menu
Voltar

Pesquisa RAPS: Agenda da Sustentabilidade nos Programas de Governo

22 de março de 2021

Pesquisa RAPS: Agenda da Sustentabilidade nos Programas de Governo

“O que os programas municipais de governo revelam sobre a agenda da sustentabilidade nas últimas eleições (2012-2016-2020)” é um estudo inédito produzido pela Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS em conjunto com o professor doutor Humberto Dantas, cientista político e pesquisador da Fundação Getulio Vargas (FGV), e Joyce Luz, doutoranda em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP).

Para uma organização apartidária como a RAPS, que trabalha pelo aprimoramento da democracia e do processo político para a transformação do país — ao promover conexões, apoio e desenvolvimento de lideranças políticas —, a pesquisa se justifica pela intenção de compreender, de maneira mais ampla, como gestores municipais têm lidado com o tema sustentabilidade.

Os resultados encontrados são surpreendentes e, embora os termos relacionados à agenda da sustentabilidade tenham registrado um aumento ao longo dos últimos anos, ainda não estão tão assim incorporados à realidade brasileira.

A coleta de dados se deu de forma automatizada dos planos de governo existentes na plataforma DivulgaCand do TSE e da busca por 14 termos da sustentabilidade empregados como “palavras-chave”, sendo eles: meio ambiente, desmatamento, desenvolvimento sustentável, sustentabilidade, cidades inteligentes, mobilidade urbana, ciclofaixas/ciclovias, democracia, recursos hídricos, mudança climática, saneamento básico, energia solar, energia biomassa e energia elétrica.

Os planos de governo são como cartas de intenções de candidatos e candidatas interessados(as) em concorrer a um cargo eletivo e, ao mesmo tempo, elementos fundamentais para que a sociedade possa conhecer as intenções dos futuros gestores, compreender suas prioridades e debater suas propostas de maneira comparativa. Por isso, foram escolhidos para serem objeto do estudo.

O relatório traz os principais resultados encontrados, embora não tenha a intenção de esgotar o assunto. Oferece, além da evolução dos temas, recortes por unidades federativas, regiões geográficas, gênero dos(as) eleitos(as) e seus partidos políticos de origem.

Um dos resultados da pesquisa mostra que, com exceção de “saneamento básico” e “energia elétrica”, em menos de 50% dos municípios os prefeitos e prefeitas eleitos(as) assumiram o compromisso com os temas da agenda da sustentabilidade. Para os pesquisadores, é possível afirmar que boa parte dos eleitos não parece dispor de conhecimento ou de soluções para parte significativa dos desafios da sustentabilidade no Brasil. Além disso, os programas em geral são genéricos, sem metas claras e sem especificações sobre como a promessa será realizada ou com quais recursos.

Confira a pesquisa na íntegra.

Confira aqui a matéria que saiu no Valor Econômico.

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS