RAPS - Empreendendo na política por um Brasil sustentável

RAPS - Empreendendo na política por um Brasil sustentável

RAPS - Empreendendo na política por um Brasil sustentável
Loading...

Perguntas e Respostas

A RAPS foi criada em 2012 por iniciativa de um grupo de pessoas para atuar na formação e apoio de novas e atuais lideranças políticas comprometidas com a sustentabilidade e com a construção de uma visão de país que a incorpore.

Nesses seis anos de existência, a RAPS cresceu e criou uma rede de mais 500 pessoas espalhadas por todo o Brasil. Seus integrantes pertencem a 26 partidos políticos diferentes, oriundos de um amplo espectro político-ideológico. Desse total, 105 ocupam mandatos eletivos ou funções nomeadas.

  • Capacitou mais de 750 pessoas por meio de seus três projetos principais: Líderes RAPS, Jovens RAPS e Empreendedores Cívicos;
    É o polo de organização de uma rede de 559 lideranças espalhadas por todo o Brasil.
  • A partir de 2016, a RAPS passou a oferecer cursos abertos para o público geral. Desde então, já foram realizados oito cursos, que contaram com a presença de 286 pessoas.
  • A RAPS já realizou, de maneira autônoma ou em parceria com outras organizações, mais de 50 palestras, seminários e reuniões abertas de seus grupos de trabalho, que reuniram mais de mil pessoas presencialmente, além de outras 800 que acompanharam em transmissões pela internet.
  • Elaborou e divulgou 19 publicações, entre os quais destacam-se: Mapa do Caminho da Sustentabilidade – Visão de Futuro, Mapa do Caminho da Sustentabilidade – Sustentabilidade em Debate, e Manual de Campanhas Eleitorais.

A RAPS constrói suas posições com base em princípios gerais, com os quais todos os seus integrantes se comprometem por meio da assinatura de um Termo de Compromisso. Entre os pontos estão:

  • O aperfeiçoamento da democracia e do processo político
  • A construção de uma sociedade mais justa, próspera, solidária, democrática e sustentável
  • Busca por soluções inovadoras para as questões nacionais

E ainda, todo membro RAPS também declara se comprometer com uma atuação guiada pela ética, transparência, justiça social, amizade cívica e a sustentabilidade, além de combater a corrupção, a impunidade, os privilégios, a discriminação e a desigualdade.

Confira o Código de Ética e o Termo de Compromisso RAPS

As atividades da RAPS são mantidas com base em doações de pessoas físicas e pessoas jurídicas sem fins lucrativos. A organização não recebe recursos de governos, partidos ou empresas. Em 2017, 324 pessoas físicas e cinco instituições sem fins lucrativos doaram para a organização.
As atividades oferecidas pela organização para seus membros são todas gratuitas.

Informações adicionais sobre os doadores ano a ano podem ser encontradas nos respectivos relatórios de atividades, na aba “Biblioteca”.

A organização realiza anualmente, desde 2013, um processo de seleção de lideranças políticas, aberto entre os meses de novembro e janeiro. O processo é composto por ao menos três fases e uma Comissão de Seleção é designada especificamente para esse fim. No momento de abertura das inscrições são publicadas no site da organização as diretrizes do processo seletivo daquele ano, assim como a descrição e detalhes do perfil que se busca. As inscrições são gratuitas e abertas a todos aqueles que preencherem os requisitos descritos. Não há feedbacks individuais para os candidatos não selecionados, exceto nos casos formalmente solicitados.

Não. A RAPS não é um movimento – possui uma organização, governança e estrutura definidos – e nem atua apenas com a renovação de pessoas na política.
A RAPS defende, além da formação de novas e atuais lideranças, uma qualificação da atuação política de seus membros por meio, entre outros, da incorporação da sustentabilidade em sua ação política – nas dimensões social, econômica, ambiental e política.

Não. A RAPS é uma entidade civil, sem fins lucrativos, de natureza suprapartidária, com pluralidade ideológica, cuja missão é contribuir para o aperfeiçoamento da democracia e do processo político brasileiro por meio, entre outros, da identificação, atração, formação e apoio a atuais e novas lideranças políticas. Contudo, as atividades de formação se dão, também, por meio da oferta de cursos gratuitos voltados às lideranças políticas selecionadas em seus processos seletivos anuais.

Não. A RAPS é entidade suprapartidária que atua e se relaciona considerando todos os partidos políticos constituídos e também as diferentes forças políticas existentes no espectro político-ideológico nacional.

A RAPS busca manter diálogo com todos os partidos políticos formalmente organizados visando estabelecer e promover uma agenda comum em defesa de seus princípios constitutivos. Do mesmo modo, busca manter um canal de diálogo com seus membros, convidando-os para abrir espaço em suas atividades partidárias para a discussão e o aprofundamento dos valores e princípios da sustentabilidade.

Sim. A RAPS estimula e defende a transparência como valor central da política. Para isso, faz acompanhamento regular das ações de seus membros. Ações de membros consideradas incompatíveis com os princípios e valores da organização podem ser encaminhadas, pela Direção Executiva ou pelos membros da própria rede, à deliberação do Conselho de Ética.

Newsleter

RECEBA A NEWSLETTER DA RAPS

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento

* Campo obrigatório

Blog

Nossas Notícias

RAPS Newsletter - Ano 3, nº 35

RAPS Newsletter – Ano 3, nº 35

RAPS Newsletter – Ano 3, nº 35 Editorial O Encontro Anual RAPS 2018, o painel “Participação Política pelo Fim da...

Saiba Mais
RAPS Newsletter - Ano 3, nº 34

RAPS Newsletter – Ano 3, nº 34

RAPS Newsletter – Ano 3, nº 34 Editorial O 7º Processo de Seleção RAPS, os agradecimentos pelo Dia de Doar,...

Saiba Mais
RAPS Newsletter - Ano 3, nº 33

RAPS Newsletter – Ano 3, nº 33

RAPS Newsletter – Ano 3, nº 33 Editorial O Dia de Doar, o 7º Processo de Seleção RAPS e a...

Saiba Mais

RAPS - Empreendendo na política por um Brasil sustentável7º Processo de Seleção RAPS

Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support