menu
Voltar

Módulo II de Formação 2019: é preciso falar de saneamento

7 de agosto de 2019

Módulo II de Formação 2019: é preciso falar de saneamento

O painel “Precisamos discutir saneamento” abordou a questão no Brasil sob vários pontos de vista. Entre os debatedores, estiveram Edvaldo Nogueira (PCdoB-SE), Líder RAPS e prefeito de Aracaju (SE); e Rubens Filho, coordenador de comunicação do Instituto Trata Brasil.

Em sua fala, Rubens Filho lembrou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e reforçou a necessidade da sociedade se mobilizar para alcançar as metas estabelecidas. “Saneamento é vida digna”, afirmou.

 

Rubens Filho, coordenador de comunicação do Instituto Trata Brasil | Foto: Caroline Siqueira

 

A urgência em perseguir as metas estabelecidas se justifica por uma série de dados negativos. “O país está entre as 10 maiores economias do mundo, mas ainda não conseguiu levar serviços de saneamento básico a todos os brasileiros. Quase 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada, o que equivale à população do Canadá, explicou Rubens Filho.

A palestra trouxe, ainda, outros dados alarmantes sobre a questão: 52% da população não possui coleta de esgoto; a internet é mais difundida no Brasil do que a rede de esgoto; apenas 41% das escolas de ensino fundamental têm rede de esgoto; e 260 mil pessoas foram internadas por diarreia e doenças da falta de saneamento em 2017. “Quando não tratamos de números médios e os analisamos de forma mais localizada, percebemos a gravidade da questão em alguns locais, que incluem diversas regiões do país todo”, acrescentou.


O saneamento em Aracaju

Prefeito de Aracaju (SE), Edvaldo Nogueira abordou a questão a partir da realidade da cidade que administra, mas lembrou que o saneamento precisa ser discutido como pauta prioritária no país como um todo. “Se não resolvermos esse problema, vamos perder uma grande oportunidade de nos desenvolvermos no futuro”, garantiu.

 

Edvaldo Nogueira, Líder RAPS e prefeito de Aracaju (SE) | Foto: Caroline Siqueira

 

Sobre as suas ações na área, o Líder RAPS destacou os avanços do município nesse sentido. “Aracaju está se colocando como ponto fora da curva. Isso tem acontecido depois de um trabalho de anos. Não é algo que se constrói da noite para o dia, é necessário planejamento, foco, prioridade e objetivos”, afirmou.

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS