RAPS - Empreendendo na política por um Brasil sustentável

RAPS - Empreendendo na política por um Brasil sustentável

RAPS - Empreendendo na política por um Brasil sustentável
Loading...

II Módulo de Formação 2019: conhecimento e amizade cívica


Publicado em 31/07/2019

No último final de semana, dias 27 e 28 de julho, aconteceu o Módulo II de Formação dos 64 Líderes RAPS 2019, em São Paulo (SP). Apresentado por Ursula Vidal, Líder RAPS e secretária de Cultura do Pará, o evento teve como tema “Liderança e Sustentabilidade na Política” e contou com painéis, workshops, e dinâmicas de integração e networking.

Na abertura do módulo, a diretora-executiva RAPS Mônica Sodré destacou a importância da programação do evento, focada em água e saneamento, que abrange o conceito de sustentabilidade de maneira mais ampla e relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). “O nosso compromisso é trazer para o debate a temática do desenvolvimento sustentável para que lideranças diversas do Brasil inteiro possam se qualificar para as suas atuações políticas cotidianas”, afirmou.

 

Mônica Sodré, diretora-executiva da RAPS | Foto: Caroline Siqueira

 

Mônica Sodré destacou, ainda, a diversidade de rede de membros da organização e a busca constante pelo aperfeiçoamento nesse sentido. Além disso, reforçou os valores de amizade cívica que caracterizam a atuação da RAPS e pautaram todas as dinâmicas do evento. “Temos como objetivo trazer um debate honesto, qualificado, seguro e respeitoso”, finalizou.

A programação do evento contou com debates sobre temas como sustentabilidade, saneamento básico, primeira infância, campanhas eleitorais, mobilização de redes, reforma tributária e economia sustentável e futuro do trabalho.

 

Os Líderes RAPS 2019 prestigiam o painel “O que é essa tal de sustentabilidade?” | Foto: Caroline Siqueira

 

O evento contou com apresentações de Roberta Simonetti, responsável pela área de Finanças para Sustentabilidade da WWF Brasil; Alfredo Sirkis, jornalista, escritor e ex-deputado federal; Ângelo Lima, secretário-executivo do Observatório da Governança das Águas (OGA); Lauro Marins, diretor para a América Latina do CDP; Malu Ribeiro, coordenadora da Rede das Águas (SOS Mata Atlântica); Edvaldo Nogueira (PCdoB-SE), prefeito de Aracaju (SE); Marussia Whately, coordenadora da Aliança pela Água; Rubens Filho, coordenador de comunicação do Instituto Trata Brasil; Maria Tereza Paschoal, secretária de Educação de Londrina (PR); Vital Didonet, da Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI); Maíra Souza, da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal; Carlos Torres Freire, diretor científico do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP); Frederico Celentano, diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento São Paulo; Cayan Portela, pesquisador do IPEA/UnB; Laura Carvalho, economista e professora da FEA-USP; Cila Schulman, vice-presidente da Ideia Big Data; Felipe Nunes, diretor da Quaest Pesquisa e Consultoria; e Pedro Bruzzi, sócio da startup Arquimedes.

 

O Módulo II de Formação dos Líderes RAPS 2019 aconteceu em 27 e 28 de julho | Foto: Caroline Siqueira

 

O encerramento das atividades aconteceu com o workshop “Líderes para o século XXI”, ministrado por Carolina Fernandes, consultora e facilitadora em cultura organizacional; e Georgia Cunha, consultora, facilitadora e gestora de projetos. A dinâmica apresentou técnicas inovadoras para o desenvolvimento humano, social e emocional dos líderes, que puderam aprender elementos que melhoraram seus processos de gestão, relacionamento e interlocução junto a seus eleitores e representados.

 

Líderes RAPS 2019 no Módulo II | Foto: Caroline Siqueira

 

O Líder RAPS e vereador Caê Martins (PSD-SC) destacou a importância da experiência durante o Módulo II. “O dialogo cria a base para a colaboração, a RAPS é a força da partilha na jornada da amizade cívica”, afirmou. Já a Líder RAPS Maiara Reis descreveu o sentimento após participar de palestras, workshops e dinâmicas de integração. “É impossível sairmos daqui igual, não dá para traduzir em foto ou vídeo o que a gente vive na RAPS”, resumiu.


TAGS: Líderes RAPS 2019LíderesRAPSmódulo de formaçãoMódulo II


Newsleter

RECEBA A NEWSLETTER DA RAPS

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento

* Campo obrigatório

Blog

Nossas Notícias

RAPS e Estadão: Para analista, democracia exige lideranças partidárias fortes

RAPS e Estadão: Para analista, democracia exige lideranças partidárias fortes

Redação, O Estado de S.Paulo   A cobrança feita por grupos de renovação política por mais democracia interna nos partidos...

Saiba Mais
Podcast Estadão: Os desafios da Democracia no Brasil #1

Podcast Estadão: Os desafios da Democracia no Brasil #1

Na primeira edição do podcast especial Estadão Notícias, a diretora-executiva da RAPS, Mônica Sodré, e o Líder RAPS e deputado...

Saiba Mais
RAPS Newsletter | Ano 4, n° 72

RAPS Newsletter | Ano 4, n° 72

RAPS Newsletter | Ano 4, n° 72 – 20 de agosto de 2019 REDE RAPS RAPS e Estadão: hiperconectividade e...

Saiba Mais

Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support