menu
Voltar

“O populismo é uma das formas de matar a democracia”, diz Steven Levitsky

30 de junho de 2022

“O populismo é uma das formas de matar a democracia”, diz Steven Levitsky

A erosão democrática é um fenômeno que ganhou força nos últimos anos em alguns países. O mundo, gravemente afetado e ainda sob os efeitos da pandemia da Covid-19, está se tornando mais autoritário, sob governos que adotaram estratégias de regimes antidemocráticos. Essa nova onda de autoritarismo, que vem se expandindo, foi materializada, por exemplo, com a invasão do Capitólio dos Estados Unidos, em 2021. No Brasil, o presidente Jair Bolsonaro (PL) patrocina e alimenta um profundo estresse constitucional, com constantes ataques voltados às instituições democráticas e ao sistema eleitoral brasileiro. 

Quais os desafios atuais para proteger e fortalecer a democracia? Qual o impacto da eleição presidencial no Brasil, na própria democracia brasileira e na América Latina? Essas e outras questões foram respondidas no webinar “Como as democracias morrem: os desafios do presente”, realizado pela RAPS e FFHC (Fundação Fernando Henrique Cardoso), com a participação de Steven Levitsky, coautor do livro “Como as Democracias Morrem”, best-seller do New York Times e publicado em 25 idiomas. O encontro foi mediado por Mônica Sodré, diretora executiva da RAPS, e Otávio Dias, jornalista da FFHC. 

Entre os assuntos abordados na abertura, Levitsky apontou o populismo como um fenômeno fundamentalmente antielitista, uma vez que candidatos populistas atacam os partidos tradicionais e utilizam da narrativa que são oligarquias corruptas que não representam o povo, além de enfatizar o discurso radical sobre as instituições e ligando-as a um sistema desonesto e favorável às elites. “O populismo não é a única forma com a qual as democracias morrem, mas está se tornando uma das causas”, disse. Para ele, “o populismo não é novidade nos Estados Unidos, mas tem se tornando mais predominante”. 

Sobre as influências das plataformas das mídias sociais nas eleições e na produção das fake news, Steven Levitsky assinalou que só agora começamos a compreender a extensão e os efeitos das mídias sociais. Para ele, “não é rede social que polariza. Os problemas, na verdade, não são as tecnologias, mas a sociedade”. 

Por fim, a diretora executiva da RAPS pediu para Levitsky deixar uma mensagem aos candidatos e candidatas que disputaram as eleições de 2022 e que acompanhavam o evento. “São momentos de urgência, não são momentos normais. Nos Estados Unidos e no Brasil, se nos comportarmos como se isso que está acontecendo fosse normal, vamos perder a nossa democracia”. 

O webinar “Como as democracias morrem: os desafios do presente” está disponível na íntegra em nosso canal do Youtube. 

Sobre Steven Levitsky 

É coautor do livro “Como as Democracias Morrem”, best-seller do New York Times e publicado em 25 idiomas, sendo na Universidade de Harvard professor na Escola de Governo e diretor do Centro David Rockefeller para Estudos Latino-Americanos. Sua pesquisa se concentra em democratização, autoritarismo, partidos políticos e instituições fracas e informais, com foco na América Latina.

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS