RAPS - Empreendendo na política por um Brasil sustentável

RAPS - Empreendendo na política por um Brasil sustentável

RAPS - Empreendendo na política por um Brasil sustentável
Loading...

Perguntas e Respostas

Surgimos em 2012 para atuar na formação e apoio de novas e atuais lideranças políticas comprometidas com a construção de um país melhor e com o compromisso de integrar os princípios e valores da sustentabilidade às suas ações e projetos.

Nesses sete anos de existência, crescemos e criamos uma rede de 564 pessoas localizadas por todo o Brasil. Nossos integrantes pertencem a 29 partidos políticos diferentes, vindos de um amplo espectro político-ideológico. Desse total, atualmente 134 ocupam cargos eletivos, tais como deputados federais, estaduais, vereadores, prefeitos, senadores e governadores, ou desempenham funções públicas nomeadas, como secretários municipais e estaduais.

  • Somente em 2018, nossas lideranças candidatas às eleições estaduais e federais receberam mais de 27 milhões de votos em todo o Brasil, resultando na eleição de 16 Deputados Federais, 17 Deputados Estaduais, 3 senadores e 2 governadores.
  • Construímos uma rede que contem 134 membros com mandatos eletivos. São prefeitos, vereadores, senadores, governadores, deputados federais e estaduais cujas decisões afetam diariamente a vida de milhões de brasileiros;
  • Capacitamos mais de 800 pessoas por meio de três programas principais: Líderes RAPS, Jovens RAPS, Empreendedores Cívicos e Líderes Públicos (em parceria com a Fundação Lemann).
  • Atualmente somos polo de organização de uma rede de 564 lideranças localizadas por todo o Brasil.
  • Já oferecemos diversos cursos abertos para o público geral, em temas como empreendedorismo cívico, gestão e estratégia de campanhas eleitorais, assessoria legislativa e outros.
  • Realizamos mais de 50 palestras, seminários e reuniões abertas de que contaram com a participação de mais de 2 mil pessoas.
  • Elaboramos e divulgamos 19 publicações, entre elas o Mapa do Caminho da Sustentabilidade – Visão de Futuro, Mapa do Caminho da Sustentabilidade – Sustentabilidade em Debate e o Manual de Campanhas Eleitorais.

Defendemos princípios básicos com os quais todos os nossos integrantes precisam estar de acordo. Todos os nossos membros, para serem integrados à organização após processo de seleção, assinam um Termo de Compromisso, no qual se comprometem com:

  • O aperfeiçoamento da democracia e do processo político;
  • A construção de uma sociedade mais justa, próspera, solidária, democrática e sustentável;
  • A busca por soluções inovadoras para os principais desafios nacionais.

Todo membro RAPS também declara se comprometer com uma atuação guiada pela ética, transparência, justiça social, amizade cívica e sustentabilidade, além de combater a corrupção, a impunidade, os privilégios, a discriminação e a desigualdade.

Confira o Código de Ética e o Termo de Compromisso RAPS.

Nossas atividades são mantidas com base em doações de pessoas físicas e pessoas jurídicas sem fins lucrativos. Não recebemos recursos de governos, partidos ou empresas. Em 2017, contamos com a colaboração de 324 doadores. Todas as atividades oferecidas para nossos membros são gratuitas.

Caso queira saber mais sobre nossos doadores, acesse nossos relatórios anuais de atividades.

Realizamos anualmente, desde 2013, um processo de seleção de lideranças políticas, aberto normalmente entre os meses de novembro e janeiro. O processo é composto por ao menos três fases e uma Comissão de Seleção é constituída especificamente para isso.

No momento de abertura das inscrições, são publicadas no nosso site as diretrizes do processo seletivo daquele ano, assim como a descrição e detalhes do perfil que buscamos. As inscrições são gratuitas e abertas a todos aqueles que preencherem os requisitos.

Não há feedbacks individuais para os candidatos, tenham sido eles selecionados ou não.

Não. Não somos um movimento: a instituição tem organização, governança e estrutura próprias já definidas. Do mesmo modo, também não atua com a “renovação” de pessoas na política. Nosso propósito é preparar líderes políticos, independente de sua experiência pública e eleitoral prévia, para enfrentar alguns dos principais desafios econômicos, ambientais e sociais do país, incorporando a sustentabilidade em sua seus projetos e ações.

Não. Somos uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, de natureza apartidária, com pluralidade ideológica, cuja missão é contribuir para o aperfeiçoamento da democracia e do processo político brasileiro por meio da formação e apoio a atuais e novas lideranças políticas. Isso se dá através de um processo de formação e capacitação com especialistas, mas também por meio do aporte de ideias, conexões e redes.

Não. A RAPS é uma organização apartidária, que reconhece a importância e valoriza todos os partidos políticos como estruturas fundamentais numa democracia para representar as demandas dos cidadãos e, também, para organizar os trabalhos nos parlamentos.

Nós buscamos manter diálogo com todos os partidos políticos formalmente organizados para estabelecer e promover uma agenda comum em defesa dos interesses e demandas da sociedade. Do mesmo modo, convidamos nossos membros a abrirem espaço em suas atividades partidárias para a discussão e o aprofundamento dos valores da sustentabilidade.

Sim. Estimulamos e defendemos a transparência como um dos valores centrais das atividades de nossos membros. Para isso, fazemos acompanhamento regular de suas ações e atividades. Comportamentos considerados incompatíveis com os princípios e valores da organização podem ser encaminhados, pela Direção Executiva ou pelos membros da própria rede, à deliberação do Conselho de Ética.

Newsleter

RECEBA A NEWSLETTER DA RAPS

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento

* Campo obrigatório

Blog

Nossas Notícias

Diário da Alesp – Episódio #4

Diário da Alesp – Episódio #4

Está no ar o quarto episódio do Diário da Alesp. No programa, os Líderes RAPS e deputados(as) estaduais Marina Helou...

Saiba Mais
RAPS Newsletter | Ano 4, n° 60

RAPS Newsletter | Ano 4, n° 60

RAPS Newsletter | Ano 4, n° 60 – 27 de maio de 2019 REDE RAPS MP da Reforma Administrativa O...

Saiba Mais
RAPS Newsletter | Ano 4, nº 59

RAPS Newsletter | Ano 4, nº 59

RAPS Newsletter | Ano 4, nº 59 – 20 de Maio de 2019 REDE RAPS 100 dias de mandato: Marcelo...

Saiba Mais

Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support