menu
Voltar

Políticas públicas para desenvolvimento sustentável é tema de encontro entre lideranças RAPS do executivo municipal

25 de outubro de 2021

Políticas públicas para desenvolvimento sustentável é tema de encontro entre lideranças RAPS do executivo municipal

A mudança climática deixou há tempos de ser uma suposição para tornar-se uma realidade. O planeta está esquentando e a população mundial já experimenta essa mudança, sabendo ser a causa dela. Está mais do que na hora dos governos Federal, Estadual e Municipal desenvolverem políticas de sustentabilidade que levem a natureza em consideração visando um consumo consciente dos nossos recursos naturais. Foi pensando nisso que a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS escolheu o tema “Implementação de Políticas Públicas para um Desenvolvimento Sustentável” como conteúdo no Módulo 2 do Programa Lideranças RAPS 2021, realizado no sábado (23) e voltado exclusivamente para lideranças do executivo municipal.

O evento, com a condução feita pelas Lideranças RAPS Axel Grael (PDT/RJ), prefeito de Niterói; e Carol Ayres e Bruno Gomes, co-fundadores da consultoria HUMANA; propôs debater, entre outros assuntos, o papel de gestor público na implementação de políticas públicas que promovam um desenvolvimento estruturante, a sensibilização sobre a importância da implementação dos ODS na agenda política, e os desafios e soluções para a implementação de políticas públicas sustentáveis.

Na primeira parte do encontro, os co-fundadores da consultoria HUMANA abordaram o desenvolvimento no contexto socioeconômico brasileiro e sua relação com a sustentabilidade, explicando o papel dos municípios no desenvolvimento econômico e do meio-ambiente, a construção de uma governança territorial pelo desenvolvimento sustentável, Agenda 2030, dentre outros tópicos. Carol destacou os possíveis impactos imediatos ao implementar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável, embora seja uma agenda de longo prazo. Já Gomes, levantou desafios para a economia local, contemplando tanto o comércio quanto o produtor local, um desenvolvendo o outro.

Na segunda parte do evento, Axel Grael (PDT/RJ) detalhou como foi realizada a implementação da Agenda 2030 no município e compartilhando a sua visão sobre desenvolvimento sustentável. “Desde 2013, temos o plano “Niterói que Teremos”, em que projetamos o coletivo de cidade para 2033. Estabelecemos um cenário futuro para 20 anos adiante e estabelecemos uma série de metas até lá. Cada uma das metas tem seu gerente. Planejar é muito importante. Mas nada desmoraliza mais um plano do que ele não ser seguido”, diz Grael. “Precisamos de reflexão sobre o desenvolvimento sustentável. Estamos num momento crítico da sustentabilidade, mundialmente falando. Passar por tudo que nós passamos e não gerar um processo de avanço, vamos perder uma oportunidade histórica”, conclui.

Ao final da sua participação, Grael participou de um bate-papo com as demais lideranças RAPS para trocar de experiência sobre estratégia para implementação de ODSs nas prefeituras e demais órgãos municipais, e como integrar as pastas e demais atores políticos com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável a nível local.

Por fim, Carol Ayres e Bruno Gomes realizam uma reflexão sobre boas práticas já implementadas, oportunidades e desafios de replicação, usando como referência o Banco de Boas Práticas da RAPS.

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS