menu
Voltar

Novos membros questionam participação da mulher e perspectivas políticas de longo prazo na RAPS

20 de março de 2017

Novos membros questionam participação da mulher e perspectivas políticas de longo prazo na RAPS

Cristina: Homens fazem a guerra, mulheres fazem a revolução.
Foto 1

Durante o Seminário de Apresentação e Integração da nova turma da RAPS, realizado no último sábado (18/3) os participantes puderam tirar suas dúvidas e falar de suas expectativas em relação à organização.
A Líder RAPS Cristina Lopes Afonso, de Goiás (foto 1) questionou sobre a participação feminina na RAPS, tanto nos projetos como na porcentagem de candidaturas. O diretor executivo explicou que a participação da mulher é fundamental para termos uma democracia realmente participativa. No âmbito da RAPS, no projeto dos Líderes RAPS, o percentual de mulheres neste ano chegou a 30%; no projeto Jovens RAPS, as mulheres alcançaram 45%. Os Empreendedores Cívicos deste ano conseguiram a maioria feminina: 61% são mulheres. Marcos ainda salientou que 90% da equipe de trabalho da RAPS é composta pelo gênero feminino.
 
ok
Foto 2

Glauco Humai, de São Paulo, (foto 2), também Líder RAPS, questionou se a organização tem posição fechada sobre temas do contexto atual, como reforma política, reforma da previdência e Operação Lava Jato, por exemplo.
O diretor executivo respondeu que as pessoas são livres para debater qualquer tema e chegarem às suas conclusões. “Não fechamos questão em nenhum assunto, mas damos o subsídio para que nossas lideranças possam discutir e se posicionar de acordo com os valores da ética, transparência e sustentabilidade”.
A empreendedora cívica, Rafaela Marques contribuiu dizendo que é importante a RAPS desenvolver suas estratégias de engajamento nas regiões do norte e nordeste do país e disse que gostaria de sugerir como tema de debates a questão da violência nas grandes cidades.
A jovem RAPS Desirée Peñalba falou sobre a importância de focar as ações nos pontos de convergência dentro desta rede e debater o objetivo comum de mudar o Brasil.
Já o vereador Pedro de Assis Silvestre, de Florianópolis (SC) quis saber sobre as perspectivas da RAPS para daqui a dez anos.
Marcos Vinícius explicou que a RAPS nasceu a partir do entendimento de que a política é uma legítima ferramenta de transformação da sociedade.
“Começamos este processo reconhecendo que a política era uma fronteira que precisávamos entrar. O Brasil seleciona em cada eleição, a cada 4 anos, cerca de 70 mil lideranças. É muita gente! Para impactar  esse processo, dar um salto civilizatório e mudar o país, é preciso transformá-lo através de uma ação política. Então, daqui a 10 anos, queremos ter contribuído para construir essa mudança”.
Leia mais sobre o Seminário de Apresentação e Integração 2017 clicando aqui

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS