 20 e 21/5 no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo,  teve como tema central dos debates a atual crise que o Brasil atravessa.
Ao fazer a abertura do encontro, o diretor executivo da RAPS Marcos Vinícius de Campos disse que desde sua fundação a organização discute  o que chamou de “labirinto político” e hoje, mais do que nunca, é preciso unir esforços para buscar uma saída.  “É necessário que nos dediquemos ao debate de propostas de ação das lideranças políticas e da sociedade civil para ajudar o Brasil a atravessar este momento e encontrar o equilíbrio institucional.”
O presidente do Conselho Diretor da RAPS, Guilherme Leal, alertou para a gravidade da conjuntura atual. “Nada justifica jogar para debaixo do tapete o que está acontecendo, caso contrário serão efêmeras qualquer reforma que se proponha a fazer.”
Segundo ele, a RAPS é o espaço institucional para se fazer o amplo e necessário debate com as lideranças políticas e a sociedade. “Aqui reside a esperança. Este é um grupo que, pela sua diversidade partidária, geográfica e etária representa de fato uma possibilidade de transformação”
Polarização
Para iniciar o debate com as lideranças RAPS, foi convidado o cientista político Carlos Melo, que fez uma rápida avaliação do momento atual. “ A crise é política e tem se sustentado pelo acirramento da polarização e da intolerância. A saída do labirinto começa com o diálogo plural, com o engajamento da sociedade e a ressignificação da política por meio da busca pelo consenso, pelo respeito e pela convergência em meio às diferenças.”
Melo destacou a importância das denúncias dos últimos dias. “São necessárias para que seja feita uma limpeza total e profunda neste cenário político. A Lava Jato é um marco histórico para o país, mas tudo deve ser feito a partir da Constituição.”
O debate teve a facilitação do professor Fernando Rei, membro do Conselho Diretor da RAPS, que reforçou a questão da intolerância como elemento a tornar ainda mais aguda a crise brasileira. “Não podemos olhar o futuro com olhos do passado.”
Em seguida, as lideranças RAPS se alternaram no espaço dedicado ao debate e expressaram suas opiniões, convicções e propostas para o enfrentamento da crise.
 


TAGS: crisediversidadeformaçãoGuilherme LealI Módulo de FormaçãoMarcos Vinicius de CamposMÓDULO ITURMA 2017


Newsleter

RECEBA A NEWSLETTER DA RAPS

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento

* Campo obrigatório

Blog

Nossas Notícias

RAPS Newsletter - Ano 3, nº 35

RAPS Newsletter – Ano 3, nº 35

RAPS Newsletter – Ano 3, nº 35 Editorial O Encontro Anual RAPS 2018, o painel “Participação Política pelo Fim da...

Saiba Mais
RAPS Newsletter - Ano 3, nº 34

RAPS Newsletter – Ano 3, nº 34

RAPS Newsletter – Ano 3, nº 34 Editorial O 7º Processo de Seleção RAPS, os agradecimentos pelo Dia de Doar,...

Saiba Mais
RAPS Newsletter - Ano 3, nº 33

RAPS Newsletter – Ano 3, nº 33

RAPS Newsletter – Ano 3, nº 33 Editorial O Dia de Doar, o 7º Processo de Seleção RAPS e a...

Saiba Mais

RAPS - Empreendendo na política por um Brasil sustentável7º Processo de Seleção RAPS

Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support