menu
Voltar

Nota de Posicionamento da RAPS

25 de maio de 2017

Nota de Posicionamento da RAPS


O Brasil deve avançar, com nova liderança, através do diálogo
A Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS é uma rede pluripartidária de lideranças políticas, alinhadas em princípios e valores (ética, transparência, amizade cívica, justiça social e sustentabilidade) comprometidas em construir um país mais justo, próspero, democrático e sustentável.
Entendemos que o país quer e vai mudar e que o único caminho é através da política, com lideranças íntegras. Trabalhamos para que essa mudança aconteça e contribuímos para a construção de um novo modelo de sociedade, que seja capaz de respeitar o uso adequado de recursos naturais e promover a justiça social, com oportunidades de trabalho e prosperidade para a população brasileira.
Sucessivos episódios, consubstanciados em delações premiadas e escândalos vários, têm abalado a confiança e a esperança dos brasileiros em suas lideranças e, o mais grave, no próprio processo político democrático. Por um lado, o governo, membros do Congresso Nacional e o sistema político são responsáveis diretos pela crise de governabilidade que assistimos. Por outro, agentes econômicos mostram-se comprometidos por ações ilícitas em conluio e promiscuidade com agentes públicos e políticos.
Crescem, como efeito, o radicalismo, a intolerância e a intransigência no debate público, impedindo a construção de espaços de diálogo e de concertação para que o País encontre caminhos para a superação da crise. Mais grave ainda, assistimos ao uso da violência como forma de manifestação política, nas ruas e mesmo no parlamento. Este quadro é inaceitável e não pode perdurar.
Lamentamos profundamente os gravíssimos acontecimentos recentes envolvendo o Presidente da República, comprometendo sua legitimidade e continuidade no governo. Com atos incompatíveis com os princípios que regem a República, entendemos que o Presidente Temer não mais reúne as condições necessárias para sua permanência no cargo e defendemos sua saída, nos termos da Constituição Federal.
É dever das autoridades afirmar e salvaguardar o interesse público e cumprir a Constituição. Não há atalhos institucionais nem espaço para ações inconsequentes e omissões irresponsáveis.
A RAPS deseja contribuir para a superação do atual quadro de instabilidade e incerteza e convoca sua rede de lideranças políticas para atuar com empenho e amizade cívica, juntamente com todos os demais segmentos da sociedade brasileira, na construção das soluções necessárias.

São Paulo, 25 de maio de 2017
Conselho Diretor – RAPS

[ssba-buttons]

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS