menu
Voltar

Novas lideranças discutem campanha eleitoral com especialistas

26 de fevereiro de 2018

Novas lideranças discutem campanha eleitoral com especialistas

Rafael Dayrell realizando apresentação sobre Equipe e Coordenação de Campanha

 
Campanhas eleitorais foi o assunto central das atividades no Módulo I de Formação dos Líderes RAPS 2018, realizado no dia 25 de fevereiro em São Paulo.
Por se tratar de um ano eleitoral e pelo fato de que 83 dos 102 novos e novas Líderes RAPS declararam intenção de disputar as eleições de outubro, a RAPS realizou rodadas de discussão em torno de todas as variáveis que envolvem uma campanha eleitoral de sucesso. Todos esses momentos tiveram especialistas como facilitadores, a maioria já integrante da rede de lideranças RAPS.
O tema Estratégia de Campanha foi coordenado pelo Líder RAPS e vereador de Belo Horizonte (PHS – MG) Gabriel Azevedo, que respondeu a vários questionamentos das novas Lideranças sobre quais os passos, caso a caso, para criação de um caminho estratégico eleitoral e construção e valorização de sua identidade como político.
O colaborador e Jovem RAPS Samuel Oliveira e o Líder RAPS Alberto Lage abordaram o tema de Campanhas Digital. A métrica e foco para qualquer estratégia nesse campo, segundo Alberto, é a busca pelo voto dos eleitores. Dicas sobre como otimizar a presença nas principais redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram), produção de vídeos e textos mais assertivos para esse ambiente digital e os diversos públicos-alvo foram alguns dos pontos levantados na discussão: “a atuação digital tem que ser parte da vida política”, citou Alberto.
O Líder RAPS Rodrigo Agostinho, que ganhou duas eleições consecutivas para prefeito no município de Bauru (SP), compartilhou com as lideranças sobre sua experiência no tema de mobilização. Agostinho explicou que, além da importância de construir uma estratégia e agenda de mobilizações, é necessário que esteja claro para os eleitores qual é a causa que motiva o candidato. “O eleitor quer se identificar. Ele vai se identificar por vários motivos, mas muito também pelo seu carisma”, explicou.
Legislação eleitoral, um dos temas mais complexos e delicados de uma campanha eleitoral, foi coordenado pelos Líderes RAPS Alexandre Bissoli e Rafael Cittadino, que alertaram sobre as mudanças na legislação que farão parte das eleições neste ano. No campo das redes sociais, por exemplo, Bissoli e Cittadino explicaram que a partir das eleições deste ano será permitido ao candidato impulsionar postagens, desde que seja pago pelo CNPJ do candidato, devidamente registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Rafael Dayrell foi incumbido de falar aos Líderes RAPS sobre Equipe e Coordenação, transmitindo aos participantes conceitos elementares para a formação de uma boa equipe de campanha eleitoral. Dayrell explicou sobre as principais funções que envolvem essa agenda, como coordenador de Campanha, Captador de Recursos, Coordenador de Logística, Assessoria Contábil e Jurídica, entre outros. O especialista também enfatizou que é necessário celeridade e empenho na formação dessa equipe já na pré-campanha, de modo que quando os 45 dias oficiais da campanha eleitoral se iniciem, as ações sejam da forma mais assertiva possível.

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS