Perguntas
e Respostas

O QUE A RAPS FAZ?

A RAPS é um Curso de Formação Política?

Não. A RAPS é uma entidade civil, sem fins lucrativos, de natureza apartidária, com pluralidade ideológica, cuja missão é contribuir para o aperfeiçoamento da democracia e do processo político brasileiro por meio, principalmente, da identificação e apoio a atuais e novas lideranças políticas. Contudo, existe um curso gratuito de formação, capacitação e aperfeiçoamento para as lideranças políticas selecionadas em processo específico.

A RAPS é um partido político?

Não. A RAPS é entidade apartidária que atua e se relaciona considerando todos os partidos e forças políticas.

Como se dá a relação da RAPS com os partidos políticos?

A RAPS mantém diálogo com todos os partidos políticos legitimamente organizados visando estabelecer e promover uma agenda comum em defesa de seus princípios constitutivos. A RAPS não defenderá, privilegiará ou servirá de plataforma de interesses partidários. Pretende estabelecer um canal de diálogo com os partidos, convidando seus membros para que abram espaço em suas atividades partidárias para a discussão e o aprofundamento dos valores e princípios da sustentabilidade.

Qual o posicionamento da RAPS em relação às diferentes ideologias partidárias?

O posicionamento da RAPS será sempre independente das ideologias partidárias. Seu objetivo é estimular as iniciativas e políticas públicas necessárias para a construção de um Brasil mais justo, solidário, próspero, democrático e sustentável.

A RAPS fará monitoramento da atuação dos líderes políticos?

Sim. A RAPS estimula e defende a transparência como valor central da política. Por exemplo, os líderes políticos RAPS que exercem mandato parlamentar são orientados a constituir uma Comissão de Transparência com a participação de diversos representantes da sociedade civil para a avaliação permanente de seu desempenho parlamentar.

A RAPS fará advocacy?

Poderá fazê-lo, direta ou indiretamente, na promoção de sua missão, valores e objetivos, especialmente junto aos partidos políticos.

Qual a conexão da RAPS com outras instituições congêneres nacionais e internacionais?

A RAPS entende que a realização de sua missão requer a articulação nacional e internacional com entidades com diferentes vocações e tarefas alinhadas em seus objetivos e práticas. É essencial estabelecer formas de cooperação para maximizar os esforços e recursos disponíveis e, principalmente, colaborar no desenvolvimento de um novo padrão no modo de fazer política e de governar e no recrutamento e formação de lideranças políticas comprometidas com a criação de países democráticos, justos, solidários e sustentáveis.

COMO PARTICIPAR?

Quem pode fazer parte da RAPS?

Toda pessoa com mais de 18 anos que compartilhe dos valores, princípios e compromissos da RAPS pode fazer parte de um dos seguintes projetos:

  • Líder RAPS: Mulheres e homens vocacionados para atuar diretamente na política institucional com potencial para postular ativamente em processos eleitorais.
  • Empreendedor Cívico: Agente de inovação social que promove transformações positivas em benefício da coletividade rumo a um Brasil Sustentável.
  • Jovem RAPS: potenciais lideranças jovens, com idade entre 18 e 30 anos, interessadas em participar da política e com disposição para promover ações em benefício do desenvolvimento sustentável no espaço da sociedade civil e na política institucional.

Quem pode se tornar um parceiro?

Toda pessoa com mais de 18 anos e toda empresa (pessoa jurídica) pode se tornar um parceiro da RAPS, desde que alinhadas com os valores, princípios e objetivos da entidade.

Como são selecionados os líderes políticos RAPS?

O processo de incorporação de um Líder político RAPS envolve as seguintes etapas:

  • Designação da Comissão do Processo de Seleção
  • Publicação do Edital do Processo de Seleção
  • Inscrições em formulário eletrônico disponível no site da RAPS
  • Elaboração da Lista Indicativa de Candidatos Inscritos
  • Processo de Averiguação: Esta etapa, de caráter eliminatório, busca verificar a referências, documentação apresentada e outras informações julgadas cabíveis e pertinentes ao Processo de Seleção.
  • Divulgação da lista final de convidados a Líderes RAPS
  • Convite Formal
  • Seminário de Apresentação e de Integração RAPS.
  • Processo Seletivo de Líderes RAPS terá mais duas etapas – Entrevista Pessoal e Assinatura do Termo de Compromisso Mútuo.